9 de abril de 2012

Burrice mata?

Será que burrice mata? Foi o que fiquei pensando depois que me dei conta da maior cag***  que já fiz em relação à imigração.

Como devem saber, tivemos um atraso na nossa entrevista de seleção do Quebec devido a um erro de preenchimento no formulário a respeito do meu nível de francês. Preenchi a menos e em razão disso recebemos um não logo na primeira fase! Mas corremos a atrás de documentos que comprovasse que na realidade sabíamos mais do que declaramos e conseguimos nosso CSQ.

Veio então a fase federal. Que foi adiada por um tempo por conta das novas regras que entraram e vigor em dezembro de 2011 (mês que fizemos nossa entrevista), mais precisamente em virtude das traduções juramentadas. 

Recebidos todos os documentos traduzidos, autenticados e conferidos, enviamos nossos documentos preciosos. Dois meses se passaram. Até que recebemos uma carta, bem pesada por sinal. Era nosso dossier voltando para casa. Devolvido por estar incompleto. Motivo: certidões de nascimento. Consideramos que, como o cartório reteve nossas certidões no momento que casamos, a certidão de casamento substituiria a certidão de nascimento. Erramos mais uma vez.

Mas tudo bem, bora correr atrás das segundas vias das belas certidões, mais suas devidas traduções juramentadas e cópias autenticadas. Tudo pronto? Não, falta atualizar os formulários. Após atualizar todos os formulários, revisá-los, organizá-los percebo que faltam dois: os dois formulários de pagamento da taxa de imigração. Resolvemos pagar em dois cartões. Então preenchi os dados com o meu cartão, assinei, datei e coloquei junto dos outros formulários na ordem. Chamei meu marido para preencher os dados do cartão dele. Ele estava morrendo de vontade de preencher naquele momento, pediu para que eu fosse buscar a carteira dele. Como eu estava coberta de papeis, pensei "daqui a pouco busco o cartão e completo à mão". Obriguei meu marido a assinar o formulário, preenchi os dados dele e coloquei o formulário junto dos demais dentro do envelope. Já era tarde e resolvi terminar no dia seguinte. Quando acordei, peguei o envelope e minha bolsa e fui trabalhar. Quando voltava do trabalho aproveitei para passar no correio. E adivinha?  Enviei nossos documentos sem ter pego e preenchido os dados do cartão do meu marido!!!

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!

Que raiva que eu fiquei de mim mesma!!!

Quanto tempo isso vai nos atrasar? Vamos ter os documentos devolvidos mais uma vez? Mais dois meses para ter o envelope de volta, para preencher uns numeros e enviar de novo? Não creio!!!

Pensei em enviar esse único formulário com uma carta explicando o acontecido, mas fico pensando: como eles vão adivinhar que tem uma carta chegando na hora que abrirem a primeira? Vão recusar de qualquer forma! 

Preciso de um email! Consegui um email do CIC. Entrei em contato explicando o que aconteceu, mas no email automático que recebi dizia que o prazo de resposta era de 20 dias!!! 20 dias? Ai será tarde demais!!

Contei o que aconteceu na comunidade Brasil-Quebec e lá me passaram o email também do consulado de São Paulo e a idéia de enviar scaneado o formulário preenchido com os dados do cartão. Fiz isso. Agora espero respota.

E torço para que nosso processo não tenha mais atrasos....

5 comentários:

SonhoComCanada disse...

Olá !
tudo bem ?

espero que você tenha boas notícias em breve sobre o processo. Deve ser angustiante isso.
Mas esteja certa de que a hora de vcs chegará.
Espero que a páscoa tenha sido ótima por aí.

Abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

Lelen RCH disse...

Olá Fernanda, tudo bem?
Lembro quando vc relatou sua situação no CBQ. Vc não acha interessante ligar pra lá tb?
Vai dar tudo certo!
Beijos e bonne chance,
Helen Hartung.

Marcos disse...

Olá Fernanda, não é burrice não, trata de ansiedade. E isso é normal...embora frustrante.
Se serve de consolo, eu estou há 5 meses preparando minha documentação, lí todas as fontes imagináveis e já ia enviá-la no próximo final de semana, quando... li no seu blog que preciso incluir a certidão de nascimento. Na minha cabeça, pensei como você: quem mora no Brasil sabe que ao se casar sua certidão de nascimento fica retida.
Você salvou o meu processo de retornar, e de muitos outros que não se identificam...
Vlw...

Anônimo disse...

Olá Fernanda,
Venho acompanhando seu blog desde que li que você teve seu processo devolvido por conta das certidões de casamento. Gelei, pois eu também tinha enviado meu processo em 09/02/2012 sem as certidões de nascimento e comecein pensar, vão devolver o meu processo também... Então pensei, se eu enviar as certidões faltantes, talvez elas cheguem em Sidney antes de eles devolverem o meu processo... Aí entrei em contato com o cartório onde eu casei solicitei segunda via mandei traduzir. Escrevi uma carta explicando como funcionava no Brasil quando a gente casa, etc.... e mandei as certidões no dia 13 de março. Cheguei em casa no dia 14 de março ao meio dia e encontrei um pacote do Canadá devolvendo meus documentos pelo mesmo motivo do seu... Aí eu me desesperei, peguei os documentos, fiz nova carta explicando que havia mandado as certidões no dia anterior para serem juntados ao processo, informei o número do DHL para rastreamento, etc... E mandei novamente rezando pra chegarem no mesmo dia os dois envelopes. Rastreei como louco, e finalmente os pacotes chegaram e foram recebidos no mesmo dia 19 de março pelo tal de Mike...

Mas aí eu comecei a pensar, putz, eu nem reemprimi os formulários... E o tal do IMM8 seria aceito ainda? E será que eles vão aceitar os dois envelopes? Resumindo, até agora não sei o que vai acontecer, mas estou sempre pensando que vou receber os documentos de volta. E o desespero continua...

O jeito é aguardar
Um abraço,

OLF&SLF
ozielccabv@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Fernanda, como eu havia comentado, meu medo se concretizou hoje quando recebi novamente meus documentos de volta (certidões de nascimento). Acho que até o final da semana, receberei o restante. Então vou refazer os formulários e aproveitar para pedir certidões de antecedentes criminais novamente, pois as que eu tinha já se encontram vencidas...

Enfim, muito triste por te que mandar de novo e ter perdido 2 preciosos meses de processo.

Sucesso no seu processo aí viu!
Abraço
OLF & SLF