8 de fevereiro de 2010

Prêts et Bourses

O que é?
O programa de empréstimos e bolsas - prêt et bourse - é destinado a indivíduos que continuam seus estudos na formação profissional secundária ou superior, em período integral em uma instituição de ensino designada pelo Ministro da Educação, do Lazer e do Esporte.

O objetivo do programa é evitar, a partir de uma concessão de assistência financeira adequada, que a falta de recursos financeiros se torne um obstáculo para aqueles que desejam prosseguir seus estudos e capacidade de fazê-lo.
O Programa prevê a garantia do estudante saber e receber em tempo útil o montante da assistência ao qual foi qualificado para o respectivo ano letivo, desde que se tenha feito o pedido com antecedência suficiente e ter apresentado os documentos necessários.

Depois que a Assistência Financeira recebeu os documentos exigidos, um primeiro cálculo é feito com base nas informações relatadas. Após esse cálculo você poderá saber se você se qualifica, o montante do apoio financeiro que lhe é destinado (porção correspondente ao empréstimo e porção correspondente à bolsa), bem como a distribuição dos pagamentos dessa ajuda.

Em outras palavras
Você recebe um empréstimo do governo para pagar seus estudos e pode pagar a sua dívida após a conclusão do seu curso. É algo semelhante ao Fies, mas que ao mesmo tempo é bem diferente. A diferença está no juros do empréstimo, e principalmente na bolsa. Ao mesmo tempo que você recebe o empréstimo, também recebe uma bolsa que te isenta do pagamento de parte desse empréstimo.

O que me deixou mais feliz foi saber que a bolsa não é pequena. Você pode receber uma bolsa de 65% do valor total da dívida. Outra coisa que ajuda muito é o valor que você recebe para manter seus gastos diários durante seus estudos. Então enquanto você estuda não paga mensalidades e ainda recebe cerca de $743 por mês.

Requisitos
Para participar é necessário que você:
  1. seja residente permanente
  2. resida no Quebec
  3. estar inscrito numa instituição de ensino reconhecida
  4. estudar em período integral
  5. não ter atingido o limite de endividamento fixado para os estudos

Simulação de cálculo
Você pode simular o valor do empréstimo e da bolsa que você poderá receber através do link: Simulação

Para mais informações:

Site oficial Aide financière aux études
Brochura Prêts et Bourses: des résponses à vos

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que maravilha esse financiamento. Nunca havia visto algo assim. Bem que podia ter algo assim em BC.
Quanto ao emprego, comentei exatamente o que você falou, com a minha esposa. De que a absoluta maioria das vagas não é anunciada na net ou em jornais. Emprego no Canadá,aí vou eu.

E a vida segue...

Bea disse...

Olá... passeando de blog em blog, encontrei este aqui! Obrigada pelas informações da bolsa, tenho grande interesse em fazer isso por lá! :)

Abraços,

Bea

Ninha disse...

Fer,

Quando temos um propósito em Deus e seguimos com garra as coisas conspiram. Vai dar tudo certo. Continuem firmes no sonho.

Bjs
Ninha

Rafael Alencar disse...

Ótimo post. Estava pensando em postar também sobre o prêt-et-bourses porém como você fez um tópico perfeito peço permissão para poder colocar seu post no meu blog mantendo todos os créditos é claro. Se achar ruim me avise que daí não o faço.
Parabéns! Keep Going!
www.sweetycanada.blogspot.com