26 de agosto de 2012

A entrevista da Missão 2012


Chegou o dia da entrevista do Leonardo na Missão de Recrutamento do Quebec. A ansiedade (da minha parte) foi grande, mas acredito que o maridão tenha ido bem.

Bom, antes de contar sobre como foi a entrevista de hoje, devo mencionar que houve um teste antes via Skype. Quando ele foi agendado não sabíamos se se tratava da mesma empresa ou se era para uma segunda. Esse teste foi feito às 21h30 de um dia de semana a fim de avaliar o nível de conhecimento de francês do candidato. Desde que o Leonardo se candidatou a essa vaga contratamos aulas particulares com nosso professor de francês para chegar no dia da entrevista com o francês afiado. No dia do tal teste de francês via Skype, marcamos uma hora de aula, assim ele já estaria aquecido para o teste. Quando começou a entrevista eu estava ansiosíssima, imagino ele como estava. Apesar de ser via skype a entrevistadora não utilizou o vídeo, sendo assim pude ficar pertinho ouvindo tudo, bem quietinha. A entrevistadora o cumprimentou em português e seguiu para as 10 questões do teste. "Ok", disse meu marido. E ela começou "question 1: comment allez vous?". "Question 2: Comment vous vous appellez?"  Question 3:Le Quebec est une province du Canada?" "Question 4:Aimez-vou du sport?" "Question 5:Avez-vous dejá voyager?" e outras que não me recordo. O teste foi tão pausado e com questões tão simples, comparado com o que meu marido tinha se preparado a responder, que ele ficou pasmo e só respondeu o que foi perguntado "je vais bien" "oui" "oui, j'aime le sport", Oui, j'ai voyagé". Mas apesar do sentimento de não ter mostrado o real conhecimento da língua, meu marido teve a oportunidade de conversar bastante com a entrevistadora. Ela deu bastante informações sobre a vaga, sobre a dificuldade de mão de obra no Canada, sobre a cidade para onde é a vaga, etc.

Depois do teste voltamos para as aulas de francês e nos animamos ainda mais com a possibilidade do Leonardo ser contratado e de irmos morar em Gramby (essa vaga não é para a Ville de Quebec). O Leonardo passou a fazer aulas de 30 minutos todos os dias para se preparar para e entrevista do dia 25/08.

Quando chegou o dia da entrevista presencial, não pude ir junto (infelizmente). Mas quando chegou em casa me contou que teve duas entrevistas e um teste. Foi primeiro entrevistado pelo o chefe da produção da empresa, este fez perguntas específicas da função, se ele sabe trabalhar sob pressão, etc. Em seguida recebeu um questionário técnico em inglês. Segundo ele, não conseguiu responder metade das questões. Depois do teste foi chamado para conversar com o diretor da empresa. Para a nossa surpresa o diretor falava português fluentemente, então a entrevista acabou sendo em português. O Leonardo me disse que achou todos muito simpaticos e que o diretor da empresa ficou animado com o fato dele ter o CSQ e já conhecer e participar do processo de imigração. Ao fim da entrevista ele disse que entraria em contato por email para marcar um teste prático que acontecerá em São José dos Campos.

O Leonardo chegou bem animado da entrevista e começamos a imaginar como seria a vida numa cidadezinha do Canadá. Mas tentamos não elevar demais nossas expectativas. Pensamos da seguinte forma: se der certo e o Leonardo for contratado será muito bom pois poderemos ir com a segurança de um emprego, mas se não der certo, não perdemos em nada, apenas continuamos com nosso processo federal, na realidade ainda assim ganhamos pela experiência desse processo de seleção.

0 comentários: