7 de julho de 2014

Escola no Quebec


A educação é uma prioridade para Québec. O ensino quebequense, que é de elevadíssima qualidade, está estruturado em quatro níveis, a saber:

  • o "primaire" (cujos alunos têm em média de 6 a 11 anos de idade), 
  • o "secondaire" (de 12 a 14 anos), 
  • o "collégial" (de 17 a 18 anos) 
  • e o "universitaire" (a partir dos 18 anos). 
O ensino público no Québec é gratuito a partir do "primaire" até a conclusão do o "collégial".

Sistema de ensino

Québec oferece um notório sistema de ensino e diplomas reconhecidos internacionalmente, conforme comprovado pela sua liderança na classificação mundial da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos (OCDE).

O sistema de ensino público está estabelecido em uma base linguística, francófona e anglófona, conforme a língua de ensino utilizada nas escolas. Como o francês é a língua oficial do Québec, os filhos de imigrantes, independente de sua língua materna, devem normalmente frequentar uma instituição da Secretaria de Ensino Francófona de seu local de residência até a conclusão do ensino “secondaire”. Para esses estudantes, a escola representa um local de integração tanto através da aprendizagem do francês como pela descoberta da cultura quebequense.

Moldura
moldura
Moldura
DURAÇÃO DOS ESTUDOS
Nível de estudosNúmero de anos
Préscolaire (Ensino fundamental)1 a 2 anos
Primaire (Ensino fundamental)6 anos
Secondaire (Ensino fundamental)5 an0s
Collégial (CÉGEP) (Ensino técnico e pré-universitário)2 a 3 anos
Universitaire (Ensino superior – Bacharelado ou licenciatura)3 a 4 anos
Universitaire (Ensino superior – Mestrado)2 anos
Universitaire (Ensino superior – Doutorado)3 anos ou mais
Moldura
moldura
Moldura

Público x particular

No Québec, a classe estudantil pode frequentar o ensino público ou o particular.

O ensino público é gratuito e sem despesas adicionais. Fica fácil para você, então, calcular a parcela do orçamento da sua família que deve ser atribuída à educação de seus filhos.

A rede de instituições de ensino particular é reconhecida pelo Ministère de l’Éducation, du Loisir et du Sport (Ministério da Educação, do Lazer e do Esporte). Essas instituições também oferecem programas de estudos oficiais do governo. No entanto, para frequentá-las é preciso pagar taxas de inscrição, admissão ou matrículas e mensalidades, além de respeitar condições de admissão peculiares a cada instituição.

A melhor maneira de optar pelo que existe de mais apropriado é visitar várias escolas e escolher aquela que oferece, baseado em seus próprios critérios, o melhor ensino para seu filho.

Primaire e secondaire

Educação infantil
A educação infantil (“maternelle”) prepara o aluno para os primeiros anos do “primaire”, proporcionando-lhe oportunidades de beneficiar de um enquadramento que favoreça seu desenvolvimento, de familiarizar-se progressivamente com um ambiente de aprendizagem motivante e de adquirir habilidades que facilitem seu aproveitamento acadêmico. Embora a educação infantil não seja obrigatória, a grande maioria das crianças dentro da faixa etária de admissibilidade encontra-se nela matriculada.
Ensino “primaire” (alunos de 6 a 11 anos de idade)
Que a criança tenha ou não frequentado a educação infantil, todas elas ao completarem 6 anos de idade são obrigadas a se matricular no “primaire”. O ensino “primaire” tem uma duração de 6 anos. O programa de formação “primaire” está dividido em 3 ciclos de 2 anos cada e são oferecidos serviços para alunos com dificuldades de aprendizagem.
Ensino “secondaire” (alunos de 12 a 14 anos de idade): formação geral
O aproveitamento acadêmico no ensino “secondaire” tem uma duração de cinco anos e leva o aluno à obtenção de um Diplôme d’études secondaires - DES (Diploma de Estudos “Secondaires”), dando-lhe acesso ao nível de ensino subsequente. O primeiro ciclo do ensino “secondaire”, que corresponde aos três primeiros anos desse nível, concentra-se em um programa básico de formação geral. O segundo ciclo permite que o aluno conclua em dois anos sua formação geral e, concomitantemente, explore, graças a um sistema de disciplinas opcionais, diversas vias, antes de ingressar no ensino “collégial” ou então que o aluno adquira uma formação profissional que o leve ao exercício de um ofício.
Ensino “secondaire” (alunos de 15 a 16 anos de idade): formação profissional
Os programas de formação profissional conduzem ao exercício de ofícios especializados e semi-especializados. Esses programas possibilitam a obtenção ou de Diplôme d’études professionnelles – DEP (Diploma de Estudos Profissionais), ou de Attestation de spécialisation professionnelle – ASP(Certificado de Especialização Profissional), ou de Attestation de formation professionnelle – AFP(Certificado de Formação Profissional). Os pré-requisitos de admissão para cada programa de estudos profisssionais são distintos. Conforme o programa escolhido, a duração do programa é de 1 a 2 anos.


CEGEP e Université

No sistema de ensino quebequense, o “collégial” é o degrau dos estudos superiores. Para nele ser admitido, é preciso ser titular de um Diplôme d’études secondaires – DES (Diploma de Estudos Fundamentais) ou de um Diplôme d’études professionnelles – DEP (Diploma de Estudos Profissionais). As instituições de ensino denominadas Collège d'enseignement général et professionnel – CEGEP (Colégio de Nível Técnico e Pré-Universitário) e alguns colégios privados oferecem aos estudantes as seguintes opções:

  • Programas de estudos pré-universitários com duração de dois anos preparatórios ao ensino superior; 
  • Programas de estudos técnicos com duração de três anos que habilitam o titular do diploma a empregos de técnicos ou tecnólogos. A formação técnica pode também, mediante certas condições, dar acesso ao ensino superior.
Alguns CEGEPs oferecem também um programa de bacharelado internacional. Existe uma grande variedade de programas de estudos técnicos e tais programas estão distribuídos em cinco áreas:
  • Técnicas biológicas, 
  • Técnicas físicas, 
  • Técnicas humanas, 
  • Técnicas administrattivas e artes.

Ensino superior

Os cursos de graduação são o segundo degrau dos estudos superiores. A duração dos cursos de graduação varia conforme a disciplina e da modalidade cursada.

Québec tem muitas univesidades, escolas superiores e institutos de pesquisa localizados principalmente nas cidades de Montreal, Québec e Sherbrooke. O acesso ao ensino superior também é possível na maioria das regiões graças à rede universitária composta da Université du Québec, localizada em Rouyn-Noranda, Saguenay, Gatineau, Rimouski e Trois-Rivières, e também graças à Télé-université.

Idade e equivalências


Para saber quais são as equivalências de seus diplomas, o governo criou a Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec (Avaliação Comparativa de Estudos Efetuados no Exterior do Québec), um documento que indica a correspondência existente entre seus estudos concluídos no exterior do Québec e o sistema de ensino quebequense com seus principais diplomas.


Categories: ,

0 comentários: