22 de setembro de 2009

Trabalhar com o quê? (Parte 1)

Já comentei que passarei os dois primeiros anos de Canadá apenas estudando, sendo assim sobrará para o Leonardo trabalhar para nos sustentar. Sabemos que ao chegar lá, nossa experiência de trabalho brasileira não contará muito, ainda mais tendo ele trabalhado em pequenas empresas. Considerando a oportunidade de recomeçar, paramos para analizar as profissões que ele gostaria de trabalhar. Aqui o Leonardo trabalha como vendedor de tubos de aço, é uma área com pespectivas de grandes ganhos, porém exige uma carga emocional muito grande. O stress que ele sofre todo dia fez com que descartássemos a possibilidade de retorno para essa área no Canadá. Na verdade, segundo ele, o que ele quer é trabalhar sossegado, em profissões simples. Há alguns anos o Leonardo fez um bico como motorista de entrega de produtos de higiene para lojas e gostou da rotina, ou da falta dela. Pensar em ser um motorista de caminhão no Brasil é algo impensável para quem quer ter o mínimo de qualidade de vida: convênio (ja que a saúde publica não funciona), escola particular (ja que a educação pública não tem qualidade), moradia, carro, alimentação, e lazer. Para ter tudo isso é preciso um salário de pelo menos R$2.500,00. Quais profissões se enquadram nessa faixa salarial? Além do salário, ser caminhoneiro no Brasil também conota uma imagem estereotipada sobre o profissional, uma pessoa de determinada classe social, com determinado estilo de vida.

Já no Canadá.... ser caminhoneiro é apenas mais uma profissão, e que ganha bem! Um long-haul truck driver ganha em média CA$20,00 por hora. O Leonardo adorou a idéia de trabalhar com isso. Mas para falar a verdade, acho que ele está acreditando que será emocionante como ele vê no programa do History Channel "Caminhoneiros do Gelo", que atravessam o Alasca.

Para incentivar ainda mais a idéia do Leonardo se tornar um "caminhoneiro do gelo" (rs), as províncias de Alberta e British Columbia têm uma classe de imigração destinada para profissionais de classe C e D do NOC (projeto piloto) nas seguintes indústrias:

  • Indústria de processamento de alimentos e bebidas
  • Indústria hoteleira:
  • - Garçons (food and beverage servers) e atendentes de quarto
  • - Balconistas e recepcionistas
  • Insdústria de manufatura
  • Indústria de transporte rodoviário
  • Indústria Alimentícia (foodservices)
Por enquanto, é apenas um idéia. Não sei se vou gostar de ficar longos períodos sozinha, já que serão longas distâncias. De qualquer forma o Leonardo vai providenciar a carta de motorista classe D e E. Quanto mais opções tivermos, mais seguros nos sentiremos.
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3 comentários:

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Olá,

Vcs estão certissimos.. o melhor é se respaldar por todos os lados. Se é uma profissão que gosta, melhor ainda, né?!..rs

Boa sorte!!!

Bjos

Rosi

camargovicente disse...

Bom..., sugiro para os amigos pesquisarem um pouco mais, sou camioneiro na America do Norte e pelo que tenho visto e ouvido a relidade mostrada no Brasil é bastante diferente da minha e de muitos outros colegas de profissão.
Ser truck driver requer um pouco mais que vontade, ainda assim é uma boa profissão. Boa sorte aos amigos, e qualquer ajuda no sentido de esclarecimentos estou a disposição.

Rafa disse...

Que legal! Hoje trabalho em escritório o dia todo, muito stress, e também quero um trabalho mais "simples".

Pensei até em trabalhar em um café ou lanchonete... qualquer coisa assim mas o salário é baixo... rsrsrsrs