10 de março de 2012

Segunda via de certidão de nascimento

Como já devem saber, não enviamos nossas certidões de nascimento no nosso processo de imigração, uma vez que quando casamos o cartório ficou com nossas originais. Sendo assim, entendemos que o governo canadense estaria ciente desse tipo de procedimento e que bastava a certidão de casamento.

Bom, eles não entenderam dessa forma, e eis que nossos documentos foram devolvidos.

Bora correr atras da segunda via das nossas certidões de nascimento. No último post um colega nos sugeriu buscar a possibilidade desse serviço ser oferecido pela internet. E de fato ele o é!

No site Cartório 24 horas é possível entrar com o pedido de segunda via de diversos documentos, inclusive das certidões de nascimento. Como meu marido nasceu numa cidade distante de onde moramos atualmente, facilita e muito a possibilidade de receber o documento em casa.

Segundo o site, o documento é entregue num prazo de 19 dias, se a opção de envio for Sedex, e um prazo de 14 dias se for retirado no local. Achei a taxa bem salgada. No total, para nós dois, saiu por R$191,60 com o frete incluso. Mais um custo para nossa imigração.

Assim que recebermos as certidões correremos para traduzí-las e enviá-las o mais rápido que pudermos. E dessa vez, por Fedex!

ATUALIZANDO!!!


Devido à recomendações que recebi, passei no cartório antes de pagar a taxa do Cartório 24 horas e fiquei muito feliz de ter seguido conselhos. A taxa no cartório é de R$22 e a certidão fica pronta em 40 minutos!!

Se possível passe no cartório!

3 comentários:

Anônimo disse...

Fernanda, se você nasceu em São Paulo, esse serviço não compensa. Tirei a segunda via da minha porque a original desapareceu, uns meses depois a achei. Não foi nem cinco reais. Com um pouquinho de choro da minha mãe ela saiu no mesmo dia, eles queriam para o dia seguinte e o cartório é um pouquinho longe da minha casa, não valia muita a pena voltar. Se tiver algum conhecido na cidade original, também vale. Eu nunca fui no cartório onde fui registrada, minha mãe foi lá sozinha e resolveu tudo. E esses dias ela conseguiu segunda via de uma certidão de casamento de uma pessoa que nunca vimos na vida - mas que é conhecida da minha tia que mora bem longe daqui.

ReciFroid disse...

Olá, nós tivemos o mesmo problema aqui com o nosso processo. Os nossos documentos chegaram em fora de ordem e o documento IMM 0008 esta todo rabiscado. Sem contar que algumas paginas estao furadas. O de vcs aconteceu a mesma coisa? Vcs vao enviar em ordem? Vao enviar as mesmas folhas que voltaram?
Abs
Boa sorte!

Fernanda disse...

Olá, ReciFroid!
Nossos documentos não vieram riscados nem furados. Apesar de no primeiro momento pensamos em reenviar os mesmos formulários, acredito que vamos precisar atualizar alguns dados, como emprego, por exemplo.

Estamos esperando a tradução para reenviar tudo.

Abç
Fernanda