4 de outubro de 2011

Conhecendo a política canadense - o Senado

O sistema de duas câmaras: o Senado e a Câmara dos Comuns

O Canadá tem um sistema parlamentar bicameral (bi = dois). Isso significa que existem duas câmaras distintas, cada uma com seu próprio grupo de parlamentares: o Senado e a Câmara dos Comuns.

Curiosidade: O Senado e a Câmara dos Comuns também são chamados de "Upper House" e "Lower House" (Casa de cima e casa de baixo).


O Senado
Os senadores são nominados pelo governador-geral sob recomendação do Primeiro Ministro. A fórmula para o número e distribuição dos senadores foi escrita na constituição. Em  1867, o Senado começou com 72 membros, mas esse número aumentou com o crescimento da população e geografia do país. Em 2009, o número de assentos no Senado era 105. Um senador deve ter pelo menos 30 anos de idade e deve se aposentar ao completar 75 anos.



Curiosidade: o cetro é o símbolo tradicional da autoridade do Senado e do orador. Uma vez que o cetro é deitado sobre a mesa, o Senado está oficialmente em sessão.

A Câmera do Senado

  1. Trono (é onde o Monarca ou o Governador-geral senta para ler o discurso, que diz aos canadenses o que esperar durante uma nova sessão do Parlamento e delega o consentimento real.)
  2. Orador do Senado
  3. "Clerk" do Senado e os Parlamentares
  4. Pagem
  5. Senadores
  6. Cetro
  7. Murais (cenas da Primeira Guerra Mundial, 1914-1918)
  8. Tapete Vermelho (vermelho pela monarquia)
  9. "Usher of the Black Rod"

Categories:

2 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Eu que gosto de política, mas não de políticos, adorei o post. Muito legal.

E a vida segue...

vemjunto disse...

É parece que as regras do Canadá são mais "justas" e impedem que os políticos criem raízes em suas cadeiras.
Ótimo post!
Abraço
Cleuber