6 de setembro de 2010

Ottawa-Gatineau: melhor cidade para se morar no Canada

Post extraído do blog Canadá Brasileiro, 03 de agosto de 2010, por Rodrigo Araújo.

Recentemente Ottawa-Gatineau foi considerada a melhor cidade para se morar pela respeitada revista “MoneySence”. Ottawa está localizada na Província de Ontário, enquanto Gatineau fica na Província de Quebec. Por causa da proximidade, Ottawa-Gatineau foram consideradas como uma única cidade. A pesquisa considerou o crescimento populacional, número de homicídios, renda familiar, porcentagem de desemprego, entre outros. De fato, Ottawa-Gatineau oferece um excelente padrão de vida para seus cidadãos. Organizada e muito arborizada, a cidade é a quarta escolha dos imigrantes depois de Toronto, Vancouver e Montreal.

Ottawa-Gatineau fica no sudeste do Canadá e está, geograficamente, numa posição estratégica: 400 km de Toronto, 200 km de Montreal e 500 km de Quebec City. A fronteira com o Estado de New York, nos Estados Unidos, está a 250 km e é destino freqüente dos habitantes da região que buscam opções de compras ou simplesmente passeios diferentes. A cidade de New York está a 8 horas de carro ou 10 horas de ônibus.

Sede do Governo Federal, a cidade de Ottawa-Gatineau é dividida somente pelo rio Ottawa e é considerada a cidade mais bilíngüe do mundo. Todos os serviços do Governo Federal, além das empresas privadas, institutos e organizações, são encontrados nas duas línguas oficiais do país. Por esta característica, o imigrante deve estar preparado para dominar muito bem as duas línguas. Há pessoas que vivem com o domínio somente do inglês ou do francês, porém as melhores oportunidades estão para aqueles que dominam bem as duas.

O mercado de trabalho em Ottawa-Gatineau é bem diversificado, o que explica o baixo nível de desemprego, 5.8%. Por ser a capital do país, o Governo Federal é o maior empregador da cidade. Muitas empresas, firmas e organizações dependem direta e indiretamente de contratos com o governo. O setor de tecnologia também concentra uma boa parte da empregabilidade na cidade assim como a área de telecomunicação. O fato de ser a capital federal faz com que haja na região muitas ONGs, associações e institutos, além de órgãos internacionais. O setor econômico e financeiro também é forte na cidade oferecendo a população oportunidades em bancos e seguradoras. Outro setor que cresce muito é a construção civil e a saúde.

Para o recém-chegado, Ottawa-Gatineau já oferece um vasto serviço de suporte. A região conta com inúmeros organismos não-governamentais, casas de apoio e escolas apropriadas para o aprendizado das línguas. Centros comunitários e serviços legais também podem ser encontrados. A região oferece ainda o que o imigrante mais procura: auxílio na procura do primeiro emprego. Existem vários programas voltados ao mercado de trabalho, institutos especializados em currículos e empresas que oferecem palestras e consultoria gratuitas.

Aos que procuram qualidade de vida e oportunidades de trabalho, considerem Ottawa-Gatineau como seu futuro destino.
Categories:

2 comentários:

Paola disse...

amei! seu post saiu melhor que de encomenda.

Juliana disse...

Adorei entrar no seu blog e ver este post sobre Ottawa-Gatineu. Estamos tão na duvida sobre qual cidade escolher e essas informações são sempre bem vindas!