31 de julho de 2010

Quebec empurra imigrantes para Gatineau

Reportagem de 18 de março de 2010

"Eu tenho o meu currículo, eu tenho tudo - até a minha mala", disse
Eric Rakotomena, imigrante de Madagascar que nunca esteve em
Outaouais antes, mas que gostou do que viu. (Kate Portes/CBC)
Quebec renovou seu impulso para atrair imigrantes de Montreal para as regiões com menor desemprego, e está trazendo mais recém-chegados para Outaouais.

“Enfrentamos um grande desafio em Quebec”, disse Robert Mayrand, chefe de integração de serviço travail Outaouais (SITO), ressaltando que a província está tendando aumentar sua população em suas diferentes regiões.

Ele estima que seu grupo, que oferece serviços de emprego e formação para os imigrantes, ajuda a 200 pessoas a encontrar empregos no Outaouais cada ano.

“Isso significa que estamos contribuindo em termos de receitas pessoais para a economia de Outaouais – são 6 milhões por ano que empurramos para dentro do sistema.”

Em 2008, 87% dos imigrantes se instalaram em Montreal, e apenas 2,7% em Gatineau, segundo relatórios da Imigração do Quebec. Cerca de 1 200 imigrantes fazem Gatineau seu novo lar a cada ano, segundo relatórios da província.

No entanto, a taxa de desemprego de Montreal foi de 9,2 por cento em Fevereiro de 2010 - significativamente superior à taxa de 6,1 por cento em Gatineau, segundo o relatório mais recente da pesquisa em vigor das Estatísticas do Canadá. Estatísticas como essas levaram o governo de Quebec de trabalhar mais para redistribuir os imigrantes em toda a província.

Uma das iniciativas da provincial é financiar viagens de ônibus que levam os imigrantes a diferentes regiões do Quebec para aprender sobre a região e conhecer os empregadores locais. Mayrand afirma que a volta do tour à Outaouais reiniciou este ano, após um hiato curto no programa, que foi lançado em 2002.

Eric Rakotomena, que é originalmente de Madagascar, estava entre os 50 imigrantes que embarcaram em um ônibus de Montreal na semana passada para verificar o Outaouais e as oportunidades de trabalho lá.

Ele já visitou Quebec City, Mont Tremblant e Tadoussac, mas admite que não sabia muito sobre Gatineau antes de sua visita e ficou impressionado com o que aprendeu.

"Eu quero ficar aqui agora", disse ele. "É tranquilo e para toda a vida, há várias oportunidades para fazer o que você quer e eles são muito solícitos aqui em Gatineau."

Rakotomena e seus companheiros de excursão ouviu do vereador Joseph de Sylva, que falou de sua própria experiência de ter vindo de uma família de imigrantes. De Sylva, que representa a ala de Versant, diz que Gatineau é calorosa e aberta, e todos encontram o seu lugar lá. Outro vereador e um oficial de imigração do Quebec também estavam a postos para falar sobre as vantagens da comunidade.

Depois, os visitantes participaram de entrevistas de emprego pré-arranjadas antes de seguirem para a feira de emprego na arena Robert-Guertin organizada pelo Emploi-Quebec e pela Câmara de comércio de Gatineau. Eles também ganharam um tour pela cidade.

Rakotomena esperava encontrar um emprego como maitre D.

"Eu tenho o meu currículo, eu tenho tudo - até a minha mala", disse ele. "Como eu disse, eu estou pronto para ficar aqui hoje."

Rakotomena trabalhou como maitre D em Madagascar e em Israel antes de chegar em Montreal, quatro anos atrás. No Canadá, ele foi incapaz de conseguir um emprego na sua área, apesar de que ele fala cinco línguas, incluindo francês e Inglês.

Ele culpou a concorrência feroz e elevada taxa de desemprego em Montreal.

“A necessidade existe”

Mayrand disse que os empregadores no Outaouais estão ansiosos para contratar, em parte devido à estabilidade no mercado de trabalho fornecido pelo governo federal.

Ele acrescentou que a comunidade é multilingue e multicultural, devido à sua proximidade com Ottawa. "Isso ajuda a desenvolver um bom senso de estar aberto para outras pessoas."

Ele reconheceu que, embora a demanda por trabalhadores imigrantes pode ajudar nas finanças e indústrias de serviços, as coisas são mais difíceis para os profissionais, como médicos, que necessitam de credenciamento por uma associação de regulamentação.

"Isso é outra bola do jogo", disse ele. "É um desafio muito grande. Para nós é como uma parede em que nós sempre esbarramos."

Hicham Alaoi, que é originalmente de Marrocos, foi outro candidato a emprego esperançoso na excursão de ônibus. Alaoi é formado em engenharia civil e planejamento urbano na França. Ele chegou em Montreal, em janeiro, e disse que foi atraído para Outaouais pelas oportunidades de patinar, andar de bicicleta e pela cena cultural na vizinha Ottawa. No entanto, Alaoi, que não fala inglês, acredita que há mais oportunidades de emprego para ele em Gatineau.

"O nível de trabalho em Gatineau e a cultura em Ottawa - você precisa de ambos", acrescentou ele em francês. "Um complementa o outro, na minha opinião."

Alaoi disse que ele terá de passar por alguns exames para que suas habilidades sejam reconhecidas no Canadá, e reconhece que ele pode ter que aceitar um trabalho que é menos interessante para ele.

Enquanto isso, pronto para trabalhar, Rakotomena não conseguiu fechar um trabalho em sua primeira visita à Gatineau e teve que se juntar aos outros no ônibus de volta a Montreal.

Ele disse que estará de volta em breve.

"Tenho certeza", disse ele. "Sim, é por isso que eu venho aqui."

28 de julho de 2010

Fim de curso e primeiros dias de emprego novo

Que coisa boa que é receber um certificado de francês em apenas 2 semanas!!

Foram exatas 2 semanas a duração do curso online que fiz, onde recebi um certificado de 20 horas do módulo 4. Isso equivale a 80 horas de francês no total, ou seja, em tese eu ainda estaria no basico 2 do Senac.

Bom, o curso superou minhas exectativas. Achei todas as atividades desafiadoras e muito úteis para o processo do Quebec. Acredito que se você tem uma base de francês e quer dar uma adiantada, ou retomar alguns pontos é uma boa opção. Mas fico em dúvida em relação à conversação. No único momento que somos convidados a falar, somos incentivados a preparar um texto base antes e então gravarmos o audio. Não sei..... pra mim, aprender um idioma é ser exporto à língua, mas não unilateralmente. Ok, podemos aprender a entender o que nos é falado mas como fazemos pras palavras sairem da nossa boca? Ler um texto em francês também não substitui um diálogo, onde precisamos improvisar e não temos outros recursos a recorrer senão ao que já sabemos.

Enfim... o que estou tentando dizer é que gostei bastante do curso, estou com vontade de fazer mais um módulo, mas não acho que só ele será o suficiente para me preparar para a entrevista. O que eu farei se a entrevistadora me perguntar algo que está fora do meu roteiro? Pra evitar surpresas e inconvenientes, vou achar um tempo na minha agenda para aulas particulares. Assim ficarei mais tranquila em relação à conversação em francês.

Quem quiser conhecer o curso, acesse o site da École de Français Québécois.

Mudando de assunto,
Estou gostando MUITO do novo emprego. Está sendo uma experiência muito rica, e já posso ver que encontrarei situações parecidas no Canadá.

De vez em quando eu paro e fico pensando em quão irreal é estar numa sala onde o palestrante é Irlandês, a moça da sua direita é sul-africana, a da esquerda é americana e todos estão conversando em inglês, no Brasil. Tem momentos que dá pra esquecer que estamos mesmo no Brasil. Para mim, que estudei em escola pública, o que estou vivenciando é surreal. Estou muito feliz e tenho certeza que aprenderei muito!

26 de julho de 2010

Fim da moleza

Pois acabou minha mordomia. Hoje foi meu último dia de férias. Amanhã começo no meu emprego novo. Estou na maior expectativa. Me sinto menos ansiosa por saber que não serei a única nova lá, todos serão. É uma escola internacional que abriu uma nova unidade. Então tudo será novo, assim como todos os funcionários.

Como já comentei antes, essa experiência será um test-drive. Trabalharei nos moldes comparáveis aos canadenses: a estrutura física da escola, estrutura curricular, o calendário escolar (o ano letivo começa agora), idioma exclusivamente estrangeiro. Será uma ótima oportunidade para ficar craque no inglês, e me sentir segura para quando chegar no Canadá.

Mas como nada é perfeito, esse semestre será bem puxado. Vou trabalhar até as 16h, não terei tempo de ir pra casa, irei direto para as minhas aulas na faculdade as 19h30, só chegarei em casa depois da meia noite. O francês terá que entrar nesse intervalo das 16h as 19h. Mas já o meu filhote........... só verei mesmo nos fins de semana........... [q triste].

Não será fácil, mas passará rápido. Logo estarei formada, falando bem o francês para a entrevista e mandando os documentos para o Quebec!!

Conheça Ottawa

Conheça Outaouais



25 de julho de 2010

Enfim, meu CAQ chegou!

Depois de dois meses de espera, recebi finalmente meu certificat d'acceptation du Québec (CAQ) para estudos.

Infelizmente ele não me servirá para o seu propósito...... que pena....

Mas como paguei $100 para recebê-lo, faço questão de anexá-lo aos meus documentos do processo de imigração. Acredito que mensionar já possuir um certificado de aceitação do Quebec deve valer alguns pontinhos de adaptação. Aí já poderei aproveitar o assunto e contar sobre a minha vaga na Bishop's, que desistimos de ir como estudantes porque queriamos mesmo era imigrar, etc...

Pra falar a verdade, hj ta dando uma vontadezinha enorme de ir. Ai... se desse.... eu ia! M-A-S nunca que ficaria 6 meses longe do meu filho, ou colocaria na frente de um bem para a família por um bem pra mim. De qualquer forma, qual seria o propósito de eu ir sozinha estudar lá? Voltar com o diploma canadense? Para? O objetivo é ir para ficar, então vamos fazer da forma mais garantida.

Mas eu posso ficar imaginando como seria né? Seria muito legal! rs

Voltando para a realidade. Demorou mas chegou. Logo logo mando meus docs.... por enquanto vamos estudando o francês.

24 de julho de 2010

Só perco cada dia mais a esperança...

Inevitavelmente as eleições se aproximam e os mesmos assuntos voltam: a lista de políticos envolvidos em crimes que estão tentando se recandidatar, artistas falidos que querem entrar na política...

Ano eleitoral só me serve para reforçar minha vontade angustiante de ir para outro pais, onde as pessoas costumam usar a cabeça na hora do voto.

Esse ano já tem uma listinha com 20 "pseudo-famosos" tentando vaga na carreira política. Clique aqui para saber quem são. Sinto vergonha por eles.

E para provar que essa gente é mesmo bem intencionada, segue o link de uma reportagem sobre o que o Frank Aguiar conseguiu com sua vida política: clique aqui.

Mas mesmo assim, com expectativas baixíssimas para essa eleição, faço questão de fazer minha parte e pesquisar sobre os meus candidatos. E vou votar querendo que um dia as coisas tomem jeito no Brasil.

23 de julho de 2010

Ai que vergonha

To ate com vergonha de voltar com o antigo template.... hheheh

Sabe quando a gente põe uma roupa que não é a sua cara, e faz a gente pensar "essa não sou eu". Foi assim que me senti nessa peregrinação pelos vários templates que testei.

Bom....... espero tomar vergonha na cara agora e parar com essa conversa. rs

22 de julho de 2010

Vamos pra onde agora?

Sherbrooke era nosso destino até a pouco tempo. Mas na realidade não fomos nós que escolhemos Sherbrooke. Essa falta de opção veio junto com a opção pela Bishop's University, quando ainda pensávamos em ir com a minha bolsa. Como o plano mudou, e não vou mais estudar na Bishop's [buáááhhh], não precisamos mais ir necessariamente para Sherbrooke.

A cidade é linda, e tem muitos brasileiros. Inclusive, aqueles com quem tive contato são muito legais e prestativos. Mas todos que estão lá, ou quase todos, escolheram a cidade justamente pelas universidades. Existe um forte boato de que Sherbrooke não tem muitas vagas de emprego. Se é verdade ou não, não sei. Sei que essa idéia é muito relativa, já que não está claro de que área estamos nos referindo.

Bom, Sherbrooke ainda poderá ser um destino para nós, ainda não nos decidimos. Mas estamos pensando em outras regiões mais promissoras.

Monteregie é uma região onde ouvimos falar por conta das ofertas de emprego. Não aprofundei minhas buscas sobre essa região, mas procurarei saber mais. Está na nossa lista de possíveis destinos.

Montreal também entra na nossa lista. Na verdade, não penso muito em Montreal. O Leonardo sim, acha ser uma cidade interessante para recém chegados. Não sei, acredito que existem cidades com mais vantagens (a meu ver) que Montreal.

Gatineau. Eis a cidade que tem mais me chamado a atenção ultimamente. E não é por causa da Pati! [rs] Mas sim por estar a uma ponte de Ontario. Pensar na idéia de poder trabalhar em inglês no Canadá não me assusta. Agora trabalhar em francês... ui! Seria muito reconfortante poder estar no Quebec, podendo aprender a língua com o cotidiano, contar com o apoio do governo quebecois e saber que se não conseguir emprego por estar com o francês muito fraco poderemos procurar emprego em Ottawa e voltar para jantar.

Eu gosto muito do francês, aprendo a língua me divertindo. Tenho certeza que não terei problemas de viver no Quebec e falar só o francês. Essa preocupação que me referi acima é principalmente para meu marido  que não é muito entusiasmado com o francês. Mas estar do lado de Ottawa tem outra vantagem para ele, que quer trabalhar na construção. Temos um amigo na construção que mora em Ottawa. Isso facilitaria o primeiro passo. Também é bom por ser uma cidade grande, com muitas vagas nesse ramo.

Gatineau supriria as minhas necessidades, de viver numa cidade verde, tranquila, onde posso criar meu filho com qualidade de vida. E Ottawa supriria as necessidades de meu marido, dando mais segurança por ter mais ofertas de emprego, conhecidos no ramo, e um idioma que não o assusta.

Bom, estou estudando todos os destinos da nossa lista. Precisamos levar em conta muita coisa. Por isso precisará ser uma decisão feita por nós dois. Tenho certeza que faremos a escolha certa.

Isso é vida real

Essa semana me sentei no sofá para assistir dois filmes que mexeram muito comigo. Os dois retratam histórias de extremas dificuldades e de superação das mesmas.

Costumamos enxergar nossas vidas com foco nas dificuldades pelas quais passamos, não vemos tudo o que temos e como somos privilegiados em relação a tantas outras pessoas. Exemplos como os dessas duas histórias me faz lembrar de que minhas conquistas não foram tão grandes como gosto de pintá-las.

Fica a dica de dois ótimos filmes e duas maravilhosas reflexões.


Um sonho possível

O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.





Preciosa

No Harlem, a jovem Claireece “Precious” Jones (Gabourey Sidibe) sofre as mais diversas privações. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.


21 de julho de 2010

Brasileiros no Cirque du Soleil

Reportagem do site OiToronto. Escrito por Julieta Jacob

O emprego pode ser o dos sonhos de muita gente, mas para tê-lo é preciso talento, coragem e disposição 
para encarar uma rotina pra lá de dinâmica.

Desculpe, tive que mudar

Gente, quero pedir desculpas por não sossegar e deixar o template do blog quieto.
Prometo que não mudarei por um tempo! heheh

20 de julho de 2010

Não era para irmos mesmo

Vendo as coisas como estão caminhando, tenho percebido que fizemos a escolha certa de termos ficado. As coisas realmente não aconteceriam do jeito que planejamos.

Por exemplo, para conseguir meu visto de estudante eu teria que esperar o meu CAQ sair, ou declarar que ficaria menos de seis meses. Mas, por conta de alguns documentos, meu CAQ ainda não saiu, e o documento que faltava já foi enviado há um mês atrás. Imagino a correria que seria para esperar o CAQ, correr atras de despachante para ir no consulado para pedir o visto de estudante e o visto de trabalho.

Outra coisa que poderia atrapalhar nossos planos é a ajuda de uma amiga que iria apresentar o Leonardo a algumas pessoas da área que ele quer trabalhar. Como essa amiga nossa está com problemas pessoais, não seria momento para pedir esse tipo de ajuda. Ela poderia até discordar do que estou falando, mas eu não gostaria de incomodar.

E para completar, fui chamada por duas escolas que eu sempre quis trabalhar. Vou ter que fazer a coisa chata [ironia] de escolher onde quero trabalhar.

No fim, vamos fazer as coisas direito e com segurança. Estou mais segura pelo fato de eu ser a aplicante principal e com o meu francês. A idéia agora é ir um passo de cada vez.

19 de julho de 2010

Mais uma mudança

Para não perder o costume de mudar a cara do blog de tempos em tempos, passei o fim de semana testando vários templates. Quero pedir desculpas para quem tentava acessar o site e cada hora via de um jeito.

Depois de um bom tempo com aquela aparência laranja, que já estava me enjoando, resolvi mudar para um template diferente.

Ainda não sei se ficarei com esse mesmo. Por enquanto essa será a cara do blog.

Espero que tenham gostado!

17 de julho de 2010

Como fazer o orçamento familiar

Como uma das tarefas do curso de francês que estou fazendo é a elaboração do orçamento familiar no Quebec, tive que fazer o meu. Mas achei super interessante as dicas dadas na aula. No curso recebemos uma planílha pronta, onde apenas colocamos os valores que calculamos. Vou postar aqui um modelo para quem ainda não fez seu orçamento familiar possa o fazer de forma mais perto da realidade canadense possível.







Para calcular os valores da tabela segue uma lista de links
Links para montar seu orçamento

Existem também algumas dicas para o cálculo.

Uma delas é em relação a energia elétrica. Quando for procurar um apartamento, fique atento em relação a eletricidade estar inclusa no valor do aluguel ou não. Se não estiver inclusa, você poderá ter uma surpresa com o valor da conta nos meses de inverno. Enquando que no verão você pagará algo em torno dos $50, no inverno poderá chegar nos $200! Uma ótima saída é optar por um pacote que a Hydro Quebec (empresa de energia) oferece: você paga um valor fixo durante os 12 meses do ano.

Outra dica é como calcular o valor mensal com vestimentas. Segundo o curso, o valor médio por pessoa é de aproximadamente $80. Mas existem "brechós" onde recém chegados podem encontrar roupas muito mais barato ou até mesmo de graça.

Para os custos com internet, televisão e telefone, existem empresas que oferecem pacotes promocionais com esses serviços. É uma boa economizada!

Quero facilitar a vida de vocês, então vou disponibilizar a planílha pronta que tenho aqui. É só acrescentar os valores que vocês pesquisaram.


Faça o download clicando aqui

15 de julho de 2010

Primeiras impressões sobre o curso de francês online

Comecei ontem [FINALMENTE!] o meu curso de francês online pela L'École de Français Quebecois. Vim compartilhar minhas primeiras impressões.

Sinceramente, comecei o curso acreditando que esse seria um curso do estilo do Live Mocha, só que pagante (apesar do Live Mocha ter sua versão pagante). Mas não é. Cheguei pronta pra encontrar um conteúdo mastigadinho, e que eu conseguiria fazer em três ou quatro dias um módulo. Ahhhhhh..... como me enganei.

De cara encontrei um exercício de revisão de conjugação. E qual foi minha surpresa quando estavam pedindo o imperfeito! Pra ser muito sincera, até o presente simples eu teria algumas dúvidas, agora o imperfeito..... A segunda coisa que fiz no curso foi pedir a ajuda do professor. Essa ajuda é feita através de email. Ainda não descobri se os professores se comunicam com os alunos por msn ou skype. Como o email demorou um pouco pra ser respondido, descobri que nesse ponto (de conjugação verbal) somos nós que devemos correr atrás e praticar muito! Para isso contei muito com a ajuda do site Le Conjugueur. Maravilhoso esse site! hehe

Uma outra coisa que me surpreendi (nem tanto, porque já tinha ouvido na aula gratuita que o site oferece) foi o sotaque quebecois. Parece que o cara tem uma batata na boca!! To acostumada a assistir muito a TV5, eles não falam assim! rs Mas, apesar da dificuldade inicial com a compreensão da fala, tenho certeza que ajudará muito para quando chegarmos por lá.

São nos dados exercícios de compreensão da aula, sobre o tema do "vídeo", exercício de conjugação, aula sobre o tempo verbal, aula sobre costumes do Quebec, exercícios orais. No fim, percebi que é a distância, mas não é mole!

Como esse é meu segundo dia de curso, ainda não posso ser muito firme na minha opinião positiva sobre o curso. Mas já adianto que estou gostando do que vi até agora.

Se você estiver interessado em conhecer o curso, você poderá experimentar uma aula de graça. Na página inicial do site da escola você encontra a opção.

13 de julho de 2010

Falhas na seleção e na integração de imigrantes no Québec

Reportagem da Radio-Canada Internacional. Programa de 14 de maio de 2010, Canada Direto.

Os relatórios do verificador geral do Québec sempre dão o que falar, já que eles apontam para certos problemas da administração pública.

O mais recente relatório do verificador Renaud Lachance afirma que "os critérios para a seleção de novos imigrantes não se adaptam à realidade do mercado de trabalho". Em 2009, somente 9% dos candidatos selecionados tinham uma formação em um setor em demanda no Québec. Também aponta que 50% dos pedidos de imigração tinham erros de avaliacao ou informações desconhecidas.

De acordo com o relatório, o ministério da imigração não usa indicadores socio-econômicos para avaliar a capacidade real que a Província tem para receber e integrar ao mercado de trabalho os imigrantes recém chegados .

"Os imigrantes são selecionados, chegam ao Quebec e descobrimos que eles tem índices de desemprego maiores que os trabalhadores nascidos aqui, e os que conseguem emprego têm mais qualificações que o necessário".

O relatório recomenda que o ministério da Imigração do Québec passe a dar mais pontos, mais prioridade ao critério de integração ao mercado de trabalho dos imigrantes altamente qualificados, que formam a maioria dos recém-chegados.

"Se o Quebec quer aumentar o número de imigrantes, vai ter que selecionar candidatos que se integrem mais rapidamente ao mercado de trabalho".

No ano passado, o Québec, que tem um sistema de seleção de candidatos independente do resto do Canadá, recebeu 50 mil imigrantes, 5 mil pessoas a mais que em 2008.

"O guia de seleção vai muitas vezes selecionar candidatos através de suas características sócio-profissionais, ou seja, se falam francês, estão abaixo dos 30 anos e são casados. Essas são boas características, mas a integração ao mercado de trabalho é outra coisa..."
 
Hector Vilar afirma que o ministério aceitou todas as recomendações do verificador. Agora é esperar para ver se as coisas vão mudar...
 
 
Para ouvir o programa na íntegra clique aqui

12 de julho de 2010

Existe outro lado sim

Essa semana o Sandro (do blog Vivendo nosso sonho) postou o relato de um imigrante sobre a dificuldade que ele enfrentou em sua imigração, levando ele a decidir voltar ao Brasil.

Como relatos sobre as dificuldades são bastante raros na blosgosfera, achei importante repassá-lo.

" Acompanho seu blog [do Sandro] e fico feliz que depois de tanta luta você finalmente tenha conseguido o emprego dos sonhos na sua área. Eu tambem imigrei para o Canadá (Toronto) e depois de algum tempo fiz a constatação de que seria muito difícil ou quase impossível trabalhar na minha área de formação.

A vida que eu tinha no Brasil era fantástica em todos os sentidos e eu só imigrei porque não aguentava mais o Brazilian way of life de se dar bem em cima de todo mundo. Eu estava cansado dos espertos no trânsito, no trabalho, na política enfim cansado de tudo que uma pessoa honesta e trabalhadora está cansada no Brasil, mas tive que tomar a decisão de voltar ao meu país e continuar minha vida por aqui pois depois de ver como as coisas realmente funcionam para "imigrantes qualificados" não tenho outra escolha senão voltar para o Brasil.

No dia em que deixei o Canadá experimentei um misto de sentimentos. Estava feliz pois retornava pra casa e todo o sofrimento de se sentir tantas e tantas vezes inútil para trabalhar em empregos que não fossem survival jobs tinha acabado e ao mesmo tempo eu estava triste pois estava deixando um país onde as coisas são organizadas para dizer o mínimo.

Não me arrependo em nenhum momento de ter imigrado pois eu tive a oportunidade de conviver com diversas culturas, aperfeiçoar meu inglês e saber como é viver no dito primeiro mundo mas se eu pudesse dar um conselho aos futuros imigrantes eu diria: Pensem bem no que estão fazendo e tenham reservas financeiras suficientes para viver no Canadá sem emprego por um bom tempo e para voltar se for o caso.

Não quero com este comentário desencorajar ninguém de imigrar para o Canadá pois esta escolha é extremamente pessoal e não cabe a terceiros decidir.

Gostaria de não ser hostilizado por brasileiros que estão aí ou que estão quase imigrando por ter escrito esse comentário pois só quiz dizer que existem dois lados dessa moeda que chamamos de imigração. Abraço "

* ATUALIZANDO *

A Marilena também fez uma referência ao post do Sandro, e completou comentando sobre a experiência dela e de sua família. Concordo com tudo o que ela disse. Acredito que todos que têm filhos devam concordar também.

Para ler o port da Marilena no seu blog Tudo ao mesmo tempo, clique aqui.

6 de julho de 2010

Vamos estudar francês?

Mudamos! Que bagunça que tá a minha cabeça! Onde é que tudo foi parar? Nossa, não tinha idéia de como mudança poderia nos desorganizar tanto! Em meio a roupas em caixas, sacolas com todo tipo de coisas, a listas de coisas pra comprar, estou tentando começar meu curso de francês online.

A distância porque estou de férias e não to. É muita coisa pra fazer e meu filhote ta comigo. Então, para não perder MAIS tempo, estou pensando na possibilidade de fazer o curso de francês a distância da L'école de Français Québécois .

O detalhe desse curso é que os módulos são de 20 horas, não de 50 horas como os cursos regulares. Outro fato é que ele é reconhecido pelo Ministerio de Imigração do Quebec.

Já fiz meu teste de nível, e começo a partir do módulo 4. Minha vontade é de fazer 2 módulos nessas férias e em agosto começar um curso regular no básico 3. Vou ainda ajeitar as coisas aqui em casa para então começar o curso, mas assim que der início, passo aqui para contar o que estou achando dele.

2 de julho de 2010

Que puxa...


Ahhhh...... Que puxa.........
Não foi dessa vez que vimos a cor do Hexa.
E o Brasil tinha que perder no meu aniversário?! Que falta de sorte!!
Acho que hoje Dunga terá mais um dia de fúria.

 Segue o vídeo: