11 de outubro de 2009

Mais uma vez sobre o TOEFL

Não sei se alguém notou, mas apaguei a postagem sobre o TOEFL que havia colocado esse mês. A razão disso foram as informações que achei confusas no site que havia indicado. Como tenho novidades a respeito da prova do TOEFL, não quis repetir o tema. Então apaguei, pensando em reescrever com mais detalhes.
Bom muitos já conhecem o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), ele é usado pela maioria das universidades de língua inglesa para avaliar a capacidade de não-nativos usar e entender a língua inglesa como ela é falada em faculdades e universidades. Além disso, muitas agências governamentais e programas de bolsas usam o TOEFL para avaliar a proficiência em Inglês. Existem dois modelos e duas escalas de pontuação para o TOEFL: o Internet-based Test e o Paper-based Test. Internet-based Test O internet-based TOEFL é dividido em quatro partes: Listening, Speaking, Reading and Writing, ou seja, já inclui testes de produção oral e redação. .

Paper-based Test O TOEFL Paper-based Test (PBT) tem 3 seções, mais um teste escrito de 30 minutos, o TWE (Teste de Inglês Escrito), que é exigido para todos que fazem o Paper-based test.

Para quem quer praticar antes da prova, no site Free Toefl Pratice podemos fazer um simulado gratuito do teste de estrutura escrita. Apesar de ter uma seção de preparo para o teste no site TOEFL.org o conteúdo é pago. Há também alguns vídeos com dicas para cada seção da prova no TOEFLtv. Há também vários vídeos do prof. Steve Ford, ele dá aulas de inglês em vídeos no You Tube. Já assisti vários e achei muito interessantes e úteis. Os vídeos dele não são apenas para preparação do Toefl, ele também fala sobre o IELTS e vários temas da língua inglesa. O vídeo Toefl talk 1 está disponível no aqui.

Na verdade eu estava tranquila em relação ao Toefl, estou cursando inglês e pensei que seria o suficiente, ainda mais que faria a prova só no ano que vem. O problema me veio no sábado. Na aula de inglês meu professor me veio com a informação de que as inscrições para a prova é até dia 06/11 e aprova será realizada em 14/11. E para a minha infelicidade ele me informou que provavelmente a próxima prova seria apenas daqui a 6 meses!!!!!!

Entrei em desespero com essa informação. Ainda mais que no simulado que fiz em casa minha pontuação ficou entre 176 a 230, já que não computaram o writing, considerando as notas maximas e minimas que eu poderia tirar. Segundo o edital da York, eu preciso tirar uma pontuação mínima de 550 no Internet-based e de 220 no Paper-based. Estou com medo de não alcançar a média.

Pesquisei sobre as datas do Toefl internet-based e descobri que meu professor estava enganado (graças à Deus!!) As próximas datas são as seguintes:

  • Sat., Oct 17, 2009
  • Fri., Oct 23, 2009
  • Sat., Oct 31, 2009
  • Sat., Nov 07, 2009
  • Fri., Nov 13, 2009
  • Fri., Nov 20, 2009
  • Sat., Nov 21, 2009
  • Fri., Dec 04, 2009
  • Fri., Dec 11, 2009
  • Sat., Dec 19, 2009
  • Sat., Jan 16, 2010
  • Fri., Jan 22, 2010

Como tenho até março para estar com a prova nas mãos, me darei mais tempo para estudar. Enquanto isso preciso verificar o valor da prova já que meu professor (que se mostrou desinformado) me passou um valor de R$120,00 e no site Toefl.org o valor é de $180,00 para o internet-based e $160,00 para o paper-based. Sendo as taxas do site corretas, pagarei pouco menos que R$400,00, que era o que eu estava esperando de qualquer forma....

O Toefl será decisivo no meu processo, tendo em vista que ele é critério de seleção para o intercâmbio entre as faculdades. É muita coisa em jogo em uma provinha só. Ai que medo!

Categories:

3 comentários:

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Oi,

Me dá um nervoso essas provas que decidem nossas vidas: vestibular, ielts, toefl e cia ltda...rsrs Não as acho muito justas, mas enfim, paciência, o jeito é se concentrar e correr atrás...

Calma, vai dar tudo certo. Estamos aqui na torcida.

Bjos

Rosi

D. e CM. disse...

Gente,

Fico na torcida aqui por voces.
A gente esta cogitandoso IELTS para universidades.
Meu marido fez o TOEFL e achou mais dificil que o IELTS, e ele fez o IBT.

Bem de qq forma tenho certeza que voces vao tirar de letra isto!

Boa sorte e tudode bom

Danielle

Carolina disse...

Grande prática dicas obrigado por compartilhar!