6 de março de 2010

Re-recomendação: Revolutionary Road/Foi apenas um sonho

Por trazer uma reflexão tão conveniente para quem está imigrando, resolvi re-recomendar esse filme maravilhoso. Segue o trailer:


"Na administração e também na psicologia, existe um termo denominado “zona de conforto”. Em linhas gerais, ele serve para avaliar o grau de motivação de alguém em relação a qualquer fato. Quem está abaixo da zona de conforto, luta com garra e determinação para alcançar o seu objetivo. Quem está dentro da zona de conforto tende a se acomodar ou a não se empenhar da mesma forma, uma vez que não alcançando o seu objetivo, ainda assim, encontra-se em uma situação agradável.

Assim é na vida. Pessoas motivadas e imbuídas de um forte propósito tendem a lutar e conseguir alcançar os seus objetivos. O que separa os vitoriosos dos derrotados não é sua capacidade ou as oportunidades que têm, mas sim a paciência e a persistência em não desistir ou escolher o caminho mais fácil, mesmo quando tudo parece conspirar para que essa seja a escolha.

Foi Apenas Um Sonho não é somente um grande filme. Vai muito além. A começar pela abordagem completamente feliz do tema. Frank (Leonardo Di Caprio) e April (Kate Winslet) são um casal que, no ardor da juventude, se sentem especiais. Como é natural para qualquer jovem ou apaixonado, tudo parece perfeito e o impossível parece apenas uma questão de tempo para ser atingido.

Mas, alguns anos depois do casamento e de dois filhos, os sonhos parecem se transformar em ilusões. Frank é um vendedor de uma companhia, bem sucedido é verdade, mas acomodado. April passa seus dias cuidando das tarefas do lar, com a mente no passado de sonhos e no futuro de realizações que parece nunca chegar. Até que um dia decide jogar tudo pro alto e propor ao marido tentar a sorte em Paris.

Em meio à vida pacata da cidade pequena, onde todos se conhecem, a aventura parece uma aberração. Amigos e colegas, de sorrisos falsos e conselhos surdos, torcem o nariz e não parecem acreditar na possibilidade de alguém ousar tal sentimento. E as angústias entre optar pela vida mesquinha e cômoda ou seguir os sonhos ou ideais, dia após dia, minam o casal, causando uma profunda transformação no relacionamento de ambos".
Categories:

1 comentários:

Jhon disse...

Fernanda,

Realmente essa discussão da "Zona de Conforto" é muito importante. Principalmente para nós imigrantes. Ao sair do país decidindo imigrar, colocamos sempre em questão a "qualidade de vida". E entendendo um pouco o susto das pessoas próximas, surge sempre a pergunta "O que é qualidade de vida pra vc?". Muitas coisa que nós não aceitamos ou não gostamos e por esse motivo decidimos correr atrás, não é necessariamente importante para as outras pessoas. Então, no filme que vc indicou, na cidadezinha pacata a aventura deles é uma aberração, pois aquelas pessoas tinham o necessário para dizer "tenho qualidade de vida" que os 2 protagonistas não tinham....
muito bom..