28 de dezembro de 2011

Guia prático para o processo federal (Quebec)


O Rafael (Sweet Canadá!) escreveu um guia para o federal de uma forma tão prática, que eu não poderia modifica-lo, por isso segue abaixo o post integral do Rafael:

Postado por Rafael Alencar do blog Sweet Canada!

1º - Baixar todos os formulários
Nesse site tem todos os formulários que você deverá preencher para fazer sua demanda. Para poupar tempo irei colocar os links aqui com uma breve explicação de cada formulário:
 - Guia completo de preenchimento, pagamento e envio - Primeiro de tudo o Guia! É claro! Baixe-o e leia-o. Recomendo bastante.

- Lista de Controle de Documentos - Muito útil, serve para você ir marcando os documentos e formulários que você já reuniu. Além do que você terá que mandar essa Lista de Controle também junto da demanda. Atenção: REUNIR SOMENTE OS DOCUMENTOS DA COLUNA TQQ! As outras duas colunas (Format e PCP) não tem NADA a ver com você. Repito: reunir documentos e preencher formulários somente da coluna TQQ.

Após ler o guia e baixar e imprimir duas Listas de Controles (uma você vai usar, rasurar, etc e a outra é a que você vai mandar bonitinha) não tem segredo é só baixar os formulários necessários e preencher.
Formulário de Demanda Genérica - É o formulário "principal" por assim dizer. Nele você vai preencher vários dados para eles saberem "quem é você". E não esqueçam de validar (clicando no botão validar após preencher tudo e ver que está tudo ok. Daí vai gerar automaticamente uma página cheia de códigos de barras.

Antecedentes / Declarações - Deve ser preenchidos pelo demandante principal, conjuge e todos os filhos maiores que 18 anos que irão pro Québec.

Formulário de Pessoas Adicionais - Somente preencher para quem é responsável por mais de 5 pessoas que vai ou não imigrar pro Québec. Exemplo: quem vai só com a esposa e dois filhos NÃO PRECISA PREENCHER, nem baixe. Porém quem tem 5 filhos por exemplo e a esposa aí sim precisa preencher, mesmo que alguns dos filhos não lhe acompanhe ao Québec (caso de pais separados por exemplo).

-  Informações - Lista de Viagens - Preenchido pelo demandante princpal. Não dá para preencher no computador (não sei o motivo). Aqui como o nome já diz vai relatar todas as viagens internacionais feitas. Inclusive viagens de poucos dias. Daí tem especificar o motivo da viagem (lazer, trabalho, etc).

Declaração de Intenção de Residir no Québec - O nome já é autoexplicativo. Você vai assinar e declarar solenemente que irá residir no Québec. (Preenchido pelo requerente principal).

- Informações adicionais sobre a família - Neste você vai dar mais detalhes sobre a sua vida, como: Nome do pai, mãe, irmãos, etc. Preenchido pelo demandante principal, conjuge e cada filho acima de 18. Detalhe: Só assinar a Note 1 da Section A QUEM NÃO TEM CONJUGE bem como só assinar a Note 2 da Section B QUEM NÃO TEM FILHOS.

Formulário para utilizar um representante - Só para quem vai utilizar um advogado de imigração, representante, etc. Creio que não será necessário (com um passo a passo desses, por exemplo).

- Formulário para crianças de pais separados - É uma declaração do pai ou tutor legal que não acompanhará a criança ao Québec. Por exemplo: você casou, separou e seu filho mora com você e você quer levá-lo para o Québec. Então a mãe (sua ex-esposa) deverá assinar esse documento dizendo que concorda. A assinatura tem que ser autenticada em cartório. Cada criança que irá com você e que seja de uma ex-esposa(o) tem que ter um formulário. Ou seja, para cada criança um formulário.

Formulário para Conjuges de Fato - Esse é para o homem que vem enrolando a mulher há muito tempo. Pessoas que moram juntas porém não são casados "no papel". Preencher e juntar dois documentos que provem que vocês moram juntos por 12 meses pelo menos. Conta bancária, cartões de crédito, água, luz, etc. O importante é provar que ambos recebem correspondência no mesmo endereço.

- Pagamento das Taxas - A parte mais doloro$a! Recomendo pagar com cartão de crédito internacional (se não tiver um bom limite pode pedir emprestado o cartão dos pais ou amigos). É o mais indicado pois assim você ficará sabendo o exato dia que cobraram a taxa daí você sabe que o processo tá andando e tudo ok por enquanto.

Bem esses são todos os formulários que você deve (ou não preencher) dependendo do caso. Agora vamos aos documentos que você deverá reunir (já vou colocar os que precisam ser originais, os que podem ser cópias autenticadas e os que além disso precisam ser traduzidos):
- Cópia do passaporte. (Somente da parte que aparecem os dados e a foto). Se você vive em outro país diferente da sua nacionalidade então deve mandar a cópia do visto desse país. Autenticada porém não precisa traduzir.

- CSQ (mandar o original). Na entrevista você recebeu duas vias do CSQ. Mandar o da Imigração e guardar sua via pessoal (Candidat).

-  Certidão de nascimento de cada pessoa que irá ao Québec (inclusive as crianças é claro)
- Certidão jurídica de mudança de nome (só para quem mudou antes do casamento);
- Certidão de casamento (ou provas de conjuge de fato como explicado acima) ou certidão de óbito do conjuge (só para quem é viúvo);
- RGs (carteiras de identidades)
Todos esses acima deverão ter traduções juramentadas (aí nosso bolso!) e cópias autenticadas em cartório.

- Certificados de antecedentes criminais e judiciários (certidões negativas). Estes:
Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Federal;  Pegue Aqui:www.dpf.gov.br
Certidão de Antecedentes Criminais da Polícia Estadual; Procure na internet que talvez o seu estado já tenha na internet (aqui no Ceará dá pra tirar pela net)
Certidão de Distribuição Cíveis e Criminais da Justiça Federal.(Pegue aqui:www.justicafederal.gov.br)
Todos estes acima devem ter traduções juramentadas (só procurar no google a junta de tradutores do seu estado e lá geralmente vai ter uma lista de todos os tradutores juramentados).

- 6 (seis) Fotos: pode seguir essas instruções: Instruções de Foto. Imprima essa parte e leve consigo para tirar as fotos para que a pessoa saiba mais ou menos como se faz. (Não é a mesma foto de passaporte!) Atenção: No verso (atrás) de 5 (cinco) fotos você escreverá: o nome completo da pessoa, a data de nascimento e a data em que a foto foi tirada. Uma foto deverá ficar em branco. Repetindo: escreva em 5 das 6 fotos, uma deverá ter o verso em branco.

Preenchido todos os formulários e juntados todo os documentos você vai comprar um envelope que caiba folhas A4 com essas medidas: 23 cm x 30.5 cm (qualquer papelaria vende). Preencha o seu envelope exatamente como o primeiro envelope desse link com o mesmo endereço:http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/guides/EQ7TOC.asp#EQ76
P.S: Dentro do envelope você deverá mandar duas etiquetas postais (qualquer gráfica imprimirá em etiquetas para você). Uma etiqueta deverá conter seu endereço em francês ou inglês (Tipo: "Rue" das Alameidas ou Alameidas Street) e a outra deverá conter seu endereço em português (como escrevemos normalmente).

P.S: Todos esses formulários bem como o guia também estão disponíveis em inglês (e são igualmente aceitos mesmo para quem está fazendo o processo pelo Québec). Quem preferir é só entrar aqui:http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/apply-application.asp

Categories: , ,

2 comentários:

Anônimo disse...

Faltou um pequeno detalhe....

- Ao final de tudo isso, arrume uma almofada bem fofinha para você sentar e esperar muuuuuuuuuuuuuuuito!

Dá até tristeza em dizer, mas o meu processo já foi enviado há 1 ano e até agora NADA.

C'EST LA VIE!!

Anônimo disse...

Excelente post!
Muito obrigada!