17 de outubro de 2011

A organização do governo canadense

Três poderes trabalham juntos para governar o Canadá: o executivo, o legislativo e o judiciário. o poder executivo (também chamado de "Government") é o poder que toma as decisões, composto pelo monarca representado pelo governador-geral, pelo primeiro ministro e pelo cabinete. O poder legislativo é aquele que faz as leis, composto pelo senado nomeado e pela eleita "Casa dos comuns". O poder judicial é uma série de tribunais independentes que interpretam as leis passadas pelos outros dois poderes.

O Parlamento por si só é composto pelas seguintes partes: A Monarquia, o Senado e a Casa dos Comuns.

O Canadá é uma monarquia constitucional, o que significa que reconhecem a Rainha ou o Rei como chefe de Estado, enquanto o Primeiro Ministro é o chefe do governo.



Os três níveis de governo


O Canadá tem três níveis principais de governo

1- Nível Federal (do latim foedus, significando liga)
Esse nível de governo lida com áreas da lei listadas no "Ato da Constituição", de 1867, e isso geralmente afeta o país inteiro.

2- Nível Provincial (do latim provincia, significando sob o domínio romano: de pro, estando a favor de algo e vincere, conquistar) e o Nível Territorial (do latim terra)
Em cada uma das 10 províncias do Canadá, o governo provincial é responsável por áreas lestadas no "Ato da Constituição", como educação, saúde, regulamentações de estradas e recursos naturais. Em algumas ocasiões elas dividem a responsabilidade com o governo federal. 
Os três territórios têm seus próprios governos, com responsabilidades que foram dadas a eles pelo governo federal.

3 - Nível municipal (do latim municipalis, significando um cidadão para uma cidade livre)
Esse é o nível de governo que é normalmente baseado numa cidade, município ou distrito. Governos municipais são responsáveis por áreas como bibliotecas, parques, sistema de distribuição de água, polícia local, estradas e estacionamentos.

Por todo o país existem também "conselhos de banda" (band councils), que governam as comunidades das Primeiras Nações. Esses concelhos eleitos são semelhantes aos concelhos municipaid e fazem decisões que afetam suas comunidades locais.



Categories: ,

2 comentários:

Fields disse...

Muito bacana o post! Parabéns!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Teve coisa que aprendi com esse post. Valeu demais.

E a vida segue...