28 de julho de 2010

Fim de curso e primeiros dias de emprego novo

Que coisa boa que é receber um certificado de francês em apenas 2 semanas!!

Foram exatas 2 semanas a duração do curso online que fiz, onde recebi um certificado de 20 horas do módulo 4. Isso equivale a 80 horas de francês no total, ou seja, em tese eu ainda estaria no basico 2 do Senac.

Bom, o curso superou minhas exectativas. Achei todas as atividades desafiadoras e muito úteis para o processo do Quebec. Acredito que se você tem uma base de francês e quer dar uma adiantada, ou retomar alguns pontos é uma boa opção. Mas fico em dúvida em relação à conversação. No único momento que somos convidados a falar, somos incentivados a preparar um texto base antes e então gravarmos o audio. Não sei..... pra mim, aprender um idioma é ser exporto à língua, mas não unilateralmente. Ok, podemos aprender a entender o que nos é falado mas como fazemos pras palavras sairem da nossa boca? Ler um texto em francês também não substitui um diálogo, onde precisamos improvisar e não temos outros recursos a recorrer senão ao que já sabemos.

Enfim... o que estou tentando dizer é que gostei bastante do curso, estou com vontade de fazer mais um módulo, mas não acho que só ele será o suficiente para me preparar para a entrevista. O que eu farei se a entrevistadora me perguntar algo que está fora do meu roteiro? Pra evitar surpresas e inconvenientes, vou achar um tempo na minha agenda para aulas particulares. Assim ficarei mais tranquila em relação à conversação em francês.

Quem quiser conhecer o curso, acesse o site da École de Français Québécois.

Mudando de assunto,
Estou gostando MUITO do novo emprego. Está sendo uma experiência muito rica, e já posso ver que encontrarei situações parecidas no Canadá.

De vez em quando eu paro e fico pensando em quão irreal é estar numa sala onde o palestrante é Irlandês, a moça da sua direita é sul-africana, a da esquerda é americana e todos estão conversando em inglês, no Brasil. Tem momentos que dá pra esquecer que estamos mesmo no Brasil. Para mim, que estudei em escola pública, o que estou vivenciando é surreal. Estou muito feliz e tenho certeza que aprenderei muito!
Categories: , ,

5 comentários:

Marcos disse...

Olha só eu fiz o teste online e recebi mensagem de nivel 4.
Agora não entendi se vc fez 20 horas e equivalem a 80 como funciona isso?

Fernanda disse...

Oi Marcos,
realmente isso não deixei muito claro.
Bom, o curso equivale a 20 horas por módulo. Como eu acabei de concluir o módulo 4, em tese, eu teria feito 80 horas no total (4 módulos x 20 horas cada) Entendeu?

Resolveu fazer o curso? Eu gostei, espero que você também goste.

Um abraço,
Fernanda

Marcos disse...

Entendi.
Mas se vc pedir o certicado de horas agora, ele viria constando apenas as 20h que vc cursou, ou constaria que o módulo/nível que vc fez equivalem a 80h de um curso comum?

Fernanda disse...

É um certificado de apenas 20 horas.

Diário Canadá Brasil disse...

Que bom amiga. Eu tbm já estou morrendo de saudades dos meus pequenos alunos.
Só eu mesma...rsrsrsrsrs