17 de outubro de 2010

Como fazer seu currículo no modelo quebecois

Como esqueci de adicionar o currículo entre as informações importantes para seu dossie, farei um post só para o tema.

As seguintes informações foram extraídas do blog Chez Nous au Québec, postado no dia 18 de julho de 2008.

Currículo

  1. O currículo, ou CV, deve ser curto (de uma a três páginas no máximo). Os empregadores recebem muitos currículos por dia e gastam aproximadamente 20 segundos para ler cada um.
  2. Use um computador para fazer o seu CV.
  3. Escolha muito bem as palavras - use um vocabulário simples e prefira os verbos de ação, como: administrer, analyser, compiler, diriger, informer.
  4. Deve ser um CV de fácil leitura, com fonte Times New Roman ou Arial. Usar espaço 1,5 para arejar o texto. Não usar desenhos ou imagens.
  5. Confira seus dados pessoais (endereço, telefone, email, etc.)
  6. Evite rasurar o seu CV.
  7. Evite erros ortográficos, gramaticais ou de digitação, pois demonstram falta de profissionalismo. Aconselha-se que a correção seja feita por alguém que domine perfeitamente a ortografia e a gramática.
  8. Incoerência pode demonstrar que a confusão reina no espírito do candidato. Delimitar claramente cada uma das partes (objetivo profissional, estudos, experiência de trabalho, hobbies, etc.) Evitar se contradizer.
Tipos de currículo

Segundo a experiência de trabalho e competências de cada pessoa, é possível estruturar o CV de 3 formas diferentes: cronológico, funcional ou misto. Deve-se escolher a que melhor favoreça cada um:

CV Cronológico

O CV cronológico apresenta as experiências de trabalho adquiridas dentro de uma mesma área de atividade. Você deve enumerar os empregos que ocupou segundo a ordem cronológica inversa, isto é, começando pelo mais recente.

O CV cronológico é aconselhado se:
  • Você deseja um emprego dentro da mesma área;
  • Se sua experiência de trabalho ou sua formação tem certa evolução.


CV Funcional

O CV funcional permite destacar suas competências mais do que suas experiências de trabalho. Você deve descrever suas competências começando por aquelas que têm ligação com o emprego pretendido.

O CV funcional é aconselhado se:

  • Você tem pouca experiência ou nenhuma – o que é o caso de todo imigrante: não existe experiência profissional canadense;
  • Você teve muitas funções, mas não existe ligação entre elas;
  • Você deseja mencionar talentos jamais usados em seus empregos anteriores.

CV Misto

O CV misto (mixte) é o mais usado. Ele apresenta tanto suas experiências profissionais quanto suas competências agrupadas em ordem cronológica.

O CV misto é aconselhável se:
  • Você freqüentemente muda de função ou emprego;
  • Você tem muita experiência num domínio, mas trabalhou para muitos empregadores.

CV Eletrônico

É um CV mais dinâmico e permite criar hipertexto (links de seus antigos empregadores): por exemplo, você pode dirigir um empregador para o site de uma empresa para a qual você trabalhou.

A vantagem do CV eletrônico é permitir que o empregador use palavras-chaves para pesquisar na sua candidatura seus critérios de seleção.

Alguns conselhos:

1) Simplifique sua apresentação. Evite utilizar caracteres especiais ou colunas, pois a formatação pode se modificar assim que você enviar seu CV;

2) Não insira imagens ou efeitos especiais, pois isso aumenta o tempo de transmissão e pode irritar o empregador.

Não se esqueça!
Para a entrevista, é importante ter uma relação de empregos oferecidos na cidade onde você pretende morar, com as funções solicitadas adequadas as funções mencionadas em seu currículo. Mencione em sua pesquisa a média salarial para a sua função.

Para a busca de emprego, existe um guia prático para a procura de emprego disponível no site Emploi-Quebec. Clique aqui para conferir.
Categories: ,

1 comentários:

Diário Canada Brasil disse...

Super!!!!
Cara, q demais esse post.
Merci