7 de fevereiro de 2011

Desconforto extremo

Segundo publicação do jornal Folha de São Paulo, a linha verde (linha que passa pela Av. Paulista) atinge uma lotação superior aos trens da CPTM.
Não é a toa de dá vontade de chorar quando preciso ir de metrô para algum lugar...

Metrô na av. Paulista já lota mais do que trens da CPTM
(Folha de São Paulo, 07/02/2011)
Passageiros desembarcam na estação Paraíso; metrô na av. Paulista já lota mais do que trens da CPTM

Engravatados da av. Paulista estão mais apertados dentro do metrô do que moradores de Carapicuíba, Itapevi ou Itaquaquecetuba, na Grande SP, que usam trens para ir ao centro da capital.

O efeito "lata de sardinha", com que a periferia convive há anos, atingiu a linha 2-verde a ponto de a lotação encostar no limite do que é considerado aceitável, informa a reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL)

Ela saiu de um patamar de 4,7 passageiros por m2, em 2009, para 5,9 por m2, em 2010, nos horários mais críticos do dia. O nível máximo de desconforto projetado é de seis usuários por m2.

A lotação da linha 2 do metrô nos picos passou a ser pior que a de três das seis linhas de trens que atendem a periferia.


Na linha 8-diamante, que passa por Itapevi e chega ao centro de São Paulo, os picos foram de 5,8 por m2. Na 12-safira, que atende a zona leste e Itaquaquecetuba, 5,5 por m2. Na 9-esmeralda, que sai de Osasco, 4 por m2.

A lotação na linha 3-vermelha ainda é a mais grave do sistema --a demanda seria suficiente para espremer 10,9 pessoas por m2.

OUTRO LADO

Para Sérgio Aveleda, presidente do Metrô, a lotação da linha 2-verde é um resultado natural do aumento de sua utilidade e sua prioridade é oferecer um transporte rápido para mais gente.

Categories:

4 comentários:

Juliana disse...

Oi Fê....
Eu li essa materia hj de manhã depois de ter pego o metro da Paulista completamente abarrotado de gente, mal dava pra se mecher... não conseguia nem pegar a minha bolsa que tava pendurada no meu proprio braço... sem contar a educação das pessoas...

Enfim e a unica coisa que pensei é que a tendencia é piorar! Fico imaginando o caos que isso não vai estar daqui uns 5 anos...

Não consigo pensar em uma solução pra SP, as vezes acho que não tem jeito, as pessoas terão que viver a vida toda nesse caos mesmo....

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Antes de embarcarmos pro Canada passamos 3 dias em Sao Paulo tendo que usar o metro. Que experiencia horrorosa. Se Deus quiser nunca mais.

E a vida segue...

Rê e Thatá disse...

Moramos em Sampa há 4 anos e não teve nenhuma grande evolução desde que chegamos. Só piora. O sistema de transporte é mesmo assustador. Ônibus só em última opção e mesmo assim preparada para o pior! Trem, putz, complicado. E o metrô é o menos pior, mas também é péssimo. O jeito é fugir do caos. rsrs
Nos vemos no canadá, né?

Beijos.

Fernanda disse...

A alternativa seria ir de carro, certo? Errado! Não existe alternativa para o transporte de São Paulo. Realmente não vejo horizontes para o problema...

Agora imaginem-se precisando utilizar um acento preferencial? Ou carregar uma criança com você nesse locar? É desumano!