11 de janeiro de 2011

Bancos criam pacotes sob medida para atrair novos imigrantes

Procurar uma moradia, matricular os filhos na escola, inscrever-se no sistema de saúde... Várias são as tarefas a serem cumpridas quando o imigrante desembarca no Canadá.
Uma delas, porém, é fundamental: escolher um banco seguro e confiável para depositar o dinheiro que trouxe de seu país de origem e também começar a construir seu histórico de crédito.
Para facilitar a vida financeira do novo imigrante, alguns bancos passaram a oferecer serviços diretamente voltados para essa clientela.

A reportagem de Cristiane Hirata, pelo programa Canadá Direto, traz mais detalhes sobre como funcionam os serviços bancários oferecidos aos imigrantes.

A seguir, alguns trechos da reportagem

Quais são as principais necessidades do imigrante em relação ao seu dinheiro?
Logo quando os imigrantes chegam aqui a primeira preocupação é onde depositar o dinheiro que trouxeram de seu país, por isso os imigrantes querem abrir logo, rapidamente uma conta bancária. Além disso,  como muitos ainda precisam procurar emprego, eles buscam um banco que ofereçam as melhores taxas e a facilidade de obter um cartão de crédito. Tudo isso deve ser de forma rápida, fácil e sem muita burocracia.

E como é que esses imigrantes fazem para encontrar o banco que melhor  vai atender suas necessidades?
Em muitos casos funciona a propaganda boca-a-boca. Os imigrantes contam com a dica ou de um compatriota ou de um estrangeiro que mora há mais tempo no Quebec e já passou pela mesma experiência, ou simplismente entram numa agência bancária e perguntam "como é que faço para abrir uma conta corrente?".

Esses bancos pretendem futuramente incorporar mais serviços voltados exclusivamente para imigrantes?
Os bancos estão muitos atentos a esses clientes que pretendem se instalar definitivamente no Canada. Investimento em publicidade é uma boa estratégia de comunicação. O Royal Bank of Canada, o RBC, por exemplo, conta com uma biblioteca virtual, caso o futuro cliente queira saber desde já o que o RBC oferece basta ir acessar o site http://www.rbc.com/. Nessa biblioteca virtual o cliente vai encontrar também todo o procedimento, antes e depois de chegar ao Canadá, bem como informações sobre termos e conceitos dos produtos financeiros do RBC.

Para ouvir a reportagem completa clique na imagem abaixo.

Categories:

2 comentários:

Jhon disse...

Eu estou nessa etapa de tentar decidir qual banco utilizar. Isso tem me deixado um pouco aflito, pois são tantas letras miúdas pra ler...

Mas vai dar tudo certo.

Bom post, tá marcado aqui!

bjao

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Abri minha conta no RBC e estou gostando.

E a vida segue...