12 de dezembro de 2009

Detalhes sobre o programa de mobilidade internacional

Depois que a euforia passou posso explicar direitinho como funciona o programa de mobilidade internacional da USP.

Ontem o Leonardo (recém marido, rs) ligou pra mim na Comissão de Cooperação Internacional - CCInt da USP, pois eu estava muito ansiosa já que o resultado deveria ter saído no dia 4. Então ele perguntou se já haviam a lista de aprovados para o programa do Crepuq. Felizmente eles tinham sim e responderam que euzinha tinha sido aprovada (EBA!!).

Só que a lista de aprovados ainda não havia sido publicada no site. Então eu só descobri quantos canditados, dos sete, foram aprovados. Eu estava esperando que eles aprovariam uns 4... ja que esse é o número máximo de vagas que a Bishop's poderia abrir. Mas para minha surpresa, só aprovaram 2 candidatos! Fiquei mais feliz ainda!

Agora tenho que providenciar as traduções juramentadas para serem enviadas junto com o dossier para a Bishop's University. E em fevereiro eles enviarão a carta de aceitação deles. Com essa carta de aceite que entrarei com o pedido de visto de estudante no Consulado.

Como as aulas começam no final de agosto, pretendemos ir em julho para providenciar tudo: aluguel, móveis, escola, curso de francês para o Leonardo, roupas, etc. Vamos ter bastante coisa pra fazer nesse primeiro semestre de 2010, incluindo a entrada no processo de imigração do Quebec.

Agora sobre o programa de mobilidade internacional:

  • As inscrições foram feitas até dia 27/11/2009
  • O exame de língua estrangeira e a entrevista foram feitos em 04/12/2009
  • O resultado saiu dia 08/12/2009
  • A entrega dos documentos traduzidos juramentados é até dia 15/01/2010

Requisitos para o programa:

  • Aluno de graduação: ter cursado ao menos dois semestres na USP;
  • Aluno de pós-graduação: estar matriculado na USP;
  • Ter bom rendimento e maturidade acadêmica;
  • Ter conhecimentos avançados de inglês ou francês, dependendo dalíngua utilizada na universidade para a qual a(o) pleiteante aplicará.
Documentos necessários para os aprovados:
  • Formulário de inscrição, que deve ser preenchido online diretamente no link do programa através de senha individual que os aprovados receberão posteriormente, e também impresso;
  • Certidão de nascimento ou outro documento oficial em que esteja registrado o nome dos pais;
  • Documentos específicos da universidade de opção da(o) candidato(a) (preenchimento de formulários próprios de inscrição,etc., que deverão ser verificados diretamente no sítio da instituição de destino);
  • Cópia das páginas do passaporte que contenham as informações pessoais da(o) estudante.

Sobre o CREPUQ

O CREPUQ (Conférence des recteurs et des principaux des universités du Québec - Conferência dos Reitores e das Principais Universidades do Quebec ) é um órgão privado que agrupa todos os estabelecimentos universitários quebequenses.

Para fomentar as relações com pessoas e culturas de diferentes países, as universidades de Quebec, através da Conferência de Reitores e diretores de universidades Québec (CREPUQ), criaram programas de intercâmbio de estudantes com universidades fora do Canadá.

Acordos de intercâmbio de estudantes já foram assinados com mais de 500 universidades e consórcios universitários nos seguintes países: Argentina, Brasil, Bélgica, Chile, China, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França (incluindo a Ilha da Reunião, Guadalupe, Guiana Francesa e Martinica), Alemanha, Islândia, Itália, Japão, Lituânia, México, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Reino Unido, e Estados Unidos.

Estes programas permitem que os estudantes que estejam matriculados em uma universidade (a instituição de origem) completem parte de seu programa em outra universidade (instituição de acolhimento) por um semestre, mas não mais de um ano lectivo.

Ao participar de um programa de intercâmbio CREPUQ, o aluno:

  • continua a ser registrado na sua instituição de origem
  • paga o valor habitual de sua instituição de origem e não a taxa de matrícula da instituição de acolhimento
  • ganha créditos da instituição de acolhimento para com os seus graus da instituição de origem, e se for o caso, continua a receber ajuda financeira para que possam beneficiar os estudantes da sua instituição de origem.

Os participantes devem pagar os custos de transporte, de estadia e outras despesas (tais como taxas de administração e seguros de saúde) que podem ser exigidos pela instituição de acolhimento.

As universidades normalmente não emitem diplomas para os alunos de intercâmbio CREPUQ que hospedam.

Categories:

4 comentários:

D. e CM. disse...

Que bom gente
Eu tinha certeza que a coisa ia andar, nao adiantava ir na 'doida' , na pressa...a gente sempre tem que pensar com calma e analisar todas as possibilidades.
Agora voces verao que as coisas ficarão mais fáceis, pois terás feito curso em Universidade canadense o que abrirá muitas portas.
Tudo de bom

Danielle

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Só dois aprovados? Isso só valoriza ainda mais sua conquista. Parabéns.

E a vida segue...

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Realemnte vc foi muito bem! :)
Como foi o teste de lingua que vc teve que fazer?(n lembro se comentou em outros post)

Tudo de bom.

Manu disse...

Eu quero participar do Crepuq, meu ingles eh avancado e sou a Federal do Rio de Janeiro. Meu namorado ja teve o visto negado, se eu for aprovada no programa e me casar, eh possivel ele ir comigo ou nao posso ser casada pra participar do Crepuq?