7 de março de 2010

Filhos: como continuar sendo brasileiro

Uma das minhas preocupações como mãe e futura imigrante é sobre como ajudar meu filho a manter contato com a cultura brasileira e com o português. O Brasil tem muitos defeitos sim, mas por outro lado é culturalmente riquíssimo, e quero que meu filho tenha uma aproximação com essa riqueza.

Já li relatos de pais que estão há bastante tempo no Canadá e dizem que os filhos deixam de pensar em português, de se enxergarem brasileiros. Isso acredito ser inevitável, eles experimentarão mais do que é ser canadense do que ser brasileiro e seu único contato com a língua e a cultura será através dos pais. Por essa razão tenho pensado sobre o que posso fazer, ou adiantar.

Bom, em dois posts antigos escrevi sobre a minha preocupação em relação a dificuldade com a língua. Como o Miguel ainda não fala bem o português, e quase não entendo o que ele fala, não me preocupo em introduzí-lo a uma segunda língua. Acho mais importante nesse momento ele ter o português bem sólido, já que seu contato com essa língua diminuirá radicalmente.

Penso em levar alguns materiais em português para o Canadá como:

  • Livros: principalmente com histórias brasileiras. Existem muitas histórias sobre a cultura indígena, folclore, festas populares. Uma coisa que também faço questão que ele conheça é a poesia brasileira. O jeito de falar, de escrever brasileiro é único. Vou levar livros como da Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Coloquei os anúncios do Google no blog justamente com a intenção de usar a verba (mesmo que pequena) na compra desses livros. Quem quiser colaborar com meu pequeno acervo basta clicar em um dos anúncios, fiquem a vontade. ;)

  • Filmes: mesmo que americanos, assistí-los em português ajudará a manter a língua. Levar os vídeos do Cocórico também é uma boa opção, por mostrarem partes da nossa cultura, como a festa de São João e o jeito caipira de falar, por exemplo.

  • Música: existe um repertório enorme de músicas infantis que não se encontra em versões internacionais.  No livro "Quem canta seus males espanta" dá pra encontrar um repertório grande dessas músicas. O bom que além das letras dessas músicas acompanha o CD, e dá para baixá-lo! As músicas da dupla do Palavra Cantada é outra coisa que faço questão de levar, são simplismente maravilhosas!

  • Brincadeiras: Pretendo ensinar ao Miguel as brincadeiras que conheço. Acho até que vou relacioná-las para que eu não me esqueça de algumas. Exemplo de algumas: barra manteiga, mãe da rua, rouba bandeira, músicas de roda como Ciranda-cirandinha, músicas para pular corda como "O homem bateu em minha porta", etc.
Tem tanta coisa boa no Brasil que só de pensar no que quero passar sobre meu país me faz sentir muito orgulhosa te ser brasileira. Fazer uma relação de coisas que quero guardar e passar para meu filho já está me fazendo ficar com saudades dessas coisas boas.

Não é porque vamos deixar o Brasil que deixaremos de ser brasileiros. Vamos para o Canadá, mas vamos levar um pedaço do Brasil junto!
Categories: ,

6 comentários:

Priscilla disse...

Ola Fernanda,

Esta é a preocupaçao da maioria dos pais que vivem no exterior.
Acho que vc esta no camonho certo, pelo menos eu procuro fazer as mesmas coisas que vc, rsrsrs!
O meu filho aqui, mistura muito as 2 linguas mas a pouco estivemos no Brasil e ele falou português perfeitamente, para orgulho e deleite da familia ;-0 Sei que o vocabulario dele com o tempo tende a ficar excasso e que ele vai pensar em francês para falar em português mas... pelo menos ele se comunicando bem com os parentes ja esta bom. Vou tentar tbém quando chegar a hora ensina-lo a escrever e ler em português, mas devagarinho, sem stress para que ele tenha prazer em ler e escrever na nossa lingua.

Ufa tarefa ardua, mas nao impossivel, rsrsrs
Bjo,
Pri.

Anônimo disse...

sim, nossa cultura é rica e linda demais. mas creio que com todos esses 'artifícios' você vai conseguir mantê-lo bem brazuquinha :) parabéns pela iniciativa! bisous!

Sabrina e Henry disse...

Olá!!! Então se der eu vou sim lá na Francofonia! Vocês vão???

Sim, Montréal é linda demais!!! Não vejo a hora de poder andar por lá!!!!

Bjo grande!!!!

Ah já tem previsão de quando vão dar inicio no processo???

bjus

P disse...

também quero meus filhotes falando pt-br!!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Aqui em casa também levaremos livros e dvds para que nossas filhas não esqueçam do lugar onde nasceram.

E a vida segue...

Florence disse...

Fernanda, uma outra idéia que talvez vc até já tenha o costume de fazer é o youtube! Lá vc encontra muitos vídeos para criança...

Abraços,

Florence