14 de março de 2010

Então vamos!

Pois é... resolvemos. Não vamos poder perder a oportunidade de ter uma atenção maior no processo por estar numa profissão em demanda. Também não queremos arriscar em esperar eu me formar para então enviar os documentos, já que não podemos adivinhar o que pode acontecer durante o ano em relação ao processo. Como o César e a Pati mencionaram, existe uma possibilidade de mudar a forma de avaliação do idioma no processo do Quebec, assim como está mudando no federal. Então o melhor que podemos fazer é adiantar o quanto podemos.

Então tá! Tudo resolvido, formulários preenchidos, documentos separados... com exceção  dos comprovantes de idioma e o pagamento da taxa.

Comprovação do idioma
Para facilitar minha vida o meu querido Leonardo cursou 50h no Senac, mas me fez o favor de faltar no dia da prova final. Ele pretendia fazer a prova em um outro dia, porém, deixou passar 15 dias e perdeu direito à mesma, sendo assim... reprovado! Fiquei muito, mas muito brava com ele. Tentei conversar no Senac, pedindo uma declaração dessas horas cursadas. Mas me disseram que na mesma declaração virá dizendo que ele foi reprovado. Mas me disseram também que ao fazer o teste de nível deles nos é entregue uma filipeta com o nível em que estamos, o nome do avaliador e a data. O que faremos então é pegar a declaração, juntar com o teste de nível e enviar no dossier. Aí vemos no que dá!

Pagamento da taxa
Um probleminha que encontramos também foi em relação à taxa do processo. Para o requisitante principal são $390, para o cônjuge $150 e para cada filho mais $150. No nosso caso, o total é de $690 dólares, ou seja, R$ 1195,00. Só que ficam faltando justamente R$195,00 no limite do nosso cartão internacional.
Por conta desse "detalhe" fui verificar se existe outra forma de pagamento. E aí que no site Immigration-Quebec diz:
O pagamento das taxas exigidas pode ser efetuado através de cartão de crédito ou cheque internacional em dólares canadenses, nominal ao Ministre des Finances du Québec, e emitido por um banco canadense credenciado, devendo ser descontado sem custos por um banco no Canadá.
Opa! Como é isso de cheque internacional? Pesquisei, mas ninguém soube me responder quais os bancos canadenses credenciados onde eu poderia pagar. Para saber sobre isso, enviei um email para o BIQ. A resposta que tive foi:
Bonjour,
Informamos que não há bancos credenciados no território brasileiro. Para pagamento com cartão de crédito internacional, preencha o formulário que está na página: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/taxas.html .

Atenciosamente,
Bureau d’Immigration du Québec à Sao Paulo.
Dessa forma, as taxas só poderão ser pagas com cartão de crédito. Mas para amenizar o BIQ aceita cartões de terceiros. Quero agradecer a família LaRoque por se colocar a disposição para ajudar nessa questão. Só que como não queremos incomodar ninguém, vamos seguir a dica do Marcos: vamos fazer um pagamento adiantado no nosso cartão, dessa forma nosso limite se torna suficiente para o pagamento.

Resolvidas essas pendências, enviaremos nossa documentação. Prevemos que até o fim desse mês conseguiremos resolver tudo. E também começaremos mais um estágio no curso de francês.
Categories:

7 comentários:

Jhon disse...

Bom, eu acho legal vocês terem enfim decidido darem entrada no processo. Tem que aproveitar enquanto não mudam os critérios.

Boa sorte pra vocês, estamos torcendo aqui!

bjao

Patitando disse...

Oi Fê!! Que boa notícia! Estava mesmo na hora!
Estaremos aqui na torcida, se precisar de alguma coisa é só avisar...

Abraço!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Agora que vão dar entrada, a aventura de verdade vai começar pra vocês. Que bom que conseguiram resolver o problema do cartão de crédito. Tudo de bom e sucesso no processo.

E a vida segue...

Família ZO disse...

Olá família Marcondes!
Obrigada pelo comentário de estreia no nosso blog!
Voltamos da palestra ontem e também vamos dar entrada no processo.
Vocês já estão com frio na barriga?
Nós siiiim!!!

bon courage à nous tous!
Familia ZO

Marcos disse...

mandei um email para vcs dizendo como se faz para tirar um cheque intenacional, vcs receberam?

Sandro e Família disse...

Parabéns pelo blog e sucesso nessa jornada rumo a terras do norte.

O mais difícil é o passo inicial que já foi dado, e agora é esperar para concretizar o projeto de uma vida melhor para a família.

Abraço

Aline disse...

Olá Fernanda e família!

Parabéns pelo blog e pelo envio do dossiê. Desejo muita sorte pra vocês em todo o processo.

Abraços,

Aline.