28 de fevereiro de 2010

CSQ sem entrevista, como conseguir?

Há algum tempo descobri que existe a possibilidade de se obter o CSQ sem ao menos fazer a entrevista. Mas até onde sabia isso ficava reservado para aqueles que optam por fazer um dos testes oficiais de francês, como o TCF, por exemplo, e enviam o resultado do teste junto dos documentos.

Descartei essa hipótese por nós dois termos um nível ainda básico de francês, e pelo valor do teste também.
Mas para nos alegrar bastante, no dia do encontro com os "quebequases" a Elen (Merci Quebec) nos contou que eles não fizeram o tal teste de francês e que mesmo assim receberam o CSQ pelo correio. Então concluí: profissão em demanda. Mas não é o caso, já que ela é advogada. Ué?! Então qualquer um pode receber o CSQ pelo correio? Bom, em tese sim, mas com poréns: é preciso ter uma pontuação suficiente, que dispense os pontos de adaptabilidade que são conferidos na entrevista; assim como os documentos devem estar bem organizados e claros, ou seja, que não haja necessidade de verificação ou esclarecimento, que é feito no momento da entrevista.

Dessa forma, vamos fazer de tudo para organizar muitíssimo bem nossos comprovantes, e caprichar no preenchimento dos formulários. Acredito que temos chance de sermos dispensados da entrevista: a profissão do Leonardo está em demanda - 16 pontos, temos filho - quatro pontos, e quando fazemos a avaliação online somos aprovados mesmo sem francês nenhum. Esqueci de dizer: há casos também de pessoas que recebem uma carta onde poderiam optar entre a entrevista e o TCF.

Alguns depoimentos feitos na comunidade do orkut Quero ir pra Quebec:

João:
Depois que enviamos a papelada, recebemos uma carta dizendo que poderiamos optar pela entrevista ou teste do TCF-Q. Pelo que deu a entender da carta, como fizemos muitos pontos no processo, bastava a comprovação do nivel de francês para obter o CSQ. É uma opção que tem um lado positivo, não passar pelo stress da entrevista e nem ter que viajar pra SP, e, um lado negativo, ter que esperar pelas datas de realização da prova. O que acabou atrasando o nosso processo.

"Quebec Canadá":
Eu fui isenta de entrevista. Enviei meu processo pro escritório do Quebec em 26/10/09 e em 16/11/09 recebi meu CSQ pelo correio. Não sei dizer porque isso aconteceu, mas quando fiz o teste on line eu tinha bastante pontos e mesmo colocando zero de francês eu era aprovada. Eu acredito que seja pela profissão em demanda.
Meu perfil:
27 anos, casada e um filho de 1 ano. Sou química e meu marido trabalha com TI. Temos mais de 5 anos de experiência na área que trabalhamos. Eu falo inglês fluente.
Não enviamos comprovante de conhecimento de francês porque não temos nenhum.

Silvinha:
Bem, no meu caso, eles deram a opcao de escolha entrevista/TCF. alguns amigos tambem receberam esta carta... acredito q seja uma forma de agilizar o processo... se todos os doc`s estam ok, assim checando o frances, fica tudo certo! eu escolhi a entrevista, q foi otimo! e outros amigos ja ficaram com o TCF, que tambem s deram bem.

Marcos Paulo (Je m'appelle Caillou):
A Sélection sur Dossier é algo muito comum. Como o processo de aceitação é baseado em pontos, se o candidato tem pontuação suficiente para ser aprovado já na fase do Exame Preliminar e a documentação enviada não deixa dúvidas, ele recebe o CSQ em casa sem entrevista (que é uma das etapas de seleção e não a única).
Nós fomos selecionados por dossier. Esse "privilégio" depende do perfil de cada um. No nosso caso, sou engenheiro civil (domínio de formação com pontuação extra), com mestrado (mais pontos), inglês fluentes (mais um pouco de pontos), baixa idade (pontuação máxima), muitos anos de experiência profissional (mais alguns), esposa com formação superior e, pra completar, dois filhos (que valem mais que um MBA)...

Para constar, no Guide de Procedurés d'Immigration:

Sélection sur dossier:
La sélection sur dossier doit être privilégiée si les deux conditions suivantes sont remplies:
  1. il satisfait au seuil de passage en sélection dès l’étape de l’examen préliminaire (sans avoir besoin des points au facteur Adaptabilité);
  2. son dossier est complet et ne requiert aucune vérification supplémentaire (notamment de ses connaissances linguistiques) ou si les renseignements manquants peuvent être transmis par le candidat dans un délai de 90 jours;

O que confirma as informações anteriores. Vamos mandar tudo nas próximas semanas, torcendo para nos encaixar na selection sur dossier. Estamos com os dedos cruzados!!
Categories:

6 comentários:

Pati disse...

Oi Fernanda, é isso mesmo, o lance é conseguir uma pontuação alta o suficiente e ter algum conhecimento de francês. Mas, mesmo assim, cada caso é um caso e conheço exemplos que pontuações altíssimas que foram chamados assim mesmo...

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que dê tudo certo e vocês eliminem a entrevista.

E a vida segue...

Jhon disse...

Espero que vcs consigam passar sem a entrevista, para isso realmente precisa ter uma pontuação muito boa. Mas se vcs conseguem essa pontuação no teste online sem o francês, entao tem muuuuitas chances. Torcendo por vocês.

Ah! e minha viagem realmente daria muito papo pra entrevista...o problema é conseguir falar tudo isso rssss

merciquebec disse...

oi menina, estou torcendo aqui pra vcs receberem o CSQ via correio. Acho q vc matou a charada! A questão da organização é essencial, além disso, na dúvida é melhor pecar pelo excesso. Eu fiz assim, pensei em todas as perguntas possíveis e imagináveis q eles me fariam e respondi com documentos. O CV é um aliado no quesito adaptabilidade, lembre-se de colocar o campo outras atividades e descrever lá até aquele "bico"q vc fez quando adolescente...ex. vender chocolate na escola (foi o meu caso.kk)
bjokas. se precisar de ajuda estou aqui!.p.s. não se esqueça de pedir pra Deus dar aquela força!

linq dfe disse...

Oi gostaria de saber como faço para conseguir esse formulario via internet, recebi um email falando sobre isso.
Qual e o primeiro procedimento, para alcançar esse CSQ???
Por favor ajudaaaa...

Obrigada

Fernanda disse...

Olá linq dfe,
O primeiro passo é se informar no site oficial do escritório de imigração do Quebec. Faça o teste online disponível nesse site e veja se você tem a pontuação necessária para dar entrada no seu processo de imigração. Clique aqui para ir para o site do BIQ.