21 de março de 2010

Mochileiros - Oeste Canadense

O mochileiro Zay Harding visita o oeste do Canadá, um território maior do que toda a área da União Européia onde se encontram as províncias de Saskatchewan, Alberta, Columbia Britânica e Yukon - casa de nove milhões de pessoas. Ele começa sua jornada épica, na província de Saskatchewan, onde faz canoagem através do Parque Nacional Prínce Albert, antiga residência do lendário Canadense Grey Owl, o primeiro famoso conservacionista.

Harding pega um trem ao sul através das Grandes Planícies, as terras planas conhecidas como "cesta de pão canadense", para Saskatoon, de onde voa para Edmonton, em Alberta.

Capital de Alberta Edmonton enriquece com o dinheiro do petróleo, mas Zay vai verificar a sua maior atração turística, o West Edmonton Mall, um dos maiores do mundo, que se estende ao longo de cinco milhões de metros quadrados - do tamanho de Central Park de Nova York. Existem mais de 800 lojas no complexo, mas não é esse o interesse de Zay pois ele vai fazer bungee jumping, nadar, andar com os pinguins, praticar tiro antes de pular na cama do hotel mais popular do Canadá, Fantasy Hotel, onde cada quarto tem um tema diferente. Zay engata uma carona com um caminhoneiro, cantando até Calgary para o maior evento da região - a debandada de Calgary.

Ele visita a aldeia indígena onde se encontra com a princesa índia que explica a associação americana nativa Stampede e experimenta uma iguaria tradicional Stampede - ostras da pradaria.

Zay viaja de carro de Calgary ao longo da deslumbrante paisagem de Icefields Parkway, uma das maiores do mundo em unidades cênicas. Ele pára em Lake Louise, conhecida como a jóia das Montanhas Rochosas, e a geleira Alcabasca e toma um banho em Hot Springs. Em seguida, ele encontra Gordon Stenhouse que está concorrendo ao maior estudo sobre ursos do mundo - em torno de Jasper National Park. Zay sai com alguns de seus tripulantes para trabalho de campo, arrumando isca para atrair e registrar os movimentos do urso.

A última etapa de sua viagem leva Zay a bela província isolada do Yukon e Dawson City. Durante a corrida do ouro, Dawson City foi a maior cidade ao norte de San Francisco - durante os seis anos de febre do ouro estima-se que US $ 100 milhões de ouro foi descoberto aqui. Agora é o lar de meros 18.000 habitantes! Zay vai para Bonananza Creek, onde tudo começou antes de ingressar Dave Miller, um garimpo de segunda geração, para ver como é feito hoje em dia e Simon Mason Wood, que pesa e derrete o ouro em barras. Mais tarde, naquele dia, Zay pára no bar para uma bebida local, o coquetel "sour toe", uma bebida na qual um dedo do pé humano petrificado é mergulhado no copo - algo que ele não gosta nenhum pouco!

Para sua aventura final, Zay vai para o Rio Tatshenshini que atravessa uma das áreas mais desertas do mundo. Depois de um passeio selvagem com corredeiras, encontra-se em um lago glacial, onde o vento deixa-o ir mais longe. Apesar disso, não há dúvida que é um lugar incrível para terminar sua viagem - um tributo à beleza maravilhosa que é ocidental Canadá.


Confira o programa fazendo o download do Torrent ou assistindo direto da internet
Categories:

1 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Hoje à noite já tenho coisa boa pra assistir em casa.

E a vida segue...