12 de julho de 2010

Existe outro lado sim

Essa semana o Sandro (do blog Vivendo nosso sonho) postou o relato de um imigrante sobre a dificuldade que ele enfrentou em sua imigração, levando ele a decidir voltar ao Brasil.

Como relatos sobre as dificuldades são bastante raros na blosgosfera, achei importante repassá-lo.

" Acompanho seu blog [do Sandro] e fico feliz que depois de tanta luta você finalmente tenha conseguido o emprego dos sonhos na sua área. Eu tambem imigrei para o Canadá (Toronto) e depois de algum tempo fiz a constatação de que seria muito difícil ou quase impossível trabalhar na minha área de formação.

A vida que eu tinha no Brasil era fantástica em todos os sentidos e eu só imigrei porque não aguentava mais o Brazilian way of life de se dar bem em cima de todo mundo. Eu estava cansado dos espertos no trânsito, no trabalho, na política enfim cansado de tudo que uma pessoa honesta e trabalhadora está cansada no Brasil, mas tive que tomar a decisão de voltar ao meu país e continuar minha vida por aqui pois depois de ver como as coisas realmente funcionam para "imigrantes qualificados" não tenho outra escolha senão voltar para o Brasil.

No dia em que deixei o Canadá experimentei um misto de sentimentos. Estava feliz pois retornava pra casa e todo o sofrimento de se sentir tantas e tantas vezes inútil para trabalhar em empregos que não fossem survival jobs tinha acabado e ao mesmo tempo eu estava triste pois estava deixando um país onde as coisas são organizadas para dizer o mínimo.

Não me arrependo em nenhum momento de ter imigrado pois eu tive a oportunidade de conviver com diversas culturas, aperfeiçoar meu inglês e saber como é viver no dito primeiro mundo mas se eu pudesse dar um conselho aos futuros imigrantes eu diria: Pensem bem no que estão fazendo e tenham reservas financeiras suficientes para viver no Canadá sem emprego por um bom tempo e para voltar se for o caso.

Não quero com este comentário desencorajar ninguém de imigrar para o Canadá pois esta escolha é extremamente pessoal e não cabe a terceiros decidir.

Gostaria de não ser hostilizado por brasileiros que estão aí ou que estão quase imigrando por ter escrito esse comentário pois só quiz dizer que existem dois lados dessa moeda que chamamos de imigração. Abraço "

* ATUALIZANDO *

A Marilena também fez uma referência ao post do Sandro, e completou comentando sobre a experiência dela e de sua família. Concordo com tudo o que ela disse. Acredito que todos que têm filhos devam concordar também.

Para ler o port da Marilena no seu blog Tudo ao mesmo tempo, clique aqui.
Categories:

2 comentários:

Sandro e Família disse...

Oi Fernanda,

Obrigado pela citação do blog e acredito ser importante mostrar esse outro lado da imigração muito pouco divulgado pelos blogs.

Abraço

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Com certeza os dois lados devem ser mostrados. Até porque com isso a chance de sucesso aumenta e muito.

E a vida segue...