22 de novembro de 2011

Em ranking de qualidade de vida de 26 cidades do mundo, SP fica em 24º

Matéria extraída do site G1 22/11/2011 20h37 - Atualizado em 22/11/2011 20h54



Capital paulista venceu Johannesburgo, na África do Sul, e Mumbai, na Índia. Nos primeiros lugares ficaram Nova York, Toronto e São Francisco.


Uma pesquisa da empresa Price Waterhouse Coopers (PwC) mediu a qualidade de vida em 26 cidades do mundo. Foram avaliados itens como transportes, infraestrutura e preço da alimentação. São Paulo foi a única cidade brasileira na lista - e não se saiu muito bem, terminando em 24º lugar.
Não é preciso viajar o mundo pra perceber que o transporte em São Paulo não é dos melhores. "É muita gente para pouco transporte", reclama a dona de casa Rosimeire Dioti. "Falta muito ônibus, demora demais de um pro outro", queixa-se a doméstica Fátima Passos.
Transporte
A pesquisa mundial comparou a capital paulista com outras 25 cidades. Em transporte e infraestrutura, São Paulo ficou em penúltimo lugar, empatada com Mumbai, na Índia. E na frente só de Johannesburgo, na África do Sul. Os motivos: congestionamentos, acesso do centro ao Aeroporto de Cumbica e uma rede tímida de trens e metrô.
O diretor do departamento de infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Cavalcanti, explica algumas razões para o resultado. "Uma visão, nos últimos anos, onde o transporte coletivo se concentrou no ônibus urbano, que é poluente, movido a diesel, emissor de gás de efeito estufa e que ocupa a rua", afirma.
Saúde e segurança
Em saúde e segurança, de novo, a penúltima entre as cidades analisadas. À frente só de Moscou, na Rússia.
Custo
A cidade ainda amarga outro penúltimo lugar no custo das cidades. Para essa análise, é levado em conta, por exemplo, o preço do táxi e do almoço. "Compare o preço do hambúrguer em São Paulo e no resto do mundo. É exorbitante essa cidade", critica o geólogo Enzo Nico Júnior.
Numa economia global, a qualidade de vida pesa na hora de atrair e reter os melhores profissionais e investimentos. Cidades que não pensam nisso perdem competitividade, garantem os pesquisadores.
Sustentabilidade
Naquilo em que São Paulo vai bem o mérito é de todo o Brasil. Graças, por exemplo, ao uso de álcool no tanque dos carros e ao consumo de eletricidade limpa, gerada em usinas hidrelétricas, a capital paulista está entre as 10 melhores em sustentabilidade.
Para o Instituto Ethos, São Paulo está longe de ser uma cidade sustentável, embora venha adotando algumas boas medidas. "Fazer a inspeção veicular e reduzir a poluição do ar na cidade de São Paulo é iniciativa importante. A implantação de uma frota de ônibus movida a etanol, só na cidade de São Paulo que está sendo feito", diz o vice-presidente do instituto, Paulo Itacarambi.
Na classificação geral (veja tabela abaixo), a primeira colocada no estudo foi Nova York. Depois, Toronto, no Canadá, e outra cidade americana, São Francisco. São Paulo ficou em 24º lugar, só à frente de Joahnnesburgo e Mumbai.
Para o coordenador da pesquisa, Hazem Galal, São Paulo pode aproveitar o Mundial de futebol para fazer mudanças. "É muito importante, realmente, aproveitar os investimentos que estão sendo feitos para a Copa para melhorar o desempenho da cidade como um todo".
Classificação geral
PosiçãoCidadePontuação final
Nova York, EUA1.226 pontos
Toronto, Canadá1.195 pontos
São Francisco, EUA1.172 pontos
Estolcomo, Suécia1.147 pontos
Sydney, Austrália1.126 pontos
Londres, Inglaterra1.122 pontos
Chicago, EUA1.120 pontos
Paris, França1.117 pontos
Cingapura1.067 pontos
10ªHong Kong1.061 pontos
11ªHouston, EUA1.050 pontos
12ªLos Angeles, EUA1.043 pontos
13ªBerlim, Alemanha1.016 pontos
14ªTóquio, Japão1.013 pontos
15ªMadri, Espanha967 pontos
16ªSeul, Coreia do Sul882 pontos
17ªPequim, China729 pontos
18ªAbu Dhabi, Emirados Árabes Unidos705 pontos
19ªXangai, China697 pontos
20ªCidade do México, México692 pontos
21ªMoscou, Rússia664 pontos
22ªSantiago, Chile658 pontos
23ªIstambul, Turquia598 pontos
24ªSÃO PAULO, BRASIL595 pontos
25ªJohannesburgo, África do Sul593 pontos
26ªMumbai, Índia492 ponto
Categories: ,

2 comentários:

Patitando disse...

Oi Fernanda, estou passando por aqui para avisar que há algo de errado com seu feed... As atualizações pararam no final de outubro. Eu já cancelie a assinatura e refiz, mas segue dando o mesmo erro.
Bem que estava estranhando sua falta de posts...
Aproveito para desejar muito sucesso na entrevista!!!

bj!
Pati

Anônimo disse...

Oi, parabéns pelo blog!

Só queria fazer uma correção: A pesquisa feita pela Price aponta as 26 cidades com maiores oportunidades no mundo e não de qualidade de vida. São coisas bem diferentes. Se fosse qualidade de vida Mumbai não aparecerei nem nas 50 primeiras.

abs