18 de setembro de 2010

Gatineau se esforça para receber bem imigrantes


Reportagem da CBC News - Ottawa, 17 de março de 2010


A imigração está conduzindo o crescimento populacional de Outaouais, e a cidade de Gatineau diz que está trabalhando duro para acolher a avalanche de imigrantes com braços abertos.
“O que queremos é que as pessoas se sintam... como qualquer outro cidadão na cidade – que eles possuam as mesmas oportunidades para trabalhar, desenvolverem-se individualmente, estarem envolvidos no desenvolvimento dessa cidade”, diz Annie-Claude Scholtès, coordenadora da comunidade cultural da cidade de Gatineau.
Ano passado, mais de 1200 imigrantes mudaram-se para a região. Na realidade, entre 1000 e 1200 imigrantes têm chegado em Outaouais todo ano desde 2001-2000.
A imigração já está superando os nascimentos como a principal força por trás do crescimento da população de Outaouais, e sua relativa influência crescerá significativamente entre 2010 e 2031, segundo previsões do Instituto de Estatísticas do Quebec. A expectativa é que a proporção de imigrantes e minorias visíveis na popublação de Gatineau dobre entre os anos de 2006 e 2031, segundo previsão da Statistics Canada.

Scholtès afirma que a cidade de Gatineau tem trabalhado muito para fazer com que todos os recém-chegados sintam-se em casa. Uma equipe de três pessoas, trabalhando com cerca de 80 grupos da comunidade, implementa a política de diversidade cultural da cidade com um orçamento de $400.000. A cidade oferece uma variedade de programas para recém-chegados incluindo duas sessões de boas vindas:
  • Uma delas é uma orientação que fornece informações sobre os serviços que conectam os moradores com a história, geografia e regulamentações da cidade. Feita em conjunto com a força policial da cidade e seu departamento de serviços de lazer. 
  • O outro é um tour de ônibus da região em colaboração com a Sociedade de Transporte de Outaouais, com visitas a uma delegacia de polícia e de outros centros que oferecem serviços da cidade de Aylmer e de Buckingham.




Baixos rendimentos

Isso não significa que tudo é fácil para os imigrantes em Outaouais. Em 2005, imigrantes da região com idade acima de 15 anos tinham uma renda média de $34.839 – $4.181 a menos que dos residentes nascidos no Canadá, segundo conclusão do Emploi-Quebec baseados em dados do censo de 2006 do Statistics Canadá. Isso apesar dos dados do censo que mostram que os imigrantes são mais bem educados – 33,9% tinham um diploma universitário, comparados com 17,5% dos não-imigrantes.

Apesar desse desafio, Scholtès aponta para a evidencia de que os esforços da cidade para integrar os recém-chegados e fazê-los sentirem-se em casa tem sido bem sucedidos. Ela diz que 93% dos imigrantes que vieram a Gatineau no último ano ficaram.
Durante a última eleição municipal, meia dúzia de candidatos que concorreram a uma vaga no concelho eram imigrantes, demonstrando seu empenho cívico, três deles foram eleitos.
Entretanto, uma sondagem encomendada pela CBC / Radio-Canada, parece indicar que os moradores de Gatineau estão se adaptando bem às mudanças na população de sua cidade.
A pesquisa por telefone com 1.221 pessoas revelou que 64% consideram as mudanças na composição étnica na sua cidade durante a última década como algo significativo, ou muito significativo. Quase 9 a cada 10 entrevistados disseram que as mudanças foram positivas ou neutras.O aumento da variedade, a diversidade, o enriquecimento e a abertura foram listadas na maioria das vezes como os efeitos positivos.

Categories:

0 comentários: