22 de maio de 2010

Opções de imigração para trabalhadores temporários e estudantes internacionais no Canadá

Desde 2008, os governos federal e provincial canadense tem programas para tornar mais fácil para aqueles que trabalham ou estudam no Canadá a conseguir a residência permanente. Os governos reconhecem que os indivíduos que vivem atualmente no Canadá, contribuindo para a sociedade canadense e para a economia têm maiores probabilidades de sucesso como residentes permanentes. Existem quatro categorias nas quais uma pessoa que trabalha ou estuda no Canadá pode se qualificar para um visto de residência permanente canadense.


Canadian Experience Class: Indivíduos com algum conhecimento em Inglês ou Francês, que tem a intenção de viver no Canadá. Fora da província do Quebec podem se qualificar se tiverem as seguintes experiências canadenses:
  • Estudantes Estrangeiros: que tenham obtido pelo menos um diploma de 2 anos em instituição de nível superior e pelo menos 12 meses de experiência de trabalho em tempo integral qualificado (skilled) em cargos gerencias ou profissionais, ou uma permissão de trabalho válida.
  • Trabalhadores Temporários Estrangeiros: trabalhando ou que tenha trabalhado no Canadá por pelo menos 2 anos em período integral numa ocupação qualificada (skilled), gerencial ou profissional  no Canadá, ou uma permissão de trabalho válida.


Quebec Experience Class (PEQ): Um indivíduo pode se qualificar se tiver um nível intermediário de francês e ser:
  • Estudante Internacional: que tenha obtido um diploma de 2 anos ou diploma de uma instituição reconhecida pelo Ministério de Educação do Quebec, enquanto possui um visto de estudante válido, OU
  • Trabalhador Temporário: trabalhando no Quebec por pelo menos 12 meses numa profissão qualificada, gerencial ou profissional nos 24 meses que antecedem o envio do processo, enquanto possui uma permissão de trabalho válida.


Programas de Nominação Provincial (Provincial Nominee): todas as províncias e dois territórios do Canadá tem programas onde são nominados indivíduos que pretendam se estabelecer naquela Província. Esses programas dependem em grande parte a cargo do requerente conseguir uma oferta de emprego de período integral numa ocupação qualificada na província, ou ter estudado e/ou ter experiência de trabalho naquela província. Geralmente as províncias emitem bem rapidamente o certificado de nominação, ponto no qual a
Imigração e Cidadania Canadense completa a avaliação do pedido.

Províncias e territórios com programas de nominação: Alberta, Manitoba, Newfoundland, Ontario, Saskatchewan, British Columbia, New Brunswick, Nova Scotia, Prince Edward Island, Yukon & the Northwest Territories.


Programa Federak para Trabalhadores Qualificados: indivíduos que tenham morado legalmente no Canadá por um ano como estudante internacional ou como trabalhador temporário são elegíveis para esse programa, sem o requisito de um ano de experiência em uma das 38 ocupações em demanda. Indivíduos que cumprem com essas exigências serão solicitados a obter 67/100 pontos baseados em seis fatores de seleção: educação, experiência de trabalho, proficiência oficial em idioma, idade, oferta de emprego  e outros fatores de adaptabilidade.


Categories:

1 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Grandes iniciativas essas do governo canadense.

E a vida segue...