25 de março de 2011

Governo canadense cai após moção de censura do Parlamento

Reportagem do jornal Folha de São Paulo, 25/03/2011 - 19h09

O Parlamento canadense votou nesta sexta-feira uma moção de censura contra o governo conservador minoritário de Stephen Harper, o que antecipará sua queda e a realização de eleições legislativas antecipadas no início de maio.


A moção de censura, considerada "histórica", foi apoiada por 156 votos, ou seja, pelo conjunto dos deputados de oposição presentes, contra 145 votos dos conservadores.

Primeiro-ministro canadense Stephen Harper, que deve renunciar após monção de censura do Parlamento


Trata-se de algo inédito na história do parlamentarismo britânico, cujo modelo é seguido no Canadá, país da "Commonwealth" que tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth 2ª.


Depois da sessão, Harper e o chefe do bloco liberal, Michael Ignatieff, deram declarações que inauguravam a campanha eleitoral. O primeiro centrou-se na economia, e o segundo nas questões éticas e de democracia.

Harper não citou as razões que levaram a oposição a censurar seu governo, mas defendeu seu orçamento e invocou a necessidade de defender a reativação da economia ainda "frágil".

"Infelizmente o NPF (Novo Partido Democrático, de esquerda) e o Bloco Quebequês deram a entender que já tinham decidido ir às eleições, algo que os canadenses "claramente não queriam", afirmou Ignatieff.

O premiê em final de mandato deverá anunciar neste sábado sua demissão e a dissolução do Parlamento ao governador-geral David Johnston.

Ao sair da casa do representante da rainha da Inglaterra, o primeiro-ministro deverá anunciar a data das eleições --a quarta em apenas sete anos.
Categories: ,

2 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Regras do parlamentarismo. E bom nos habituarmos.

E a vida segue...

Edison disse...

O governador-geral não é o representante da rainha da Inglaterra, mas sim da Rainha do Canada, Elisabeth II, que também é rainha da Inglaterra.