23 de março de 2014

Passaportes em Mãos!!

É com muita alegria que anunciamos que nossos passaportes chegaram!


Agradecemos a todos pela torcida!


3 de março de 2014

Custo de vida em Toronto - Quanto custa morar na cidade mais agitada doCanadá?

EXTRAÍDO DO SITE OiToronto.ca

por 5 jun 2012
Existe uma série de fatores que faz com que Toronto seja uma das melhores cidades do Canadá para se morar: É um dos principais centros financeiros do mundo, bastante segura e extremamente cosmopolita. Porém, viver nesse “paraíso moderno” cheio de arranha-céus e bairros com características próprias tem um preço, e não é nada barato.
De acordo com uma pesquisa realizada no ano passado pela Mercer (uma das principais empresas de consultoria do mundo), Toronto é a metrópole mais cara do país para se viver. Para fazer um levantamento do custo de vida em Toronto, o estudo levou em consideração o quanto é gasto em alimentação, transporte, moradia, entretenimento, roupas e outras despesas, fazendo com que a maior cidade do Canadá ficasse à frente de Vancouver no custo de vida.
O estudo da Mercer analisou 214 cidades nos cinco continentes, traçando um comparativo entre elas. Toronto ficou em 59o lugar, na frente de Los Angeles e Dubai. A mesma pesquisa indicou que São Paulo é a cidade que possui o maior custo de vida no Brasil, ficando entre as 10 metrópoles mais caras do mundo. Outras cidades brasileiras que entraram no ranking foram Rio de Janeiro e Brasília (ambas com o custo de vida maior que o de Toronto, segundo o relatório). No topo do ranking ficou Luanda (em Angola), seguida de Tóquio (no Japão) e Jamena (no Chade).
De acordo com a Statitics Canada (órgão do governo canadense responsável por produzir estatísticas sobre a população e economia do país), uma família padrão que vive em Toronto gasta por ano em torno de $73 mil. Isso inclui:
  • $8.132 em alimentação
  • $17.185 em aluguel
  • $3.549 em entretenimento
  • $18.488 em impostos pessoais
  • $10.676 em transporte
  • $1.824 em saúde
  • $2.435 em educação
  • $1.331 em tabaco e álcool
  • $5.734 em seguro pessoal e aposentadoria
  • $4.053 em manutenção domiciliar
O mesmo estudo indicou que uma família residente em Vancouver (que tem a reputação de ser uma das metrópoles mais caras do mundo para morar), gasta em média $68 mil por ano. Porém, é preciso ressaltar que esses dados são de 2009, e é possível que a cidade tenha ultrapassado Toronto no custo de vida.
Um relatório da CREA (uma associação de consultores imobiliários no Canadá) mostrou que a compra de uma casa em Vancouver gira em torno de $806.094, enquanto em Toronto custa cerca de $502.508. Já no aluguel de um apartamento de um quarto, existe uma pequena diferença, mas Toronto fica em desvantagem. O preço na capital de Ontário é de aproximadamente $977, enquanto em Vancouver custa $964.
Calgary está entre as cidades com o custo de vida mais baixo do Canadá na lista divulgada pela Mercer. É possível que um dos responsáveis por isso seja o fato de que Alberta é a única província do Canadá que não paga PST (imposto sobre vendas provinciais). Uma outra cidade que fez parte do estudo foi Ottawa, que também possui um custo de vida baixo comparado a outras cidades canadenses mencionadas pela Mercer na pesquisa.

Para qual cidade vamos?



Depois de tanto tempo de processo, nossos possíveis destinos foram vários.
Quase fomos para Sherbrooke na época que consegui a bolsa na Bishop's University, nos programamos para morar em Gramby se o marido conseguisse emprego na NSA Authomatec pela Missão Quebec. Pensamos em Montreal pela quantidade de amigos, mas também já estudei a possibilidade de juntar a vida em duas províncias e morar em Gatineau. As possíbilidades agora estão abertas, então qual será nosso destino?

Para fazer essa escolha comecei a levar em consideração as melhores chances de adaptação para minha família. Como sabem, sou professora, trabalho há anos em escola internacional/bilíngue. Sendo assim, uso o inglês para me comunicar por 8 horas do meu dia, todos os dias. Meus dois filhos estudam nessas escolas há dois anos, ou seja, eles já são bilíngues no idioma inglês. Será que ir para o Quebec e começar o processo de aquisição de um novo idioma seria a melhor escolha? Todos teríamos que aprender o francês (no meu caso e do meu marido o nível é intermediário).

Pensando na opção que proporcionaria para a minha família a maior chance de sucesso, estudo hoje para qual cidade anglofona iremos. Tendo para Toronto, mas Calgary ainda está na lista de opções.

Qual será nosso destino?