27 de setembro de 2009

Educação Infantil

Hoje me deparei com uma informação que me deixou perplexa: no Canada (corrigindo: em Toronto) apenas depois dos 4 anos de idade o governo garante educação infantil gratuita!! Como é que o governo incentiva o nascimento de crianças e não dá o suporte necessário para os pais poderem trabalhar? Achei no mínimo incoerente.
Crianças menores de 4 anos só podem ir duas vezes por semana por poucas horas em escolas publicas. Se os pais precisam trabalhar é necessário ir atrás de Day Cares que são privadas e cobram mensalidades altíssimas (entre $600 e $1500), quanto mais nova a criança, mais caro a mensalidade.
Os grupos de idade e os profissionais são distribuídos da seguinte maneira:
Infant 0 – 18 meses ........................ 3 adultos para cada 10 crianças Toddler 18 – 30 meses .................. 1 adulto para cada 5 crianças Preschool 2.5 – 5 anos .................... 1 adultos para cada 8 crianças Junior Kindergarten 4 anos ........... 1 adultos para cada 10 crianças Senior Kindergarten 5 anos ........... 1 adultos para cada 12 crianças School age 6 – 12 anos ...................1 adultos para cada 15 crianças *Há algumas excessões
.
O governo oferece subsídios para os pais que comprovarem precisar de ajuda nos custos dos daycares, porém há uma fila de espera enorme para esse benefício, pode chegar a uma espera de mais de um ano. Dessa forma, aos pais que pretendem imigrar com filhos pequenos é melhor se informarem dos valores, das opções existentes e das vagas.
.
Como o Miguel completará 4 anos em setembro de 2010 - um mês depois de nossa chegada - ele poderá estudar no junior kindergarten. Ainda vou estudar melhor as informações. Qualquer novidade posto aqui.
.
Há uma calculadora onde podemos saber qual será o valor médio que pagaremos nas daycare, no mesmo site podemos encontrar as daycares e saber se há vagas, é só clicar aqui. Os dados que encontrei estão nos links ChildCareCanada.org e Toronto Children's Service
Categories:

2 comentários:

Ninha disse...

Oi família,

Por isso é necessário para aqueles que vão com crianças um suporte maior. Na verdade, a fila das childcares são grandes mas jamais impossíveis e eu ja achei até de 450 dólares.
Mas quanto ao benefício que o governo o concede, pode não ser logo no primeiro mês, mas eles logo logo pagam. Tenho visto famílias que aguardam 3 meses ,após o pedido, e quando recebem vem retroativo.
Existem vários cursos tb que possuem suas daycares e pode ser uma opção tb, pois assim que a mãe conseguir um emprego, ela consegue um $$ p/ tb destinar a childcare.

Bjão p/ cs
Ninha

Familia 4M disse...

Olá Fernanda
Obrigada pelo seu recadinho lá no blog'
Sobre sua pergunta da escola catolica, aqui em Ontario existe escolas católicas e publicas que são gratuitas..tem tbem as escolas privadas que vc paga por mes
A Mari estuda na escola catolica e não pagamos nada por isso!
Boa sorte para vcs