2 de fevereiro de 2010

Pouco caso

Mais uma vez me revolto com o sistema de saúde brasileiro. O que me espanta é que eu ainda acreditava que mesmo com demora, funcionava. Estava enganada...
Desde domingo venho sentido uma dor constante na lombar, mas precisamente na região dos rins. Eu também havia percebido uma constância maior de idas ao banheiro. Mas como domingo é dia de plantão, e a dor estava sendo controlada com analgesicos, deixei pra depois. Na segunda fui trabalhar a base de Tylenol AP. Mas na ida ao trabalho tive que descer desesperadamente do ônibus para vomitar. Isso e mais alguns outros indícios me fizeram suspeitar que havia "pão no forno" (se é que me entendem). Então que assim que pude corri para um laboratorio fazer um Bhcg. E para a nossa felicidade (já que não seria o melhor momento) o exame deu negativo.
Mas a noite a dor piorou. Não consegui fazer nada. Pra vocês perceberem o grau do problema: eu não quis nem entrar na Internet!! rs. Arreguei e voltei pro Tylenol. Graças a ele consegui dormir umas poucas horinhas. Vomitei antes de dormir e outras vezes durante a noite. Acoredei 5hs da manhã e pedi que alguem me acompanhasse ao hospital.
A minha vontade era de ir no Hospital Universitário da USP, mas eu não aguentaria atravessar São Paulo para isso, fui num Hospital mais perto de casa. Cheguei as 7hs da manhã. Saí às 16hs!!!!
Parece até mentira, mas tenho uma declaração com essas poucas horinhas. Porque levou 9 horas para um atendimento médico? Deixe-me explicar: Primeiro você é mal atendido pelo segurança que não deixa qualquer um entrar no hospital. Só pode passar 1 acompanhante. Você espera alguém aparecer no balcão para fazer sua ficha. Ai você espera muuuito mais para passar na triagem com a enfermeira. A enfermeira chama 7 pacientes, entram alguns acompanhantes também, na sala só tem 4 cadeiras. Para completar os acompanhantes resolvem sentar também! A enfermeira olha pra sua cara e avalia quanto você deve esperar e marca no X se seu caso é gravíssimo, grave, sério, ou bobo. Para minha sorte fui considerada um caso bobo.
Logo em seguida você é direcionado a voltar a sentar no corredor de espera e esperar ser chamado pelo médico. Uma vez lá você não sabe quando sairá ou quando será atendido. Depois do atendimento ou você é dispensado ou ganha a medicação na veia. Eu ganhei uma! E tive que esperar muuuuiiiittttooooo. Tanto que cansamos de esperar e fomos atras de descobrir onde estavam as enfermeiras que preparam a medicação. Lá recebi soro na veia com Buscopan. Depois de todo o soro acabar, você cole os outros exames. Eu fiz coleta de urina, e recebi uma notícia ótima: o exame leva de 2 a 3 horas pra ficar pronto. OK!
Fomos tomar algo. Quer dizer, meu acompanhante tomou, eu só vomitei. Voltamos para o corredor de espera. E la ficamos. Cochilei, vomitei, bebi água, vomitei, esperei, me indignei, esperei mais um pouco... Até que quando percebemos, estavamos lá esperando por 4 horas!!
Quando FINALMENTE retornei no médico para saber do resultado do meu exame de urina ele me diz: "seu exame está normal", escreve "TOMAR PELO MENOS 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA" e me receita Buscopan no caso de sentir dor!!!!!!!! Fiquei P*!!!
Eu já sabia que eu poderia tomar Buscopan!! E que eu tenho que tomar 2 litros de água!!!!!!!! Até a minha avó passava essa recomendação!
Fiquei 9 horas pro médico me receitar algo que eu já estava tomando! Que ódio!!
Eu, incorfomada, insisti: "e se a dor não passar?"
Ele responde: "aí é melhor você voltar pra fazer um ultrassom, porque você deve estar com uma pedrinha descendo no rim. Ele só não falou "mas esse trabalho, repasso pra outro médico, porque eu não tô afim!"
Ahhhhhhh! nem tenho mais o que dizer pra demostrar minha revolta!! Para exemplificar mais ainda o descaso com o povo: Vovó Arlinda!
É rir para não chorar
Categories:

10 comentários:

Jhon disse...

Fernanda, muitos médicos agem como se os pacientes fossem inimigos que estão ali somente para infernizar. Como se você não tivesse nada mais importante pra fazer e quisesse passar 9h no hospital....
Espero que vc encontre um médico bom que lhe peça ultrassom, e q vc melhore, viu?
bjs

Anônimo disse...

melhoras.....
Afinal no Canadá vc tb vai esperar, mas como no relato dos blogs, nem tanto.

P disse...

já dizia a música "que país é esse?"

:-/

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Falam que o sistema medico do Canada não é muito bom, mas com certeza ninguem deve ter esse descaso e tb ficar 9 horas esperando não tem logica!
No hospital particular que tem perto da minha casa ja fiquei 3 horas esperando para o cara me antender em 2 min no max e não falar nada de util ... imagina o SUS!!! Deve ser de 9 horas para + msm!

Tudo de bom.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Infelizmente acho difícil haver algum lugar pior que o Brasil em relação à saúde pública.

E a vida segue...

Anônimo disse...

Pessoal, no Canadá as coisas funcionam... mas por órdem de gravidade também. É possível demorar até mais do que isso dependendo da quantidade de casos no PS para atendimento. Os profissionais que também fazem a triagem tem um preparo melhor. A negligência médica é punida com seriedade. Outra diferença é que o sistema de saúde não está falido. Existe a figura do médico da família que trata proativamente da saúde da família "adotada".

Estimo suas melhoras... E vai ver melhor o que é isso ai né! Faz o ultrasom!

Abraços...

Patitando disse...

Oi Fernanda... Melhor procurar logo um urologista, ficar sentindo tanta dor assim não é normal!

Eu também detesto emergência de hospital, seja público ou particular...

Melhoras para você, essas dores são terríveis!

Bea disse...

Oi Fe,

nossa que coisa heim? Que horror!! Mas olha não é só o sistema público que não funciona não. Hoje minha mãe estava com problema de pressão alta e meu pai a levou ao ps da unimed. Ela ficou umas 4 horas pra depois sair de lá com remedinho pro estômago e pra dor de cabeça... é, isso mesmo!!!
Se for pra tomar remédio desse jeito, é melhor nem ir no médico, afinal... qq um sabe o que é um remédio pra dor né?
Espero que vc esteja melhor.

Obrigada pelo comment lá no blog. Vamos ver se vai ter alguma promoção pro final de fevereiro/ início de março. Senão vamos ter que apelar pro reembolso e torcer pra q dê certo. Estou revoltada!!

Bjos

Patricia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Acredite, no Canadá pode ser tão ruim quanto ou pior do que isso. Falo com conhecimento de causa. Já viu grávida de alto risco aos 7 meses de gravidez com uma dor insuportável esperar 8 horas pra ser atendida? Eu já. Aqui, em Montréal. E o atendimento depois desssa espera toda? Bem, nem vou comentar. Saúde pública no Brasil é uma vergonha, mas estou aqui há pouco mais de um ano e não vi nada melhor. Minha estada é temporária e te digo, te tudo que presenciei, não viveria para sempre, ou ainda, não ousaria ter meus filhos por aqui. De coração, melhoras pra vc!