16 de maio de 2011

Voltando ao processo

Após uma semana de descanso pós-parto acho que é hora de voltar um pouco a cabeça para o próximo passo do nosso processo e para o nosso preparo. A qualquer momento podemos receber a carta com a data da entrevista e precisamos nos preparar para ela!

Por enquanto não posso fazer muito, já que ainda estou me recuperando do nascimento do meu filho. Pretendemos fazer algumas aulas particulares específicas para a entrevista, mas lembrei de algo que posso, e devo fazer: o dossiê!!!

Já escrevi sobre como fazer um aqui, e agora que chegou minha hora, quase deixo passar!!

Vou aproveitar os momentos de sono do meu pequeno e elaborar nosso dossier. Será um item a menos para nos preocupar antes da entrevista.

Outro detalhe que não posso me esquecer, é a inclusão de mais um dependente no nosso processo. Nos documentos enviados nossa família é constituida apenas pelo casal e um filho, e pagamos taxa referente apenas a nós três. Agora com mais um dependente precisamos fazer o passaporte do nosso caçula. Ainda preciso pesquisar sobre os detalhes da inclusão de um bebê no processo e sobre o passaporte de menores de um ano, mas volto aqui para compartilhar o resultado da pesquisa.

No meio tempo, continuamos aguardando a convocação...
Categories:

10 comentários:

Diário Canadá Brasil disse...

Fê,
Tava com saudades.
Bjos
Diariocanadabrasil.blogspot.com

Gardene disse...

Olá! Parabéns pelo bebê! Tenho acompanhado seu blog e gostaria de te dar umas dicas.
Primeiro quero te falar que estou quase no fim desse processo, pois recebemos esta semana nossos pedidos de exames e passaportes.

A dica é a seguinte: não tire o passaporte de seu bebezinho agora, não vale a pena!!!

Falo isso por experiência própria. Fizemos (eu e meu marido) a entrevista para o CSQ em junho/2010 e enviamos os documentos para o Consulado em junho também. Meu filho dois meses depois, ago/2010. Assim que ele nasceu enviamos cópia da certidão de nascimento dele para o CSQ (não é necessário enviar o passaporte, liguei no BIQ para saber). Em outubro fizemos o passaporte dele, que só tem validade de 1 ano e enviamos para o Consulado. Acontece que agora temos que tirar outro passaporte para ele pois o atual vence em outubro e o Consulado precisa de um passaporte válido por pelo menos seis meses para a emissão do visto, ou seja, antes do seu bebê completar um ano e bem antes do passaporte dele vencer vocês já terão que tirar um novo.

Aconselho vocês a ligarem tanto no BIQ quanto no Consulado e tentarem adiar o máximo possível a emissão do passaporte do bebê. Assim vocês não pagarão dois passaportes à toa (e não é barato, né!)

Abraços!!!

Gardene Aguiar
http://gardeneaguiar.blogspot.com

Anônimo disse...

Oi Fê,
Quanto ao passaporte, você pode tirar normalmente, mas ele terá a validade de acordo com a idade do seu filho, ou seja, o passaporte só valerá por um ano...
Funciona da seguinte forma, até os 4 anos de idade da criança, o passaporte vale de acordo com a idade, tipo de 0 a 1 ano = 1 ano... maior de 4 anos em diante, cada passaporte valerá por 5 anos. Mas é tranquilo para tirar, só não deixei para última hora para tirar o passaporte dele hein... Afinal, a PF anda demorando muito para agendar e emitir... bem mais do que era antes de 2009.

Boa sorte e que vcs consigam ir em paz para a terra prometida com essa família especial e linda que você tem.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

E que vocês dêem um show na entrevista.

E a vida segue...

Unknown disse...

Parabéns pelo baby !!
Felicidades e sorteee nos preparativos para entrevista.

abraços !
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Paola disse...

parabens pelo bebe! que vcs sejam muito felizes e saudaveis!!

Fernanda disse...

Gardenia e Brazucanedian,
obrigada pelas dicas! Eu ja sabia que o passaporte de bebes valiam apenas por 1 ano, mas pensei que necessariamente precisaria tira-lo para apresentar na entrevista. Vou verificar, se não precisar... melhor!!

Abraço,
Fernanda

GSBlaser disse...

Parabens pelo nascimento do bebe e que tudo de certo com os preparativos!
Sandro by http://cresenf.blogspot.com/

Lupatinadora disse...

Fernanda, você não pára!!!

Parabéns pelo Nicholas e vamos em frente no processo!

bjo

Fernanda disse...

Oi Lu,
nã consigo ficar parada mesmo! rs

bj
Fernanda