31 de julho de 2010

Quebec empurra imigrantes para Gatineau

Reportagem de 18 de março de 2010

"Eu tenho o meu currículo, eu tenho tudo - até a minha mala", disse
Eric Rakotomena, imigrante de Madagascar que nunca esteve em
Outaouais antes, mas que gostou do que viu. (Kate Portes/CBC)
Quebec renovou seu impulso para atrair imigrantes de Montreal para as regiões com menor desemprego, e está trazendo mais recém-chegados para Outaouais.

“Enfrentamos um grande desafio em Quebec”, disse Robert Mayrand, chefe de integração de serviço travail Outaouais (SITO), ressaltando que a província está tendando aumentar sua população em suas diferentes regiões.

Ele estima que seu grupo, que oferece serviços de emprego e formação para os imigrantes, ajuda a 200 pessoas a encontrar empregos no Outaouais cada ano.

“Isso significa que estamos contribuindo em termos de receitas pessoais para a economia de Outaouais – são 6 milhões por ano que empurramos para dentro do sistema.”

Em 2008, 87% dos imigrantes se instalaram em Montreal, e apenas 2,7% em Gatineau, segundo relatórios da Imigração do Quebec. Cerca de 1 200 imigrantes fazem Gatineau seu novo lar a cada ano, segundo relatórios da província.

No entanto, a taxa de desemprego de Montreal foi de 9,2 por cento em Fevereiro de 2010 - significativamente superior à taxa de 6,1 por cento em Gatineau, segundo o relatório mais recente da pesquisa em vigor das Estatísticas do Canadá. Estatísticas como essas levaram o governo de Quebec de trabalhar mais para redistribuir os imigrantes em toda a província.

Uma das iniciativas da provincial é financiar viagens de ônibus que levam os imigrantes a diferentes regiões do Quebec para aprender sobre a região e conhecer os empregadores locais. Mayrand afirma que a volta do tour à Outaouais reiniciou este ano, após um hiato curto no programa, que foi lançado em 2002.

Eric Rakotomena, que é originalmente de Madagascar, estava entre os 50 imigrantes que embarcaram em um ônibus de Montreal na semana passada para verificar o Outaouais e as oportunidades de trabalho lá.

Ele já visitou Quebec City, Mont Tremblant e Tadoussac, mas admite que não sabia muito sobre Gatineau antes de sua visita e ficou impressionado com o que aprendeu.

"Eu quero ficar aqui agora", disse ele. "É tranquilo e para toda a vida, há várias oportunidades para fazer o que você quer e eles são muito solícitos aqui em Gatineau."

Rakotomena e seus companheiros de excursão ouviu do vereador Joseph de Sylva, que falou de sua própria experiência de ter vindo de uma família de imigrantes. De Sylva, que representa a ala de Versant, diz que Gatineau é calorosa e aberta, e todos encontram o seu lugar lá. Outro vereador e um oficial de imigração do Quebec também estavam a postos para falar sobre as vantagens da comunidade.

Depois, os visitantes participaram de entrevistas de emprego pré-arranjadas antes de seguirem para a feira de emprego na arena Robert-Guertin organizada pelo Emploi-Quebec e pela Câmara de comércio de Gatineau. Eles também ganharam um tour pela cidade.

Rakotomena esperava encontrar um emprego como maitre D.

"Eu tenho o meu currículo, eu tenho tudo - até a minha mala", disse ele. "Como eu disse, eu estou pronto para ficar aqui hoje."

Rakotomena trabalhou como maitre D em Madagascar e em Israel antes de chegar em Montreal, quatro anos atrás. No Canadá, ele foi incapaz de conseguir um emprego na sua área, apesar de que ele fala cinco línguas, incluindo francês e Inglês.

Ele culpou a concorrência feroz e elevada taxa de desemprego em Montreal.

“A necessidade existe”

Mayrand disse que os empregadores no Outaouais estão ansiosos para contratar, em parte devido à estabilidade no mercado de trabalho fornecido pelo governo federal.

Ele acrescentou que a comunidade é multilingue e multicultural, devido à sua proximidade com Ottawa. "Isso ajuda a desenvolver um bom senso de estar aberto para outras pessoas."

Ele reconheceu que, embora a demanda por trabalhadores imigrantes pode ajudar nas finanças e indústrias de serviços, as coisas são mais difíceis para os profissionais, como médicos, que necessitam de credenciamento por uma associação de regulamentação.

"Isso é outra bola do jogo", disse ele. "É um desafio muito grande. Para nós é como uma parede em que nós sempre esbarramos."

Hicham Alaoi, que é originalmente de Marrocos, foi outro candidato a emprego esperançoso na excursão de ônibus. Alaoi é formado em engenharia civil e planejamento urbano na França. Ele chegou em Montreal, em janeiro, e disse que foi atraído para Outaouais pelas oportunidades de patinar, andar de bicicleta e pela cena cultural na vizinha Ottawa. No entanto, Alaoi, que não fala inglês, acredita que há mais oportunidades de emprego para ele em Gatineau.

"O nível de trabalho em Gatineau e a cultura em Ottawa - você precisa de ambos", acrescentou ele em francês. "Um complementa o outro, na minha opinião."

Alaoi disse que ele terá de passar por alguns exames para que suas habilidades sejam reconhecidas no Canadá, e reconhece que ele pode ter que aceitar um trabalho que é menos interessante para ele.

Enquanto isso, pronto para trabalhar, Rakotomena não conseguiu fechar um trabalho em sua primeira visita à Gatineau e teve que se juntar aos outros no ônibus de volta a Montreal.

Ele disse que estará de volta em breve.

"Tenho certeza", disse ele. "Sim, é por isso que eu venho aqui."

4 comentários:

Igor (Projeto Canada 2012) disse...

Post muito interessante, parabéns!

Diário Canadá Brasil disse...

hum...está namorando Gatineau amiga?

Fernanda disse...

Estou sim :D

Anônimo disse...

J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
rachat pret consommation aussi Rachat De Credit pour fonctionnaire