8 de outubro de 2010

Vamos fazer um dossiê?

Como já teve gente que se pronunciou, dizendo sentir falta das minhas postagens (né Dani?), tomei um pouco de folego nessa minha vida corrida para atualizar as informações por aqui.

Não tem um dia que não me lembro do blog, mas infelizmente é tanta coisa que faço durante o dia e a noite que não consigo organizar nada do que gostaria para postar. A boa notícia é que só faltam dois meses para acabar meu curso de Pedagogia e conseguir meu diploma. Não vejo a hora de não precisar ir mais pra faculdade... e pra me deixar mais feliz descobri essa semana que ainda preciso de quase 100 horas de estudos independentes para ter meu diploma no fim do ano! E não valem aulas com professores particulares. Não sei ainda como resolver isso, se alguem tiver uma ideia, ela sera bem vinda.

Bom, no penultimo post contei da possibilidade de começar um curso de frances com uma colega canadense. Chegamos a falar com o professor mas ele nos disse que esta sem tempo para dar aulas particulares. Entendemos a "falta de tempo" como "falta de vontade" ou "falta de necessidade do dinheiro". OK, não culpo ele... se ele não quer.... conseguimos quem queira.

E de fato consegui! A minha outra amiga lá da escola, que já está no processo, me indicou o professor dela. Fiz a primeira aula e fiquei muito satisfeita. Já darei continuidade - quer dizer, AINDA darei continuidade nas aulas. Porque já era pra eu estar fluente se tivesse começado meu curso quando tivemos a ideia de imigrar. Mas não adianta mais reclamar....

Nessa primeira aula, que fiz com minha amiga, o professor nos mostrou um exemplo de dossiê de uma das alunas dele que fez a entrevista para o CSQ. Devo admitir que até então tinha menosprezado a importancia de um dossiê bem feito. Mas ao meu ver, a função dele é fundamentar nossos argumentos, mostrar dados concretos, provar que sabemos do que estamos falando na hora da entrevista. Gostei bastante do exemplo que ele nos deu, e abri meus olhos para isso.

Como a entrevista da minha amiga é no mês que vem, e ela não tem o dossiê pronto, me ofereci para ajudá-la a preparar o dela. Tem sido um ótimo exercício parar para pensar bem sobre os planos profissionais A, B e C. E parar para ver se é mesmo realista da nossa parte dizer que vai atuar com essa profissão quando chegar. Por exemplo, como sou educadora, o plano A supostamente seria trabalhar em escola como professora. Mas como fazer isso sem francês fluente? Como sem a equivalencia de estudos? É bom repensar nossas opções, ou preparar um passo-a-passo para chegar ao objetivo.

Vou organizar [espero que essa semana] o formato do dossiê e farei uma série sobre como montar o seu.

Até em breve!
Categories:

9 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

Ah, valeu Fê, vou conferir, essa informação eu obtive do meu professor de francês, mas faz tempo q ele não mora no Canadá.
Olha vc conseguiu essa informação aonde, passa pra gente.
Abraço

Diário Canadá Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diário Canadá Brasil disse...

Sobre o curso de Pedagogia...Aqui na UFPE existe a equivalencia de disciplinas, ou seja vc pode pegar comprovantes de presença em congressos, palestras ou disciplinas eletivas e complementares que fez e transformá-las em horas.
Foi o meu caso, precisava de 60h para concluir o curso e me formar com toda a turma, então utilizai este recurso e deu tudo certo.

uma outra opção é utilizar suas horas de trabalho na área, como estágio, para servir com horas dadas

Fernanda disse...

Já utilizei as minhas horas de congressos, apresentação de trabalhos em eventos, mas não foram suficientes... tenho 378hs, mas a USP pede 480h no total :/

Paola disse...

oi fe!
olha eu estarei esperando pra ver o modelo do dossie, viu! esta informacao vale ouro ...
beijos!

Bia Cardeal disse...

Oi! Acompanho seu blog há algum tempo, suas informações são sempre muito valiosas! Vou adorar saber sobre o dossiê. Vc sabe se para o processo federal (queremos aplicar fim do ano que vem) tbm é necessário fazer um? Não vi comentário de ninguém que está no processo.

Abraços e suceeso com seu processo e termino do curso.

Bia Cardeal
Brusque - Santa Catarina
Brasil

Fernanda disse...

Oi Bia,
a parte federal se resume a exames médicos e a envios de outras documentações, como antecedentes criminais. Como não tem outra entrevista nessa fase, não precisa apresentar outro dossiê não.

Um abraço,
Fernanda

Rêver du Québec disse...

Oi Fe, muito jóia seu post amiga, adorei e sem dúvidas vou ficar ligada em relação ao dossiê, beijos e ótima semana pra vcs.

Unknown disse...

Gostaria de saber como é este modelo, que ele precisa conter