19 de junho de 2014

O que saber antes de se mudar para o Canada?

Está chegando o momento aguardado a tanto tempo, nossa mudança. Mas antes, é importante que tenhamos todas as informações necessárias: como será nossa recepção, documentos a trazer, a traduzir, onde nos dirigir ao chegar, quais documentos solicitar, como alugar um apartamento, como matricular as crianças numa escola, etc.

Existe uma ferramenta para ajudar os novos imigrantes nesse momento de planejamento, o Living in Canada. Respondendo algumas questões, seu perfil é criado, contendo diversas informações para o começo da vida no Canadá.

Aqui colocarei alguns pontos iniciais para quem possui a Residência Permanente. (Se você está indo para o Canadá com outro perfil, utilize o questionário do Living in Canada para informações mais precisas)

Chegando no Canadá
Você pode se preparar para sua chegada no Canadá tendo certeza que conhece todos os passos envolvidos, e que possui todos os documentos necessários que você e sua família precisam.
Na chegada você precisará apresentar: um visto canadense, a confirmação de sua residência permanente, e um passaporte válido, para você e cada membro da sua família viajando com você.

Você também precisará apresentar duas cópias de uma lista detalhada com todos os itens que estiver levando com você, e duas cópias de uma lista de itens que chegarão depois e seus respectivos valores.


As primeiras semanas no Canadá
Seguem alguns passos importantes a serem feitos nas primeiras semanas para começar sua vida no Canadá:

  • Use o mecanismos de busca para encontrar organizações de ajuda aos imigrantes de sua comunidade. Eles podem te ajudar em muitos passos de seu plano de acomodação, incluindo cursos de idioma e busca por emprego.
  • Peça sua identificação canadense com foto, como carteira de motorista, o qual deverá carregar com você sempre.
  • Peça o Cartão de Número Social (SIN), um cartão com noves dígitos numéricos que precisará para encontrar emprego no Canadá ou para ter acesso aos programas e benefícios do governo.
  • Peça seu cartão de seguro público de saúde. Em Ontário, esse cartao é chamado de Health Card. Seu visto de trabalho ou estudo deve ser válido por no mínimo seis meses para poder solicitar um health card.
  • Se você não receber por correio dentro de seis meses de sua chegada, peça um cartão de residência permanente. Esse é um importante documento de viagem e que comprova seu status de residência permanente.
  • Alugue ou compre uma casa ou explore outras opções de moradia.
  • Abra uma conta em um banco canadense e peça um cartão de crédito para que possa começar a estabelecer seu histórico de crédito no Canadá. Isso facilitará para você conseguir um empréstimo ou financiamento no Canadá.
  • Troque seu dinheiro por dolares canadenses.
  • Consiga um mapa de sua área e saiba mais sobre o transporte público.
  • Contate uma escola ou conselho escolar para matricular seus filhos.

0 comentários: