16 de setembro de 2009

Exchange Students

Como disse no último post, quero ir para o Canadá como aluna de intercâmbio (exchange student). Estou no meu terceiro ano do curso de Pedagogia na Universidade de São Paulo. A USP tem parcerias com universidades de várias partes do mundo, e no Canadá a parceria é selada entre a York University e entre as universidades de Quebec (CREPUQ). Considerando que o meu inglês está muito melhor que meu francês, a minha escolha é pelas universidades com língua inglesa. Apesar de só uma dessas universidades ser em Ontário, existe a opção de cursar na Bishop, que fica em Sherbroke e tem como língua oficial o inglês. Outra opção é a Concordia, em Montreal, que também é de língua inglesa.
Acontece que meu critério de seleção não deve só se basear na língua falada da universidade. Devo considerar que meu marido também vai comigo, e ele vai precisar trabalhar na região onde eu estiver estudando. Ele não sabe uma palavra sequer em francês, e para falar a verdade ele só tem o nível básico de inglês até agora. Seria melhor escolhermos uma região onde ele possa ao menos se comunicar. Já que ele tem noções de inglês, o melhor é irmos para onde ele possa usá-las. Dessa forma, a minha primeira opção é a York, seguindo pela Concordia porque apesar de Montreal estar em Quebec acredito ser mais fácil encontrar trabalho em inglês do que no interior, além da maior proximidade de Toronto. Então o que é preciso para participar do programa de intercâmbio de graduação da York? Primeiramente, apenas alunos vindos de instituições que tenham parceria com a York podem participar. (Para verificar a lista dessas instituições clique aqui) Alguns requisitos podem variar dependendo do nível - graduação ou pós-graduação, e a específica faculdade em que o aluno estuda. Alunos de graduação devem permanecer matriculados numa das instituições parceiras da York University. Se o inglês não é a língua nativa do aluno, ele deve apresentar uma pontuação no TOEFL ou prova equivalente de proficiencia. A pontuação mínima exigida é de 560 para prova feita no papel, e 220 para prova feita no computador. A York não exige uma nota média mínima para alunos de intercâmbio. York University é composta por 10 Faculdades em 2 campus.
  1. Liberal Arts & Professional Studies (AP) [as of July 1, 2009 - combines Arts & Atkinson]
  2. Education (ED)
  3. Environmental Studies (ES)
  4. Fine Arts (FA)
  5. Glendon (GL) * Faculdade localizada em campus separado, aproximadamente 30 minutos de Keele Campus
  6. Graduate Studies (GS)
  7. Health (HH)
  8. Osgoode Hall Law School (LW)
  9. Schulich School of Business (Cursos não oferecidos para intercâmbistas internacionais da York)
  10. Science and Engineering (SC)

As mais diversas informações, desde acomodação, taxas, eventos, transporte, etc. estão organizadas no seguinte endereço: informações

Categories:

0 comentários: