Ontem estávamos conversando sobre quanto gastaremos nos primeiros meses de Canadá. E percebemos que é uma quantia razoável, e que é muito importante termos todos os valores estimados e organizados para evitarmos disperdícios e surpresas.
Na comunidade Brasil-Quebec encontrei num dos foruns algumas dicas para calcular o gasto nesses primeiros meses:
- Custo de moradia (que geralmente é a maior despesa e depende muito da cidade para onde você vai ) - você pode entrar em sites como kijiji ou déjà vu e procurar o tipo de apartamento que você quer morar , no bairro que você quer morar e fazer uma média. (sugestão : verificar pelo menos o preço de três imóveis de mesmo tipo e localização)
- Custo com alimentação - você pode entrar no site do IGA ou do METRO ou LOBLAWS por exemplo e simular uma compra semanal ou mensal conforme os seus hábitos de consumo.
- Custo de transporte - verificar na sua cidade qual o custo mensal que a sua família terá por mês (verificar quanto sai o passe mensal ilimitado por pessoa)
- Custo com comunicação - muito provavelmente na busca pelo emprego é necessário telefone e internet , você deve pesquisar nos sites da BELL ou COGECO, um plano que fique dentro daquilo que você está disposto a pagar e que atenderá a sua necessidade.
- Custos de eletricidade e aquecimento - deve ser levado em conta, mas pode ser que esteja incluido no aluguel .
- Custo com lazer - depende da sua família, um passeio no parque por exemplo é de graça .
No blog Quebecoisa, pode-se ter um exemplo de planília de gastos para ser apresentada no dia da entrevista. Você pode conferir clicando aqui.
Por enquanto nossas estimativas para os primeiros 4 meses são as seguintes (lembrando que é para Sherbrooke):
Nas 2 primeiras semanas:
- aluguel/depósito - ($500 por mês) - $2000,00
- hotel - $500,00
- gastos diversos (transporte/alimentação/imprevistos) - $500,00
subtotal - 3000,00
Após a locação do apto:
- alimentacao - ($300,00 p/mês) - $1200,00
- escola (considerando que ele ficará parte em escola pública e parte em daycare) - ($400 p/mês) - $1600,00
- água/luz/telefone/internet/gás - ($100,00 p/mês) - $400,00
- transporte - (120,00 p/mês) - $480,00
- móveis - $1500,00
- roupas - $1500,00
- lazer - ($100 p/mês) - $400,00
- computador (aquisição) - $600,00
subtotal - $6180,00
total - $9180,00
Quem está indo para Toronto vai poder notar que é uma diferença gritante nos valores dos aluguéis. Ainda não avaliei em outros itens, mas deve seguir a mesma tendência.
Acreditamos que esse total está dentro do que prevíamos para esse período. Espero estar sendo realista com os valores.
5 comentários:
Gente
É sempre bom ir com tudo planejado, tudo colocado na ponta do lapis e em diferentes 'cenários' 9ex. com emprego , sem emprego, um so trabalhando, possiveis gastos com remedios, etc).
Isto garante uma chegada tranquila e sem stress
Boa semana
Danielle
O que nos vai ajudar muito é o fato de morarmos com minha cunhada no início até estarmos trabalhando. Moradia é o "gasto", principalmente no início.
E a vida segue...
Boas dicas!
E é sempre importante fazer esse tipo de calculo.
Tudo de bom :)
Obrigado pela ajuda, eu mesmo comecei a futucar o blog e acabei fazendo algumas mudanças, depois passa lá pra dá uma olhada.. não tá assim tão bonito qto ao de vcs , mas o importante é que aprendi!
Tá lindo o blog de voces, e acredito que seja por ai mesmo a expectativa de gasto, talvez um pouco menos pois alguns imigrantes recebem cestas basicas, dai cai um pouco os gastos com alimentação, mas o caminho é por ai mesmo. Boa sorte nos estudos de frances e nas etapas seguintes do processo. Abraços
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