Quem diria que eu receberia uma noticia dessas?
Fui hoje no meu retorno para saber o resultado do exame de sangue que fiz há um mês atrás. E qual foi minha surpresa? O médico disse: "Está tudo normal no seu exame, só o colesterol que está no limite". Como assim? O meu pai ter, até entendo... mas euzinha e meus meros 62kg... (tudo bem que não são tão poucos quilinhos... rs)
Assumo que preciso de uma dieta melhor, só não sei como farei para tê-la no ritmo frenético que tenho levado. Mas fiquei feliz por ser só colesterol alto (considerando o motivo dos exames que fiz).
Vou contar o porque eu estou fazendo exames:
Em 2006 comecei a fazer o pré-natal do Miguel, e em um dos exames de rotina descobri que tenho Hepatite C. Sobre como fui contaminada, é um mistério. Sobre isso posso supor: manicuri, dentista, piercing, tatuagem. Se não fosse a gravidez, provavelmente eu nunca saberia que tenho o vírus.
Você sabe o que é a Hepatite C?É uma inflamação do fígado causada pelo Vírus da Hepatite C (HCV).
Diferentemente das hepatites A e B, a grande maioria dos casos de Hepatite C não apresenta sintomas na fase aguda ou, se ocorrem, são muito leves e semelhantes aos de uma gripe. Já há tratamento para a fase aguda da Hepatite C, diminuindo o risco de cronificação. Por isso pessoas suspeitas de terem sido contaminadas merecem atenção, mesmo que não apresentem sintomas.
Mais de 80% dos contaminados pelo vírus da hepatite C desenvolverão hepatite crônica e só descobrirão que tem a doença em exames por outros motivos, como por exemplo, para doação de sangue. Outros casos, aparecerem até décadas após a contaminação, através das complicações: cirrose em 20% e câncer de fígado em 20% dos casos com cirrose.
Essa doença é assintomática, e de "difícil contagio" (considerando que deve-se haver contato direto com o sangue), porém mais comum do que parece. Desde que o Miguel nasceu faço acompanhamento no Hospital das Clínicas. Amamentei ele até 1 anos de idade, e ele não tem a doença. Me submeti a uma biópsia que mostrou que o vírus não está afetando meu fígado, e desde então faço exames de sangue a cada seis meses para monitorar a doença.
Talvez esteja passando na cabeça de vocês, e com certeza passou na minha: como é que eu pretendo imigrar tendo hepatite?
Bom, o exame que o governo do Canadá pede, apenas para quem tem tatuagem, é de Hepatite B. Para a minha "sorte", a minha é a C. Dessa forma, de nada afeta minha vontade de imigrar!
Mas quero aproveitar o assunto e chamar a atenção a todos para o fato de que a Hepatite C é muito mais comum do que todos nós pensamos. Muitas pessoas sequer saberão que são portadoras. Quando chegar a ter sintomas, normalmente já é tarde demais. A minha dica para quem quiser saber se tem a doença é DOAR SANGUE. No ato da doação, uma parte da coleta será examinada, e no caso positivo, você será contactado. Assim você poderá ficar tranquilo sobre a hepatite e ajudar alguém com a doação!
E eu, tentarei comer mais folhas. rs.
E eu, tentarei comer mais folhas. rs.