4 de março de 2010

Experience Class Quebecois

O “Programme de l’expérience québécoise” ou “Quebec Experience Class” (PEQ), é um novo programa de imigração acelerada que permitirá que os estudantes internacionais e Temporary Foreign Workers (trabalhadores com visto temporário) no Québec apliquem à imigração permanentemente para o Québec. O PEQ, que foi posto em prática em outubro de 2009, divide aguns aspectos em comum com sua versão federal, o Canadian Experience Class (CEC), que começou a aceitar pedidos em setembro de 2008.

No entanto, o processo PEQ vai ser ainda mais simplificado do que o processo CEC, e os candidatos poderão se qualificar no âmbito do PEQ, mais cedo do que o CEC, após chegarem pela primeira vez no Canadá.

Ambos os programas de imigração operam em um modelo "pass-fail", o que significa que, se todos os requisitos para o programa são cumpridos, o candidato é elegível. No entanto, se qualquer um dos requisitos para qualquer programa não são cumpridos, o requerente não estará habilitado a aplicar no âmbito desse programa.

Tanto no âmbito do PEQ e do CEC, existem duas correntes distintas: uma para os estudantes estrangeiros, e outro para trabalhadores estrangeiros temporários.

Sob o PEQ, os estudantes estrangeiros serão elegíveis para solicitar um Certificat de Sélection du Québec (Certificado de Seleção de Québec, um documento que permite ao seu titular a imigrar para o Quebec, comumente conhecido como um CSQ) se:
  1. Tiver obtido um diploma de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação Québec; 
  2. Estudaram no Quebec, pelo menos, 1.800 horas (dois anos) e 
  3. Mostrarem que tenham concluído com êxito um curso de francês nível B1 Québec em uma instituição de ensino, se os seus estudos não terem sido concluídos em francês.

Trabalhadores estrangeiros temporários no Québec serão elegíveis para se candidatar a um CSQ se:
  1. Têm 12 meses de experiência de trabalho em uma ocupação hábil, gerencial ou profissional, nos 24 meses anteriores ao seu pedido no Québec
  2. Estão empregados e possuem status legal em Québec, no momento da sua aplicação e 
  3. Que tenham concluído com êxito um curso de francês nível B1 Québec em uma instituição educacional, ou fornecer resultados de um teste de proficiência em francês padronizado. Como alternativa, eles podem mostrar que tenham cumprido os requisitos de francês da ordem profissional que rege sua profissão no Quebec.

Aplicação do PEQ é um processo mais simplificado e acelerado do que a aplicação do CEC. Enquanto o Canadian Experience Class é uma aplicação rápida no nível federal, o seu processo de candidatura exige a apresentação de documentação completa para o Escritório de Imigração Canadense para avaliação. Por outro lado, os candidatos sob o PEQ vão ser capazes de aplicar pela internet e enviar a documentação mínima para o Escritório de Imigração do Québec.

Pelo processo de candidatura para o PEQ ser tão simplificado, as autoridades de imigração do Quebec esperam que as candidaturas do PEQ possam serem concluídas de forma relativamente rápida.

No entanto, aplicar a imigração para o Quebec em qualquer das categorias é um processo de duas etapas em que um candidato obtem primeiro o CSQ, e em seguida, envia o seu pedido de Cidadania e Imigração do Canadá para a aprovação federal antes de seu visto de imigração canadense (Residente Permanente) possa ser emitido . Autoridades de imigração Federal são responsáveis pelo processamento de verificações criminais e médicas.

O PEQ oferece uma vantagem para os estudantes estrangeiros no Quebeque, em que eles não precisam de experiência de trabalho em Québec para ser elegível para o PEQ e podendo até iniciar o processo de pedido seis meses antes da data prevista de graduação. No entanto, seu pedido só será avaliada mediante apresentação de prova de que se formou.

Os trabalhadores temporários estrangeiros no Québec só precisam de um ano de experiência de trabalho elegíveis para se beneficiarem do PEQ, enquanto trabalhadores temporários estrangeiros em outra parte no Canadá precisa o dobro da quantidade de experiência de trabalho antes de se tornarem elegíveis para a CEC.

Clicando no título, você pode conferir a brochura sobre o programa: Vivendo em Quebec depois de seus estudos (versão em inglês).
Categories:

1 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Tomara que isso facilite pra muita gente.

E a vida segue...