8 de julho de 2014

Destino definido

Após pensar, analisar, calcular, listar pós e contras, decidimos nosso destino. Mas não foi fácil!!

Tenho uma amiga próxima que mora em Toronto. Como estou indo sozinha com os meninos (explico melhor num post futuro) achei que o melhor seria estar perto de alguém em quem eu confie, no caso de qualquer imprevisto. Cheguei a comprar nossas passagens para Toronto e a combinar nossa estadia para os primeiros dias, entrei em contato com corretores de imóvel, escolas. Mas foi aí que fui obrigada a encarar a realidade: o custo de vida de Toronto é muito alto! Pelo menos para meu bolso.

Resolvi deixar meus olhos de encantamento e reanalisar a opção Toronto:

Minha amiga não vive na cidade de Toronto, mas sim em Richmond Hill. Então ou eu moraria perto dela e teria dificuldade de locomoção para o centro de Toronto ou eu moraria em downtown e ficaria longe da ajuda dessa amiga.

Se a opção é morar no centro, os valores de aluguel em regiões próximas ao metro começam em CAD$1400, apartamento de um dormitório.

Como meu filho mais novo ainda tem 3 anos, eu dependeria de daycare full time. Os valores mensais para daycare ficam entre CAD$1000 e CAD$1200 (cerca de CAD$50 por dia!)

Esses valores fizeram me coçar. Lembrei de Gatineau, minha cidade destino original, e resolvi comparar:

Aluguel de apartamento de 1 dormitório em Gatineau CAD$750 - CAD$800
Garderie (equivalente a daycare) uma amiga me disse pagar CAD$600, mas o governo subsidia chegando a CAD$7 por dia !

Então eu economizaria por mês CAS$600 em aluguel e CAD$600 em daycare, ou seja, CAD$1200 economizados por mês, valor que fará muita diferença nos primeiros meses.

Devo admitir que a possibilidade de trabalhar em inglês em Toronto era um fator que me fazia sentir mais segura quanto a conseguir emprego, mas eis que Gatineau também tem essa vantagem, por estar a poucos minutos de distância de Ottawa é completamente viável viver em Gatineau e trabalhar na anglófona Ottawa.

Posto tudo isso, entrei em contato com minha amiga Paty (do blog Patitando) e ela me contou sua visão de Gatineau, já que mora lá há alguns anos. Senti que fiz a decisão certa e inclusive fechei o aluguel de um apartamento!

Agora estou estudando a melhor forma de ir de Toronto para Ottawa com 6 malas grandes e 3 bagagens de mão. Assunto que dará um novo post.

1 comentários:

Eva disse...

Mesmo ainda não tendo nem dado entrada exatamente, estou considerando seriamente ficar em Toronto somente provisoriamente, mas me estabelecer ou em na GTA ou em Ottawa (exatamente pela facilidade de Gatineau)...