18 de maio de 2010

Para entender a educação do Quebec

O ensino é gratuito para todos os residentes do Quebec, do martenelle ao ensino superior.



O sistema de educação pública de Quebec é laico, e é estabelecido sobre uma base linguíestica, francofona e anglofona, sendo essas utilizada nas escolas. Desde que o francês é a língua oficial do Quebec, filhos de imigrantes, independentemente da sua língua materna, devem, normalmente, participar de um conselho escolar francófona de sua comunidade até o final do ensino médio. Além disso, as classes mistas (meninos e meninas) é a norma em todos os níveis da educação.
Há também uma rede de instituições privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação, Recreação e Lazer. Estas instalações também oferecem currículos oficiais. Para atendimento, no entanto, deve pagar as taxas e cumprir os requisitos de admissão de cada um.

A freqüência escolar é obrigatória para todas as crianças de 6-16 anos. O ano letivo começa no final de agosto ou início de Setembro e termina geralmente antes de 24 de junho Sua duração é de pelo menos 180 dias.

Links:


Ministère de l’Éducation, du Loisir et du Sport

Programa de Formação da Escola Quebecoise

Está disponível no site do Ministério da Educação, Lazer e Esportes uma brochura bem completa com o programa de formação da escola no Quebec para o sistema de educação infantil e fundamental.



Diferentes Nomenclaturas

Como o sistema de ensino no Canadá é gerido pelos diferentes governos provinciais do Canadá, a forma como as fases de ensino são agrupadas e nomeadas podem ser diferentes para cada região. Por exemplo, o Ministério da Educação em Nova Scotia refere-se ao jardim de infância (Kindergarten) como Grade Primary. Além disso, ao contrário da sua denominação francesa em Quebec, o Junior Kindergarten e o Kindergarten de Ontário são chamados Maternelle e CPE (Centre de la Petite Enfance) em francês. Os alunos nas províncias Prairie não são obrigados por lei a freqüentar creches. Como resultado, a educação infantil nem sempre é disponível nas cidades menores.

Segue um quadro com as diferentes nomenclaturas para cada província. Clique na imagem para ampliar.


Categories: ,

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Post muito bom pra aprender tudo sobre o tema. Valeu.

E a vida segue...

Jorge e Loriane disse...

Ótimo post, sempre com grande qualidade informativa! Estava procurando algo assim e tinha visto no FEL. Essa semana eu devo colocar no meu blog algo que compare o sistema brasileiro com o sistema quebecois.

Jorge e Loriane disse...

Ah, se vc me permitir, eu gostaria de colocar um link no meu post de comparação dos 2 sistema de ensino q vá direto para esse seu post. Posso?

Patitando disse...

Oi Fernanda, excelente post, super informativo!
Valeu...