22 de novembro de 2009

Estimativa de gastos

Ontem estávamos conversando sobre quanto gastaremos nos primeiros meses de Canadá. E percebemos que é uma quantia razoável, e que é muito importante termos todos os valores estimados e organizados para evitarmos disperdícios e surpresas.
Na comunidade Brasil-Quebec encontrei num dos foruns algumas dicas para calcular o gasto nesses primeiros meses:
  1. Custo de moradia (que geralmente é a maior despesa e depende muito da cidade para onde você vai ) - você pode entrar em sites como kijiji ou déjà vu e procurar o tipo de apartamento que você quer morar , no bairro que você quer morar e fazer uma média. (sugestão : verificar pelo menos o preço de três imóveis de mesmo tipo e localização)
  2. Custo com alimentação - você pode entrar no site do IGA ou do METRO ou LOBLAWS por exemplo e simular uma compra semanal ou mensal conforme os seus hábitos de consumo.
  3. Custo de transporte - verificar na sua cidade qual o custo mensal que a sua família terá por mês (verificar quanto sai o passe mensal ilimitado por pessoa)
  4. Custo com comunicação - muito provavelmente na busca pelo emprego é necessário telefone e internet , você deve pesquisar nos sites da BELL ou COGECO, um plano que fique dentro daquilo que você está disposto a pagar e que atenderá a sua necessidade.
  5. Custos de eletricidade e aquecimento - deve ser levado em conta, mas pode ser que esteja incluido no aluguel .
  6. Custo com lazer - depende da sua família, um passeio no parque por exemplo é de graça .

No blog Quebecoisa, pode-se ter um exemplo de planília de gastos para ser apresentada no dia da entrevista. Você pode conferir clicando aqui.
Por enquanto nossas estimativas para os primeiros 4 meses são as seguintes (lembrando que é para Sherbrooke):

Nas 2 primeiras semanas:

  1. aluguel/depósito - ($500 por mês) - $2000,00
  2. hotel - $500,00
  3. gastos diversos (transporte/alimentação/imprevistos) - $500,00

subtotal - 3000,00

Após a locação do apto:

  1. alimentacao - ($300,00 p/mês) - $1200,00
  2. escola (considerando que ele ficará parte em escola pública e parte em daycare) - ($400 p/mês) - $1600,00
  3. água/luz/telefone/internet/gás - ($100,00 p/mês) - $400,00
  4. transporte - (120,00 p/mês) - $480,00
  5. móveis - $1500,00
  6. roupas - $1500,00
  7. lazer - ($100 p/mês) - $400,00
  8. computador (aquisição) - $600,00

subtotal - $6180,00

total - $9180,00

Quem está indo para Toronto vai poder notar que é uma diferença gritante nos valores dos aluguéis. Ainda não avaliei em outros itens, mas deve seguir a mesma tendência.

Acreditamos que esse total está dentro do que prevíamos para esse período. Espero estar sendo realista com os valores.

Categories:

5 comentários:

D. e CM. disse...

Gente
É sempre bom ir com tudo planejado, tudo colocado na ponta do lapis e em diferentes 'cenários' 9ex. com emprego , sem emprego, um so trabalhando, possiveis gastos com remedios, etc).

Isto garante uma chegada tranquila e sem stress

Boa semana

Danielle

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

O que nos vai ajudar muito é o fato de morarmos com minha cunhada no início até estarmos trabalhando. Moradia é o "gasto", principalmente no início.

E a vida segue...

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Boas dicas!
E é sempre importante fazer esse tipo de calculo.

Tudo de bom :)

Sávio & Natália disse...

Obrigado pela ajuda, eu mesmo comecei a futucar o blog e acabei fazendo algumas mudanças, depois passa lá pra dá uma olhada.. não tá assim tão bonito qto ao de vcs , mas o importante é que aprendi!

José Almeida e Lúcia disse...

Tá lindo o blog de voces, e acredito que seja por ai mesmo a expectativa de gasto, talvez um pouco menos pois alguns imigrantes recebem cestas basicas, dai cai um pouco os gastos com alimentação, mas o caminho é por ai mesmo. Boa sorte nos estudos de frances e nas etapas seguintes do processo. Abraços