12 de janeiro de 2012

O custo da imigração.... [so far]


Pois e não é para qualquer um! Não é tão facil assim a decisão de imigrar. É uma questão não só de vontade, determinação e disciplina... é uma questão de dinheiro também, já que é um projeto caro!

Fiz umas continhas por cima do que gastei até aqui, até o envio dos documentos do federal. O que gastamos foi aproximadamente:

valores em real
Aí temos que lembrar que logo teremos consultas médicas com médicos específicos que cobram caro por consulta, exames médicos, mais gastos com correio para envio dos exames e dos passaportes, passagens aéreas... e levar um valor considerável para ter segurança financeira nos primeiros meses. E esqueci de contabilizar as aulas de francês!!

Todo esse dinheiro com a vida acontecendo em paralelo. Aluguel, escola, gasolina, seguro, convênio, compras, e todo o resto. Bom, mas como somos da opinião que é mais gostoso ganhar quando é suado, vamos convictos que valerá nosso suor!

6 comentários:

In the shape of Canada disse...

E ai Leonardo!
Pois é, eita processo caro né? Postei no meu blog os custo também, mas pelo que vejo quando chegar vai parecer fichinha os gastos com a casa nova! Mas vamo que vamo! :-)

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Eita processinho caro. Ainda bem que a recompensa vale a pena.

E a vida segue...
www.calgary2012.blogspot.com

Anônimo disse...

pois é.. e ainda tem os testes do IELTS (440 reais) e DELF ou TCFQ que não deve ser barato também.. isso para os novos imigrantes.

e toooooome investimento...

mas COM CERTEZA vale a pena!!

parabéns e paciência no federal

Unknown disse...

é realmente muito dinheiro. mas eu acho que vale a pena. Mesmo que um dia se acabe voltando. Ter uma vivência fora do país de origem vale muito !

Abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Anônimo disse...

E ai Leonardo onde vc mandou juramentar?

Fernanda disse...

Olá, anonimo
Me envie um email para fepublio[arroba]gmail.com que te passo o contato da nossa tradutora.

Abç
Fernanda e Leonardo