14 de agosto de 2010

Famílias de Ottawa se beneficiam em Gatineau

Reportagem da série da CBC News, Crossing the Bridge, publicada em 15 de março de 2010.

Theresa Mantha, ao lado de seus quatro filhos, mudou-se de Ottawa para o distrito de Gatineau  Aylmer em 2003 atraída pelos baixos preços de imóveis
Com casas mais baratas e com lotes maiores, creches a 7 dolares por dia dia e incentivos fiscais generosos para pais estão atraindo muitas famílias de Ottawa com filhos mais novos para Gatineau.

"Eu sinto que temos mais do que se vivêssemos em Ottawa", disse Theresa Mantha, mãe de quatro filhos que se mudou para o distrito de Aylmer há sete anos.

Mantha, cujo marido trabalha como professor em Ottawa, foi relutante de início quando consideravam em viver no Quebec porque ela não fala francês. Mas o casal, que tinham dois filhos no momento, não encontravam nenhuma casa a preços acessível, mesmo em bairros como Barrhaven.

"Em Aylmer... os preços das casas era fenomenalmente mais baixos, e os lotes que você encontra são muito maiores do que o que você entraria em Ottawa, vale muito a o preço que se paga", disse ela. A família conseguiu comprar uma casa de três quartos, geminada com um quintal de "bom tamanho”, próximo à ponte Champlain.

Vivendo em Gatineau, a família também economiza de outras formas - é muito mais barato para os seus filhos praticarem hóquei em Gatineau que em Ottawa, os cartões da biblioteca de sua família dão direito a patinação e natação gratuitas.

"É ótimo para nós como uma família poder fazer coisas juntos".

Economia nas hipotecas VS altas taxas

Os números mais recentes publicados das Estatísticas do Canadá mostram que mais pessoas passaram de Ottawa para Gatineau do que no sentido inverso a cada ano de 2001 a 2007.

Luc Bédard, um agente imobiliário em Aylmer, diz que ele "definitivamente" percebeu uma tendência do número de pessoas que trabalham em Ottawa que se deslocam para Aylmer.

"Temos a famílias jovens que querem se beneficiar de creches subsidiadas e temos as pessoas que querem propriedades maiores," disse.

Ele estima que cerca de um quarto dos compradores com quem ele trabalha com são de Ontário ou de outras províncias. E acrescentou que o preço médio das casas em Outaouais é de cerca de 220.000 $ - cerca de 100.000 dólares mais baratas que uma similar em Ottawa. Isso significa que a economia em hipotecas praticamente anula a maior taxa de imposto do Quebec.

"Então você ainda está à frente, se você comparar a mesma casa."

Marc Lamontagne, um planejador financeiro certificado e sócio do escritório de Ryan Lamontagne Inc., disse que as taxas de imposto são "definitivamente mais altas" em Gatineau que em Ottawa, mas benefícios fiscais na forma de um generoso abono às famílias e creches subvencionadas permitem as famílias com crianças viverem de forma mais barata em Quebec.

Seus cálculos mostram que os pais que ganham US $ 50.000 por cada ano e tem dois filhos poderiam economizar US $ 6.000 por ano em impostos e despesas de creches se viverem em Gatineau.

"E então, naturalmente, é exponencial a partir daí, quanto mais crianças mais você tem."

Em contraste, um casal com a renda familiar igual, mas nenhuma criança iria pagar cerca de US $ 5.000 por ano a mais em impostos em Gatineau que em Ottawa.

No entanto, Lamontagne adverte que os preços de imóveis mais baixos não significam, necessariamente, que uma família vai economizar em Gatineau.

"Com minha experiência posso dizer que as despesas da maioria das pessoas tende a aumentar com o rendimento disponível que tem", disse ele.

A maioria das pessoas não escolhem onde morar baseados apenas nos custos, mas também em fatores como o tempo de deslocamento, ele acrescentou: "Eu acredito que é mais uma opção de vida."

Pós e contras

Amanda Knox cresceu em Aylmer e recentemente mudou-se devolta, junto com seu marido que é nascido em Toronto e seus três meninos.

"Temos uma Câmara Municipal, temos um tribunal, temos o hotel Symmes, temos um velho ferreiro, temos todas essas coisas que fazem a cidade bonita e charmosa. Existe ainda um grande orgulho dessas coisas", disse ela, enquanto toma café e bate-papo na casa de Mantha com sua amiga Kristina Smith, que também se mudou de Ottawa.

Knox também gosta de ter seus filhos imersos na língua francesa e na cultura local.

"Há algo realmente grande sobre ela – é muito calorosa e amigável."

Ela advertiu as pessoas para não irem para Quebec pela poupança em creches, já que as vagas são limitadas e as listas de espera levam longos anos.

"Não é você apenas andar por aqui comprar uma casa e de repente tem creche de $7 por dia para seus filhos. Isso não vai acontecer."

Mantha admite também existir desvantagens de viver em Gatineau, como a barreira da língua. Ela teve que garantir que seus filhos não iriam para uma escola francesa, porque ela queria se envolver na educação deles. Questões com a língua também causou certo estresse em uma recente ida ao hospital, e ela teve de se desculpar por não saber francês.

Mantha se preocupa por não ser capaz de entender os sinais de segurança em francês na piscina, e acha isso frustrante.

"Não tem nada em inglês eu acho que é estupides, estando tão perto da fronteira", disse ela. "Nós devemos ser bilíngües".

Quebec oferece gratuitamente aulas de francês, mas ela disse que é difícil para os pais para aproveitar quando se está muito ocupado levando seus filhos a atividades como hóquei e dança.

“É impossível encontrar tempo”.

Preocupações com a saúde

Uma das maiores preocupações de Mantha e de outros ex-residentes de Ontário é a relativa escassez de serviços de saúde no lado de Gatineau.

Smith afirma que existem algumas vantagens na saúde do Quebec, tais como atendimento odontológico gratuito até os 12 anos de idade.

Knox valoriza os serviços para crianças com necessidades especiais. Seus dois filhos mais velhos são difíceis auditivos e receberam gratuitamente aparelhos auditivos em Quebec.

Mas ela disse que há uma carência de serviços básicos, tais como médicos de família e clínicas de emergência. Sua mãe e um vizinho seu tiveram de ir para Montreal para serem operados.

Smith disse que ela e seu marido têm falado sobre se deve ou não voltar à Ontario uma vez seus cinco filhos estiverem crescidos.

"Porque existe esse receio, se ficamos doentes quando estivermos mais velhos, vamos querer estar aqui? Você quer ter câncer no Quebec?

Knox disse que ela e seu marido têm falado sobre se mudarem para um condomínio menor no centro da cidade uma vez que seus filhos crescerem.

"E, francamente, nós provavelmente iremos para o centro de Ottawa", disse ela, por causa de todas as comodidades e melhores condições para idosos.

Para o momento, Smith disse que sua família de sete pessoas simplesmente não têm dinheiro para voltar para Ottawa, mas ela espera isso mudar com as circunstâncias fiscais de sua família.

"Eu acho que quando você não tem filhos em sua casa", disse ela, "não é tão vantajoso estar aqui."




Para assistir a reportagem pela CBC News Ottawa clique aqui
Categories: , ,

0 comentários: