29 de setembro de 2009

Relatório sobre a educação infantil canadense

Dia 15 de setembro saiu uma reportagem no CBC News com os resultados de um relatório de pesquisa sobre a educação infantil canadense. Fiz uma tradução simples, que segue abaixo:
Pré-escola inacessível para muitos: relatório
O Canadá não tem um sistema de educação infantil e care sevices bem-concebido, integrado e adequadamente financiado para atender as necessidades da maioria das famílias e das crianças, segundo um relatório divulgado na terça-feira.
O relatório da Unidade de Pesquisa e Recursos da Infância de Toronto (Toronto-based Childhood Resource and Research Unit) diz que as instituições educacionais e os care services em todo o país estão em falta, ou como os jardins de infância públicos, não consideram a necessidade do mercado de trabalho desses pais e estando disponíveis apenas para uma minoria de crianças em idade pré-escolar.
O relatório também afirma que os serviços regulamentados de child-care são muitas vezes caros demais para as famílias comuns ou de qualidade insuficiente para ser considerado “desenvolvimentista”.
O grupo de pesquisa e educação constatou que a participação das mães no mercado de trabalho continua a crescer, com 77 por cento das mulheres com crianças de três a cinco anos trabalhando.
Ao mesmo tempo, o número de vagas em creches regulamentadas em 2008 podia acomodar apenas 20,3 por cento das crianças de até cinco anos de idade, um aumento de um por cento em relação a 2006.
Durante esse período, serviços de child-care com fins lucrativos teve um crescimento acentuado, representando 25 por cento das vagas no ano passado, acima dos 21 por cento de 2006.
“Embora a participação assalariada no mercado de trabalho se tornou um padrão para as mães de crianças pequenas, e as evidências sobre os benefícios da qualidade de programas para a primeira infância têm acumulado, a situação não progrediu significativamente”, afirmou o grupo de pesquisa no oitavo de seus relatórios semestrais.
Constatou-se que o crescimento de espaços de educação infantil diminuiu, com 29.791 sendo adicionado em 2008, em comparação com os 32.668 em 2005 e 50.831 em 2003.
O gasto também está crescendo em um ritmo mais lento, com os orçamentos provinciais e territoriais da educação infantil aumentando apenas 147,3 milhões de dólares entre 2006 e 2008. Isso representa uma queda brusca em relação à alguns anos anteriores, quando os orçamentos aumentaram 538,3 milhões de dólares entre 2004-2006 e 512,1 milhões de dólares entre 2002-2004.
O grupo também observou que em um estudo de 2008 feito pela UNICEF – onde mede a qualidade, acesso, financiamento e políticas de educação e cuidado infantil – classifica o Canadá abaixo de 25 países desenvolvidos, empatando com a Irlanda.
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Bom, eles constataram o que qualquer um com bom senso ja notou. Esperamos que não levem muito tempo para reformularem a política de educação infantil.
O artigo original pode ser lido aqui.
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