15 de janeiro de 2010

Back to the start?

Hoje sofremos um bocado com uma questão de interpretação.
O Leonardo estava dando uma olhada no edital do concurso da Petrobras e queria descobrir se para a vaga de técnico mecânico o curso que ele fez no Senai era aceito. Bom, fomos conferir no site do Senai então. E lá é dividido em cursos de aprendizagem industrial, cursos técnicos e cursos de formação continuada. Para não ter dúvida nenhuma resolvemos ligar lá na unidade onde ele fez o curso. É... era o que tinhamos receio... o curso que ele fez não é considerado técnico.
Na hora que tivemos essa resposta caiu nossa ficha: se não serve para o concurso, também não serve para a imigração! Ai caramba!!
Ai já começamos a bolar alternativas. E se formos só com o visto de estudante e a bolsa da universidade? E se esperarmos eu me formar? Já estou no último ano mesmo... etc..
Depois de ficarmos nervosos e preocupados fui pedir a opinião de outras pessoas em comunidades sobre a imigração do Quebec. No orkut de cara confirmaram que não seríamos aceitos, mas recebi um link com a tabela comparativa dos diplomas brasileiros com os do Quebec. Essa aqui.
O curso que o Leonardo fez é um curso profissionalizante de mecânica geral, com mais de 3200 horas além do estágio. Mas quando preenchemos o questionário online a opção que temos é "professional high school diploma", e o curso dele não é um técnico de ensino médio.
Mas ao preencher o teste online em francês percebi que o termo usado é "diplome d'études secondaires profissionnelles" e que na tabela esse diploma equivale ao curso profissional feito após 8 anos de estudos primários. Então poderíamos ser aceitos. Ou não?

Para ter certeza enviamos um email para o escritório de imigração do Quebec hoje perguntando se poderíamos ser aceitos com o curso profissionalizante. Segundo a resposta automática que recebemos, em até 10 dias teremos resposta a nossa dúvida.
E se caso não ser aceito, ou iremos apenas com a minha bolsa de estudos, ou esperaremos eu me formar no final desse ano para então enviar nosso dossiê.
Estamos com nossos dedos cruzados para termos uma resposta positiva!
Categories:

4 comentários:

Sabrina disse...

Olá, estou com vocês, com os dedos cruzados para dar tudo certo!

Beijos e Boa Sorte!!!
Sabrina

patitando disse...

Na minha humilde opinião, se o curso se encaixa em "diplome d'études secondaires profissionnelles" ele será aceito sim... Depois dê notícias!

bj...

D. e CM. disse...

Gente
Calma que tudo vai dar certo e se ajeitar
Nao criem fantasmas ou fiquem nervosos por antecipacao, pra tudo tem um jeito...de qq forma vcs irao, pode demorar 6 meses a mais mas irao.
Tudo de bom

Danielle

merciquebec disse...

oi pessoal, concordo com a pati, esse curso tem carga horária suficiente para um "diplome d'études secondaires profissionnelles"- portanto, vai dar certo!
bjokas.