25 de outubro de 2009

Bilinguismo x dificuldade de fala

Bom pessoas, no post anterior coloquei as vantagens do bilinguismo na infância. Porém, apesar de ter trabalhado em escola bilingue e ver na prática como é essa exposiçâo das crianças à duas línguas, sempre mantive minha dúvida em relação à aumentar a dificuldade de fala de crianças que ainda não falam a língua materna direito. Tenho essa preocupação porque o Miguel, meu filho, já tem 3 anos e ainda não fala direito. Ele não só troca algumas letras, mas não estrutura as frases de forma correta. Para exemplificar coloquei duas gravações dele falando.
Como nosso prazo é de apenas nove meses até nossa ida, marquei consulta com uma fono para auxiliar ele o máximo possível antes dele entrar em contato com o inglês. Fico pensando se não é só preocupação... No fundo acho que é mesmo.
Categories: ,

1 comentários:

2much-ice disse...

Oiieee

Isso é um caso que eu tb penso bastante.
Aqui em casa a Christak falou com 6 meses e hj ela esta com 3 anos e 4 meses e fala perfeitamente. Não sei se ja é uma coisa dela ou se deve tb ao fato de quando ela estava com 1 ano e meio ja entrou para escolinha e la eu notei um desenvolvimento enorme.
Ontem ela saiu conosco para a casa de um pessoal aqui no bairro e la estavam crianças de 8 anos...10 anos. E ela se enturmou numa boa e brincou e cantou e conversou com as meninas. Parecisa até da msm idade.
Por um lado eu acho isso bacana mas por outro me assusto. rss.

Espero que essa mudança de língua não traga algum trauma ou confusão.

Uma coisa que faço muito hj com a Chris é colocar videos de English for kids no youtube e ela acompanha que é uma graça, vai repetindo direitinho. Ou então as musicas dos desenhos na versão inglesa, etc...

Mas não se preocupe não, esses baixinhos nos surpreendem que é uma beleza. kkkk.

Abraços
Ninha