3 de janeiro de 2010

Dada a largada!

O ano nem começou direito e já estamos doidos para deixar tudo em ordem. Amanhã enviarei os documentos que precisam ser traduzidos juramentadamente (essa palavra existe?), também ligarei para o CCint-USP para confirmar se são só esses documentos a serem traduzidos e para pedir a senha de acesso ao site de inscrição da Bishop's.

Essa semana também iremos ao Senac fazer a matrícula do Leonardo para o curso intensivo de férias de francês. Também entraremos em contato com o Senai para saber dos cursos de formação continuada nas áreas de contrução civil e mecânica.

Estivemos pesquisando empregos para o nível técnico no Quebec e descobrimos que há profissões com maior demanda. O Leonardo é tecnico de mecânica geral e tem experiência como operador de maquina de CNC, profissão em demanda. Mas como faz muuuuiiiito tempo que ele deixou a área (há mais de 5 anos) não temos tratamento prioritário pelo escritório de imigração. Para se ter esse tratamento é necessário ter atuado na área nos últimos 5 anos, ou ser recém formado. Ele não se enquadra em nenhum desses dois. Aí pensamos que ele poderia fazer um curso de formação continuada do SENAI para que ele voltasse à área. O curso tem duração menor de 6 meses, dando tempo para ele terminar antes da nossa viagem.

Outra vantagem desses cursos de curta duração, é que ele pode aprender outras profissões que poderão ser opções na hora de arrumar emprego. Pensamos em profissões como: soldador, carpinteiro, eletricista, mecânico de manutenção, construtor residencial, intalador de drywall, instalador hidráulico.

Ele já fez o curso de drywall, agora vamos escolher um outro curso para aumentar as chances de entrada no mercado de trabalho. As opções de empregos que ele poderá exercer são: técnico mecânico industrial, instalador de drywall, truck driver. E mais um dos cursos que citei acima. Além de empregos que não exigem conhecimento nenhum, como warehouse shipping clerk (pessoa que carrega/descarrega os caminhões para entrega).

Para saber informações sobre os cursos do Senai acesse as seções Aprendizagem Industrial e Formação Continuada. Os cursos normalmente são de curta duração e com preços acessíveis.

Categories: ,

6 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Poucas vezes eu vim alguém como vocês. São uma prova fantástica de planejamento e garra. Meus parabéns.

E a vida segue...

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

é uma ótima ideia!
Depois vou até fazer um post sobre isso :)

Tem muita gente da construção civil ganhando mais que graduados!

Tudo de bom.

D. e CM. disse...

Gente
Eh bom saber que as coisas estao caminhando, quando a gente faz as coisas de cabeça fria as ideias fluem melhor nao eh mesmo? Quem iria o quebec seria a solução? E vcs lembro tao desesperados para ir de qualquer jeito srsr...a chave de tudo eh planejamento, façam cursos aqui no Brasil porque tem muita coisa que é bem valorizada no Canada.

Tudo de bom para voces e um excelente inicio de ano (e o ano inteiro ! ) :-)

Danielle

Fernanda disse...

Muito obrigada César,
pretendemos amenizar as dificuldades que encontraremos na nossa chegada!
Ficamos muito felizes com o elogio!

Abç,
Fernanda

Fernanda disse...

É Dani, em pensar que iríamos de qualquer forma... Persebemos que numa questão tão séria como a imigração é necessário ter todas as idéias amadurecidas para então serem postas em prática. Não esquecerei da sua contribuição para estarmos pensando no Quebec. Valeu muito a dica!!

Bjs
Fernanda

Ninha disse...

Oieeee

Meus Deus, da até gosto ver tanto planejamento, garra e fé. Parabéns mesmo... Canadá precisa de jovens assim como todos nós que realmente queiram investir e crescer lá.

E nada como começar um ano novinho com tantos objetivos e metas né? Isso é importante pois no final das contas fazemos com gosto para galgar aquilo de bom que estar por vir.

Muito legal... parabéns a vcs.

Bjs
Ninhae Do